Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 07 jun 2024, 09:45

BrunoFonseca Escreveu:
06 jun 2024, 10:26
Certamente que existindo postos de 22kW não me vou meter num pcr.
Não estávamos a falar de PCR. Estávamos a falar de carregamento AC, do carregamento de comodidade. Esse é que se tornou um luxo em Portugal.
A vastíssima maioria do parque automóvel carrega a max 11kW e a realidade é que é dificílimo carregar abaixo de 40cts/kWh (menos nos "fora do modelo" do Continente). Se for um VE monofásico então, cruzes canhoto...
BrunoFonseca Escreveu:
06 jun 2024, 10:26
Não tenho grande experiência em carregar no estrangeiro, mas tenho muitas dificuldades em encontrar esses preços que indicas nas várias apps.
Ainda no outro dia tive uma conversa deste género com um utilizador no FB: é preciso mais experiência em "enxuflar" a type2 no carro e menos diz-que-disse. Eu carrego *sempre* mais barato em Espanha do que cá. Em França já não vou há algum tempo mas tenho lá familiares e estou "em cima do assunto", facilmente mais barato que em Espanha. Estando lá e querendo carregar procuramos. E ao contrário de cá, é fácil comparar preços porque são finais.
Espanha:
- Parques Telpark: 30cts/kWh
- Mercadona/Iberdrola: 25cts/kWh
- Zunder: 28-34cts/kWh
- Wenea: 28-39cts/kWh
- Enel X, Iberdrola: 39cts/kWh
O que é que estes preços não têm? Tempo. Não são variáveis consoante a hora do dia, o carro ou a literacia do utilizador.
cfvp Escreveu:
05 jun 2024, 21:57
Porém agora já se começa a ver um problema relacionado nos postos super/ultra rápidos onde carros que têm capacidade para carregar a mais de 100kW, carregam abaixo disso, mesmo o posto sendo de 150kW, por causa de serem de 400V.
Isto sim é um assalto e curiosamente não vejo revoltas e críticas a isto.
IMG_20240607_092252_970.jpg
Custo de 35cts/kWh + 0,18€/min e o posto apenas debita 120A! Em >90% do parque de VEs, carrega mais devagar que os velhinhos PCR de 2016!
A uma potência média de 42kW, carregar 1h (por limitação do posto!) custa 59cts/kWh só da componente OPC!!!
Mete-lhe mais 25-30cts/kWh do CEME e digam-me lá onde é que se carrega mais caro que isto a menos de 50kW noutro país Europeu.
BrunoFonseca Escreveu:
05 jun 2024, 11:37
Sinceramente parece-me que tentam encontar problemas onde eles não existem.
Em lado nenhum diz que o opc nao pode colocar uma tarifa em kWh, existindo casos reais.
Sinceramente parece-me que te alheias da realidade para justificar a tua visão da "coisa".
Apenas 4% dos PCN do país cobram apenas por kWh. Isso quer dizer que 96% cobram por tempo! Lá fora virtualmente tudo cobra por kWh.
Não será de considerar, talvez, que é o modelo que potencia isso uma vez que o OPC, ao contrário de todo o mundo, não faz negócio da venda de energia? Experimenta só considerar essa hipótese...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 07 jun 2024, 10:41

Sinceramente acho q n me fiz entender.
A minha posição é que as tarifas opc deviam ser em kWh e não em tempo.

cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 07 jun 2024, 11:19

BrunoFonseca Escreveu:
07 jun 2024, 10:41
Sinceramente acho q n me fiz entender.
A minha posição é que as tarifas opc deviam ser em kWh e não em tempo.
Mas porque é que o OPC haveria de querer cobrar ao kWh quando no modelo ele não vende energia?
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 07 jun 2024, 11:54

BrunoFonseca Escreveu:
07 jun 2024, 10:41
Sinceramente acho q n me fiz entender.
A minha posição é que as tarifas opc deviam ser em kWh e não em tempo.
Não estamos a discutir a tua posição (nem a minha, de forma concreta). Estamos a discutir o modelo. Mas sim a minha opinião (e a do AFIR em determinada medida) também é que seria em kWh. Factualmente 96% dos pontos de carregamento têm componente de tempo no tarifário. Os novos postos continuam a não ter preço por kWh. Isto também é factual.

O meu post original desta "secção da discussão" era o aumento generalizado dos preços e o vídeo do Marcus. Fiquei de certa forma triste que este vídeo não tenha tido a atenção do anterior, mas pronto.
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RJSC
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 07 jun 2024, 13:54

BrunoAlves Escreveu:
07 jun 2024, 09:45
BrunoFonseca Escreveu:
06 jun 2024, 10:26
Certamente que existindo postos de 22kW não me vou meter num pcr.
Não estávamos a falar de PCR. Estávamos a falar de carregamento AC, do carregamento de comodidade. Esse é que se tornou um luxo em Portugal.
A vastíssima maioria do parque automóvel carrega a max 11kW e a realidade é que é dificílimo carregar abaixo de 40cts/kWh (menos nos "fora do modelo" do Continente). Se for um VE monofásico então, cruzes canhoto...
BrunoFonseca Escreveu:
06 jun 2024, 10:26
Não tenho grande experiência em carregar no estrangeiro, mas tenho muitas dificuldades em encontrar esses preços que indicas nas várias apps.
Ainda no outro dia tive uma conversa deste género com um utilizador no FB: é preciso mais experiência em "enxuflar" a type2 no carro e menos diz-que-disse. Eu carrego *sempre* mais barato em Espanha do que cá. Em França já não vou há algum tempo mas tenho lá familiares e estou "em cima do assunto", facilmente mais barato que em Espanha. Estando lá e querendo carregar procuramos. E ao contrário de cá, é fácil comparar preços porque são finais.
Espanha:
- Parques Telpark: 30cts/kWh
- Mercadona/Iberdrola: 25cts/kWh
- Zunder: 28-34cts/kWh
- Wenea: 28-39cts/kWh
- Enel X, Iberdrola: 39cts/kWh
O que é que estes preços não têm? Tempo. Não são variáveis consoante a hora do dia, o carro ou a literacia do utilizador.
Só se for nos carregamentos AC mesmo.
Na semana passada andei em Espanha e num PCR da Zunder paguei 0,62€/kWh e num da Iberdrola paguei 0,73€/kWh.
Mais caro em Portugal só se for na Ionity.
A situação no carregamento AC está vergonhosa por cá, num veículo como a maioria do parque nacional que só consegue carregar em AC a 7.4kW ou 11kW e em DC seja capaz de manter 45kW, sai sempre mais caro o carregamento AC que num PCR.

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 07 jun 2024, 17:07

A Zunder cobra 55cts/kWh em PCUR, a Iberdrola 45-55cts/kWh dependendo da potência. Na Iberdrola com subscrição (que se pode gastar só de 1x) fica facilmente abaixo de 40cts independentemente da potência.
Como é que carregaste a esses valores?

De qualquer forma desafio qualquer um a carregar o meu carro 10-80% a menos de 62cts/kWh em postos rápidos. Vai ser um desafio. Até no Lidl
(não valem cartões mágicos, só valem ofertas que toda a gente possa utilizar).

É que se formos por ofertas "só para pessoas informadas", carreguei na Zunder em Espanha em PCR a 30cts/kWh. E mesmo assim 30cts independentemente do carro e da hora do dia, e até acessível a qualquer pessoa. Desde que saiba
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 08 jun 2024, 18:11

Como é que carregaste a esses valores?
Como as apps não aceitavam NIF Português e era meia noite, acabei por carregar utilizando a miio que acrescentou mais 2.20€ em cima...
Screenshot_20240608-180939_miio.png
Screenshot_20240608-180939_miio.png (97.09 KiB) Visto 1351 vezes

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2024, 16:11

Oh pois assim...
Eu entendo estas comparações, mas é a beira da estrada com a estrada da beira!
Cá temos 20 "cartões únicos", sabemos a melhor hora do dia e dia da semana para carregar, fazemos simulações, contratamos vários CEME, vamos à procura do LIDL mais próximo, tudo xupeta.

Lá fora usamos um eMSP caro, não preparamos a viagem, não fazemos registos antes de ir, e depois "ah que lá fora é caro". E
Olha a Wenea e a Electromaps (pelo menos, há mais) dão acesso a alguns postos gratuitos em alguns municípios. Se calhar devemos usar esses como exemplo para dizer que *lá é mais barato"?

Ainda assim, continuo a aceitar o desafio de carregar o meu carro num PCR abaixo de 62cts/kWh.

Edit: esse caso não faz sentido nenhum. A Zunder não só aceita NIF português como tem cartão bancário em todo o lado (DC).

Edit2: usavas o eMSP Plugsurfing e carregavas na Zunder a 30cts. E também aceita NIF tuga
Anexos
Screenshot_20240609-171302.png
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2024, 01:14

https://youtu.be/bOYDHsdZ77k?si=8xBJFISeYRuEkqFC

40€ provisórios? A 0.53€ o kWh daria para 75kWh. 🤦


Mas porque é que temos sempre de ser diferentes? Esta vontade de reinventar o que já está mais que inventado e com provas que funciona em todo o lado, exceto na mobilidade elétrica. Irra...

Será que é difícil passar o cartão, carrega, termina o carregamento, debita o valor final.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 21 jun 2024, 08:44

Nonnus Escreveu:
21 jun 2024, 01:14
https://youtu.be/bOYDHsdZ77k?si=8xBJFISeYRuEkqFC

40€ provisórios? A 0.53€ o kWh daria para 75kWh. 🤦


Mas porque é que temos sempre de ser diferentes? Esta vontade de reinventar o que já está mais que inventado e com provas que funciona em todo o lado, exceto na mobilidade elétrica. Irra...

Será que é difícil passar o cartão, carrega, termina o carregamento, debita o valor final.
As bombas de combustível sempre fizeram isso de cativar o valor à cabeça, mais com cartões "estrangeiros" ao MB, e lá fora igual, com a diferença que nas bombas são 100€ (pode ser diferente) . Penso que seja o normal no mercado para garantir saldo, coisa cada vez mais importante nos dias de hoje com a quantidade de cartões "descartáveis" e "chicos espertos". Sobre esse assunto, 40€ de pré autorização parece-me mais que correto e aceitável.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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