Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cfvp
Mensagens: 1572
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 06 set 2023, 23:02

rjspedition Escreveu:
06 set 2023, 22:36
Entretanto pelo grupo do facebook fiquei a saber que afinal o "problema" ao travar é normal no meu Leaf:
Boas, outra situação que a Nissan não consegue replicar e diz que o problema não existe.
Travando e caindo num buraco, especialmente no "B" o carro deixa de travar e acelera momentaneamente, isto acontece com uma frequência que me incomoda.
Alguém deparou-se com este problema?
Obrigado
No meu caso não acelera, obviamente, mas deixa momentaneamente de travar.

É fraco consolo, obviamente.
:doh:
Penso que o meu também faz isso. O carro fica solto momentaneamente.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
MRider
Proprietário Leaf
Mensagens: 1329
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por MRider » 07 set 2023, 00:16

O carro " considera " que esta a derrapar as rodas por isso corta a regeneração. Se testar com o controlo de estabilidade desligado irá verificar que isso já não acontece.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 23 set 2023, 12:34

E chegamos ao troço final no que respeita à garantia da capacidade da bateria: No dia 18 de Setembro o carro chegou aos 150000, faltando agora 10000 e 11 meses para o término na garantia.

Marcava 69,77 de SOH% no dia, para um carro que tem feito mais de 20 mil k ao ano a perder 5% (descem principalmente no inverno), deverá morrer na praia.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 out 2023, 12:11

Mais um mês, agora com 151009 km, SOH de 69,15%.

Levou finalmente pneus novos para substituir os Dunlop Enasave que, além de serem já de 2015, já estavam completamente, mas completamente no final:
387550632_296311679926798_8737169745953287404_n.jpg

Foram montados dois Nexen N'Blue HD Plus, a única opção que encontrei sem comprometer e ficar abaixo dos 100€ / pneu tudo incluído.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6322
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 19 out 2023, 13:00

Pneus de 2015 nesse estado, uau! Ainda faziam mais uma perninha :mrgreen:
Quantos km fizeram?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 out 2023, 17:06

Sem ideia, e até mesmo por não saber, sinto que arrisquei demasiado em deixar chegar a este ponto. :oops:

Comigo fizeram 52 mil km nestes 2 anos e uns meses, mas não sei qual o historial destes Dunlop, se não faz sentido serem os originais (são de 2015, carro é de 2016) pela distância percorrida (151000 ??? ), também não faz sentido terem sido colocados a meio da vida do carro com tamanha diferença de fabrico.


No eixo traseiro tem a mesma data de fabrico mas muito mais piso. É arranjar agora orçamento para os mandar sair também asap. :D

civic
Mensagens: 1373
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por civic » 19 out 2023, 17:12

Depois dá feedback dos Nexen, os que vinham no SOUL eram uma miséria em piso molhado.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2862
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 20 out 2023, 09:07

rjspedition Escreveu:
19 out 2023, 17:06
Comigo fizeram 52 mil km nestes 2 anos e uns meses, mas não sei qual o historial destes Dunlop, se não faz sentido serem os originais (são de 2015, carro é de 2016) pela distância percorrida (151000 ??? ), também não faz sentido terem sido colocados a meio da vida do carro com tamanha diferença de fabrico.
O que acontece muitas vezes é certas casas de pneus compra determinado modelo em grandes quantidades e depois vão ficando em armazém e acabam por passar da validade. Depois para despachar vendem ao desbarato, quem não sabe pensa que esta a fazer um bom negócio. Provavelmente deve ter sido o que aconteceu nesse carro, compraram uns pneus mais baratos sem saber que os pneus já eram mais velhos que o carro :lol: :lol:

Lembro-me de uma vez ter comprado uns pneus no Roady com 50% de desconto, metade do valor de mercado, era um desconto real, não daqueles descontos que aumentam o preço para depois baixar. Num ICE não é grave porque os pneus gastam-se num ápice, agora nos electricos como duram mais pode-se tornar perigoso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1373
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por civic » 20 out 2023, 09:21

No meu i4 os pneus traseiros estão a acabar, nem um ano tem, isso dos EVs.... :lol:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 18 nov 2023, 18:03

rjspedition Escreveu:
19 out 2023, 12:11
Mais um mês, agora com 151009 km, SOH de 69,15%.
Mais um mês, 152070, SOH de 68,33%.
Depois dá feedback dos Nexen, os que vinham no SOUL eram uma miséria em piso molhado.
Não tenho nada de nada a apontar, no entanto com o Leaf pratico habitualmente uma condução mais defensiva, e o estado dos anteriores também condiciona a avaliação que possa fazer agora. :lol: Estou mais confortável com o carro. ;)

Curioso que após troca e rotação de pneus, o "clac clac clac" desapareceu por completo por mais que vire a direção até ao máximo. Mais de 1 mês sem qualquer indício do ruído.

Ainda bem que não alinhei a gastar umas centenas de euros para cada lado quando o carro esteve em oficina. Decididamente, necessito de encontrar novo local que conheça e saiba trabalhar bem com os LEAF na grande Lisboa.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”