Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 30 nov 2023, 02:34

rjspedition Escreveu:
11 fev 2023, 01:48
... ao mesmo tempo que o carro perdeu o "kick" ao carregar acelerador a fundo que tinha. Será que já é uma questão de hábito e já não noto? Pela primeira vez estou a achar que falta genica ao carro, principalmente em velocidades superiores a 90.
Recuperar esta passagem do ano passado, dado que cada vez mais e principalmente em subidas, o carro se nota mais "preso" e com menos pujança, ao mesmo tempo que a carga na bateria cai de forma mais acentuada.

Com o Hx na casa dos 38% salvo erro não deverão existir grandes milagres.
Antes da compra já tinha aceitado que o carro ia perder capacidade da bateria e que isso se iria refletir na autonomia, não me lembrei é que essa perda de capacidade se iria notar também (e tanto) na disponibilidade da entrega de energia, pelo menos é a explicação que encontro para o carro não desenvolver tanto.

Sempre a aprender. :D
rjspedition Escreveu:
11 fev 2023, 01:48
Curiosamente a autonomia mantêm-se no esperado (?) para a época mais fria do inverno, a fazer 70 km diários com mais 70 no GOM.
60km e já chega a casa nos 48%... :lol:

cfvp
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 30 nov 2023, 13:18

É pena essas situações. :(

Não está apto para troca de bateria?
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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 09 dez 2023, 00:11

Tal como disse no tópico aqui ao lado, quase que podia ser eu a escrever isto hoje:
Infelizmente hoje o meu Leaf fez a última viagem "grande" até levar a bateria nova.
Não é felizmente ainda o caso (até quando...??), mas é cada vez mais difícil tirar o Leaf da rotina normal casa trabalho e tentar ir mais além.

O dia hoje acabou com 115 km feitos e com o spy assim:
PSX_20231208_225906.jpg
Pela primeira vez apareceu o aviso de células fracas, e também pela primeira vez em muito tempo o carro chegou a - - - % embora com 16% no Leaf Spy.

Para quem conhece saímos de Montemor (Loures) com 17% para chegar a Loures com 22%, com 15 km quase sempre a subir pela frente até casa. Não fosse pelo facto de ter vindo em ECO com o acelerador fortemente limitado (a queda de % até ao alto de Guerreiros foi quase inexistente) provavelmente não tinha chegado a casa.

A queda nas prestações (e é mesmo das prestações, não do SOH) da bateria desde o Verão tem sido completamente a pique sem ter existido grande alteração no percurso típico do carro. Qualquer subida é logo queda a pique no SOC.

Não sei o que esperar francamente do futuro do Leaf, provavelmente terá de ser equacionada a sua troca muito antes do previsto, é uma grande despesa completamente fora do plano.

Cada vez menos dá para confiar no carro, provavelmente é a altura de assumir que a sua compra terá sido um erro dispendioso.
Não está apto para troca de bateria?
Ainda não chegou lá, e o tempo está a acabar.

cfvp
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 09 dez 2023, 23:55

Saiu a 17% e chegou com 22%? Isso é bom. :? :)

É pena o carro estar já a falhar assim. :( Quanto já poupaste?
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 10 dez 2023, 21:23

Quando dizes que tempo está acabar é pelos 8 anos ou pelos km? Se for pelos km como já vimos muita da degradação acontece por tempo e não pelos km, é uma questão de aguentar o carro e como cada vez andas menos e tens duas células aparentemente com mais degradação vai chegar a uma altura que vais ver o SOH a cair a pique.

Houve uma altura que eu também pensei que ia morrer na praia, de um momento para outro duas células dão o estoiro e o SOH começou a cair a pique.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 11 dez 2023, 11:09

Como sabem o meu leaf 30 de 2016 está neste grupo de "morte repentina".

Ontem tive de fazer uma viagem maior (106km) e lá fui eu pela nacional com cuidado para não "aborrecer" as 3 ou 4 células desgastadas.

Para fazer estes km já tive de meter 2.2kWh num PCR (a 16kW :lol: ) e mesmo assim cheguei a casa com 17% (que na verdade são 2 ou 3 km se for a subir).

Contas feitas, consumo de 15.3kWh/100km, apenas utlizei 16.2kWh, e tive de carregar.

Ou seja, o SoH de 67% apresentado é já fortemente optimista, na verdade a utilização real da bateria já pouco passa de 50% se não for a pisar ovos!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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