civic Escreveu: ↑09 fev 2024, 12:18
Pois, colocas aqui outra questão, notaste algum grande aumento no consumo? O carro deteta essa degradação da bateria no consumo?
Não, aí é que está o problema.
O carro regista o consumo pela energia que sai da bateria. Contas feitas consumo vs km percorridos no ecrã dá tipo 15kWh, mas depois tenho de lá meter uns 18kWh para repor a mesma carga.
O pior de tudo é que parece que o BMS usa a "energia carregada" para aferir o SOH, ou seja, mesmo ele dizendo que tem 65% de SOH, o que está correto se calcular-mos a energia carregada, só dá para usar o equivalente a 50% de SOH na descarga (aka fazer mover o carro).
Claro que isto está largamente dependente da potência de descarga, se for a 50km/h em plano, talvez nem se note, mas se for a 120km/h já ficam uns 10/15% em esquecimento muito facilmente.
Juntas isto tudo a umas 3 ou 4 células "estragadas" e tens uma caldeirada com umas contas que nem o BMS do carro consegue entender
Mas é muito normal por exemplo, saio com o leafspy a dizer que tem 18kWh na bateria, depois da viagem já diz que tem 5kWh apenas, mas ao mesmo tempo, no contador da direita, só consegue mostrar um consumo real de 10kWh usados na viagem, mas o BMS já diz que lhe faltam 13 (18-5)kWh.
Para onde foram os 3kWh que faltam! Meio aquecimento e meio cálculos errados por causa das células estragadas
