10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
- Arad79
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Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Um dos que não carregou em PCR foi o meu i3. A seguir entrou um kauai e carregou. Será o meu mais sensível às oscilações na rede?
- mjr
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Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Para carros monofásicos tínhamos 4 postos, 3 da EDP a 32A e 1 junto ao stand das cargas também a 32A. A somar a isto havia ainda ainda um pimenteiro que permitiu carregar mais 3 carros em monofásico até 16A com um EVSE portátil.
E sim, a ideia seria despachar nos PCRs os carros com monofásico, sempre que possível.
No total tinhamos instalado nos PCRs o seguinte: 50kW + 18 kW + 70kW ou 150kW (400V ou 800V) + 30kw CCS + 30 kW Chademo, num total em simultáneo para 400V de 198kW. Devido às falhas nos postos/rede ficamos com 18kW. Claro que isto fez um grande rombo e forte dor de cabeça a quem estava nas cargas no sábado e domingo (eu só estive no sábado).
O problema do i3 não tinha a ver com a rede, uma vez que a carga nem sequer se iniciava. Alguma incompatibilidade protocolar com o posto é o mais provável, já o vi a acontecer antes.
E sim, a ideia seria despachar nos PCRs os carros com monofásico, sempre que possível.
No total tinhamos instalado nos PCRs o seguinte: 50kW + 18 kW + 70kW ou 150kW (400V ou 800V) + 30kw CCS + 30 kW Chademo, num total em simultáneo para 400V de 198kW. Devido às falhas nos postos/rede ficamos com 18kW. Claro que isto fez um grande rombo e forte dor de cabeça a quem estava nas cargas no sábado e domingo (eu só estive no sábado).
O problema do i3 não tinha a ver com a rede, uma vez que a carga nem sequer se iniciava. Alguma incompatibilidade protocolar com o posto é o mais provável, já o vi a acontecer antes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Ele estava lá mas não vi nenhum carro agarrado a ele.
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Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
O PCR com a bateria de 120kW.h (pelo menos foi o que me disseram lá que ele tinha) dava um erro qualquer, e não tivemos suporte técnico durante o evento. Atenção que esse posto não pode funcionar sem rede, a bateria dá apoio mas não pode alimentar sozinha o sistema.
Na sexta-feira carregou um TM3 e um Ioniq 28 a 70kW, sem problemas...
O PCR da Efacec, que estava planeado ser o Workhorse como o foi na Figueira, também dava erro após iniciar a carga, por desequilíbrio entre fases. Só esse permitiria um CCS e um Chademo em paralelo, a 30kW cada.
Na sexta-feira carregou um TM3 e um Ioniq 28 a 70kW, sem problemas...
O PCR da Efacec, que estava planeado ser o Workhorse como o foi na Figueira, também dava erro após iniciar a carga, por desequilíbrio entre fases. Só esse permitiria um CCS e um Chademo em paralelo, a 30kW cada.
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Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Tendo em conta que este passado fim-de-semana já tinha outro compromisso nos mesmo dias do ENVE (O MiniMo | Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário, no Entroncamento, de olho no simulador ferroviário do Museu Nacional Ferroviário) não me deu pachorra para ir todo o caminho para Setúbal.
Ainda assim, mesmo que fosse eu faria a viagem de comboio, tendo em conta a distância.
Menos complicado e também (para mim) significativamente mais barato.
Quanto à questão dos carregamentos, acho que um aviso legal a avisar para a aplicação experimental do PCR teria sido melhor, de forma a baixar as expectativas e evitar transtornos como o que aconteceu neste fim-de-semana. Nada melhor que mudar o tom para uma postura mais defensiva para que as pessoas não sejam apanhadas despercebidas no evento e venham devidamente preparadas com alternativas.
Já lidei com coisas igualmente estranhas, como o VLG 90001 a recusar-se a carregar mais que 0.01kWh com o cartão CEME da EDP, mas fazendo-o sem problemas com a Via Verde Electric. Há coisas assim...
Ainda assim, mesmo que fosse eu faria a viagem de comboio, tendo em conta a distância.
Menos complicado e também (para mim) significativamente mais barato.
Quanto à questão dos carregamentos, acho que um aviso legal a avisar para a aplicação experimental do PCR teria sido melhor, de forma a baixar as expectativas e evitar transtornos como o que aconteceu neste fim-de-semana. Nada melhor que mudar o tom para uma postura mais defensiva para que as pessoas não sejam apanhadas despercebidas no evento e venham devidamente preparadas com alternativas.
Já lidei com coisas igualmente estranhas, como o VLG 90001 a recusar-se a carregar mais que 0.01kWh com o cartão CEME da EDP, mas fazendo-o sem problemas com a Via Verde Electric. Há coisas assim...