Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3478
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2025, 06:12

O carro carregou durante 14 horas e foi preciso um total de 69.3kWh para carregar até aos 100%

Se considerar 10% de perdas dá 62.37kWh aproveitados.

Se fizermos 64kWh (capacidade anunciada) menos os 3% que reporta de degradação (97% de SoH) temos 62.08kWh.

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6533
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 19 mai 2025, 09:56

Já há muitos anos o ioniq tinha um comportamento semelhante. Entrava a tartaruga e havia um corte de potência brutal, dizia-se (nunca fiz) que se chegasse a 0% era "game over", não havia buffer. Mas cheguei (algumas vezes) com 1-3% ao destino e nunca senti esse "segundo corte", isso é sem dúvida diferente.

Não sentiste que a % parece desaparecer mais depressa no fim da bateria do que quando está "cheia"?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3478
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2025, 18:45

Nao te sei dizer se desaparece mais rapidamente. Quando iniciei o trajecto (o mesmo que fiz no Peugeot) tinha 22% e andei até ficar com 11% e depois fiz o percurso inverso. Portanto na ida gastei 11% e na vinda gastei outros 11%. Este percurso tem a particularidade de na ida ser "sempre" a descer e na vinda a subir. Se para lá fui mais depressa, para cá tive de vir mais devagar. Resumindo gastei 11% para cada lado.

Sabes que o range anxiety pode levar a essa percepção, já no Leaf depois do update havia muita gente a dizer que o carro até aos 50% fazia X km e abaixo dos 50% fazia Y. Eu nunca notei isso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3478
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 mai 2025, 05:48

Mais uma viagem de ~550km feita num dia.

Viagem Vendas Novas - Aveiro - Vendas Novas.

Num misto de estrada nacional e auto estrada (A13 Entroncamento - Coimbra ambos os sentidos).

Na ida o consumo foi sempre em crescendo, chegando a Aveiro com uma média de 17.8kWh/100km com uma temperatura ambiente de 15°/20°

Na vinda desceu para os 14.6kWh/100km com uma temperatura ambiente de 20°/25°.

A temperatura da bateria nunca ultrapassou os 28°, tanto no carregamento de 41m a uma potência constante de 48kW como em andamento após o carregamento.

Imagem

ImagemImagem


Resumo:

Imagem

A e tal o Continente não serve de exemplo para nada. Ainda bem que não serve, porque onde houver vai ser sempre a minha escolha, mesmo que isso implique estar mais tempo agarrado ao carregador.

Imagem

Foram 41 minutos a carregar a uma potência constante de 48kW que se as contas não me falham saíram a 0.21€ por kWh.

Paguei 11.07€, mas devolveram 4.05€ em cartão, o que fez com que ficasse a 7.02€ cerca de 32.8kWh. Péssimo exemplo Se ao menos o grupo Sonae vende-se carros e tivessem os carregadores fechados a sua marca.🤦 Aí não, espera.,. Estes vendem arroz.

Andar de VE mesmo com este modelo absurdo ainda não fica mais caro que andar num veículo a combustão desde que o UVE esteja bem informado.

Depois do carregamento fiz 284km. 284km por 7.04€.

Qual é o carro a combustão que faz 284km com 35% do percurso em AE por 7.04€?

Para aqueles que podem pensar que fiz um desvio para ir carregar ao Continente. O desvio foram 650m 😉

Neste momento carregando em casa em bi-horario pago 0.05€ o kWh, mas até vou a arredondar para 0.10€

Cerca de 48.06kWh (consumo na ida com energia carregada em casa) a 0.10€ = 4.80€ + 7.04€ = 11.84€ para fazer 550km.

Um carro a combustão na melhor das hipóteses actualmente com descontos e lowcost põe um litro por 1.40€. Quer isto dizer que com 11.84€ põe 8.45 litros.

Como os carros a combustão gastam pouco ( :liar: ) mesmo com um consumo de 4L/100km fazem ~211km.

Para fazerem os mesmos 550km com um consumo (irreal) de 4L/100km precisavam de 30.8€.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1867
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 26 mai 2025, 11:31

Mesmo na rede pública é possível ter preços abaixo do preço do combustível. Neste momento descobri a Atlante que está com preços muito competitivos. Depois é usar os postos do Lidl. Em vazio supostamente consegue-se €0,25/kWh já com tudo incluído.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 530
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 26 mai 2025, 14:04

Também pela Automobília de Aveiro? :mrgreen:

0,21 é um valor muito bom!

O "problema" em viagens que obriguem a carregar fora, especialmente em dias acima dos 500 ou 600km onde o tempo ao volante já é algum, acaba por ser conseguir conciliar a localização / desvios / rapidez / tempos mortos com um bom preço, e é por aí onde por vezes alguma coisa tem de ceder.

Mas é um bom tópico! É raro carregar fora mas apenas me lembro da Electroverse pela não complicação dos preços, o Continente nunca me vem à memória e pode ser uma boa opção em algumas circunstâncias.

kony76
Mensagens: 828
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por kony76 » 26 mai 2025, 18:15

Nonnus Escreveu:
26 mai 2025, 05:48
Mais uma viagem de ~550km feita num dia.

Viagem Vendas Novas - Aveiro - Vendas Novas.

Num misto de estrada nacional e auto estrada (A13 Entroncamento - Coimbra ambos os sentidos).

Na ida o consumo foi sempre em crescendo, chegando a Aveiro com uma média de 17.8kWh/100km com uma temperatura ambiente de 15°/20°

Na vinda desceu para os 14.6kWh/100km com uma temperatura ambiente de 20°/25°.

A temperatura da bateria nunca ultrapassou os 28°, tanto no carregamento de 41m a uma potência constante de 48kW como em andamento após o carregamento.

Imagem

ImagemImagem


Resumo:

Imagem

A e tal o Continente não serve de exemplo para nada. Ainda bem que não serve, porque onde houver vai ser sempre a minha escolha, mesmo que isso implique estar mais tempo agarrado ao carregador.

Imagem

Foram 41 minutos a carregar a uma potência constante de 48kW que se as contas não me falham saíram a 0.21€ por kWh.

Paguei 11.07€, mas devolveram 4.05€ em cartão, o que fez com que ficasse a 7.02€ cerca de 32.8kWh. Péssimo exemplo Se ao menos o grupo Sonae vende-se carros e tivessem os carregadores fechados a sua marca.🤦 Aí não, espera.,. Estes vendem arroz.

Andar de VE mesmo com este modelo absurdo ainda não fica mais caro que andar num veículo a combustão desde que o UVE esteja bem informado.

Depois do carregamento fiz 284km. 284km por 7.04€.

Qual é o carro a combustão que faz 284km com 35% do percurso em AE por 7.04€?

Para aqueles que podem pensar que fiz um desvio para ir carregar ao Continente. O desvio foram 650m 😉

Neste momento carregando em casa em bi-horario pago 0.05€ o kWh, mas até vou a arredondar para 0.10€

Cerca de 48.06kWh (consumo na ida com energia carregada em casa) a 0.10€ = 4.80€ + 7.04€ = 11.84€ para fazer 550km.

Um carro a combustão na melhor das hipóteses actualmente com descontos e lowcost põe um litro por 1.40€. Quer isto dizer que com 11.84€ põe 8.45 litros.

Como os carros a combustão gastam pouco ( :liar: ) mesmo com um consumo de 4L/100km fazem ~211km.

Para fazerem os mesmos 550km com um consumo (irreal) de 4L/100km precisavam de 30.8€.
Eu também é raro carregar fora de casas, mas +é bom saber que ainda se consegue carregar a esses preços, mas o que mais me chamou a atenção no teu post, foi o custo que referiste dos carregamentos em casa. Qual a operadora para carregares a 0,05?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3478
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 mai 2025, 18:23

rjspedition Escreveu:
26 mai 2025, 14:04
Também pela Automobília de Aveiro? :mrgreen:
Sim. Apesar de ter dois carros electricos não sou purista, nem fanático, nem extremista, há espaço para tudo. Sou uma pessoa que gosta de tudo o que tem motor. Mas sim, defendo que o carro electrico actual adequa-se a maioria das pessoas e ao contrário do que alguns ignorantes dizem, o carro electrico dá muito mais gosto de conduzir. Não confundir o gosto por tudo o que tem motor, com a defesa do carro electrico.

Tenho 3 motorizadas nacionais, duas delas mais velhas que eu e, uma mais nova 3 anos.

Se eu tivesse dinheiro ontem aqueles 3 Porsche (Targa, Carrera, e o 1600 branco) que estavam ao lado uns dos outros tinham vindo todos, juntamente com Z8 e o Z3, o Lancia Delta Integrale, o Subaru Impreza, o Toyota Celica e mais uns quantos, Tinha vindo a CBR 900RR de 92 que foi a minha mota preferida durante anos. Aquelas Kreidler tinham vindo todas e mais umas quantas.

Mas pronto, apenas comprei algumas peças para a minhas motorizadas :D
rjspedition Escreveu:
26 mai 2025, 14:04
0,21 é um valor muito bom!

O "problema" em viagens que obriguem a carregar fora, especialmente em dias acima dos 500 ou 600km onde o tempo ao volante já é algum, acaba por ser conseguir conciliar a localização / desvios / rapidez / tempos mortos com um bom preço, e é por aí onde por vezes alguma coisa tem de ceder.

Mas é um bom tópico! É raro carregar fora mas apenas me lembro da Electroverse pela não complicação dos preços, o Continente nunca me vem à memória e pode ser uma boa opção em algumas circunstâncias.
Quando pensei em carregar a primeira coisa que pensei foi procurar carregadores até 100kW visto o e-Niro carregar a 70kW usando a Electroverse, mas de repente faz-se luz e lembro-me do Continente que estava a 650 metros do parque da exposição. Tal como tu, desde que tenho o e-Niro é muito raro carregar fora. Este foi o meu 4º carregamento fora de casa em 10 meses e quase 20000km, sendo que um deles, o primeiro, foi para testar. O e2008 nunca viu um carregador rápido nas minhas mãos em 6 meses. Talvez vá ver no dia 21 do mês que vem numa viagem de 600km onde também vai o Niro. Se, se realizar, vai ser um teste engraçado para comparar os dois carros numa viagem igual, no mesmo dia, a mesma hora. Vamos ver...

Com a expansão da rede Continente em lojas mais pequenas é sempre de procurar se na localidade x o y já existe carregadores. A maior limitação é mesmo os 50kW, o que requer, ou esperar pelo carro, ou entrar na loja e aproveitar para fazer as compras necessárias e assim juntar o útil ao agradável.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3478
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 mai 2025, 18:38

kony76 Escreveu:
26 mai 2025, 18:15
Eu também é raro carregar fora de casas, mas +é bom saber que ainda se consegue carregar a esses preços, mas o que mais me chamou a atenção no teu post, foi o custo que referiste dos carregamentos em casa. Qual a operadora para carregares a 0,05?
Tenho indexado, bi-horario semanal, 6.9kVA com a https://ibelectra.com/

Alguns acham que ter acordos que obrigam ter EDP em casa é que é bom, os tais que dão 20% de desconto. Neste momento existem muito melhores soluções.

Gostava de ver um comparativo a mostrar 0.05€ carregar em casa e os 0.21€ no Continente, com esses 20% de desconto nos carregamentos e com o preço do kWh em casa que a EDP pratica. Era só por curiosidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3478
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 mai 2025, 20:55

cfvp Escreveu:
26 mai 2025, 11:31
Mesmo na rede pública é possível ter preços abaixo do preço do combustível. Neste momento descobri a Atlante que está com preços muito competitivos. Depois é usar os postos do Lidl. Em vazio supostamente consegue-se €0,25/kWh já com tudo incluído.
Segundo o simulador online usando um carregador do Lidl com Atlante estando +/- o mesmo tempo 38 minutos (estive 41) e carregando 32kWh dá 0.33€ por kWh. É um bom preço.

Já a EDP com o protocolo UVE (Cartão EDP Charge Clientes energia / UVE (30%) ) dá 0,355 €/kWh, é só vantagens. :doh:

Mau, mau é ter assinaturas com Ionity para ter melhores preços, agora ter protocolos EDP/UVE que me obriga a ter uma serie de serviços que em todos pago mais que com outras soluções é que é bom
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Kia”