Se considerar 10% de perdas dá 62.37kWh aproveitados.
Se fizermos 64kWh (capacidade anunciada) menos os 3% que reporta de degradação (97% de SoH) temos 62.08kWh.

Eu também é raro carregar fora de casas, mas +é bom saber que ainda se consegue carregar a esses preços, mas o que mais me chamou a atenção no teu post, foi o custo que referiste dos carregamentos em casa. Qual a operadora para carregares a 0,05?Nonnus Escreveu: ↑26 mai 2025, 05:48Mais uma viagem de ~550km feita num dia.
Viagem Vendas Novas - Aveiro - Vendas Novas.
Num misto de estrada nacional e auto estrada (A13 Entroncamento - Coimbra ambos os sentidos).
Na ida o consumo foi sempre em crescendo, chegando a Aveiro com uma média de 17.8kWh/100km com uma temperatura ambiente de 15°/20°
Na vinda desceu para os 14.6kWh/100km com uma temperatura ambiente de 20°/25°.
A temperatura da bateria nunca ultrapassou os 28°, tanto no carregamento de 41m a uma potência constante de 48kW como em andamento após o carregamento.
Resumo:
A e tal o Continente não serve de exemplo para nada. Ainda bem que não serve, porque onde houver vai ser sempre a minha escolha, mesmo que isso implique estar mais tempo agarrado ao carregador.
Foram 41 minutos a carregar a uma potência constante de 48kW que se as contas não me falham saíram a 0.21€ por kWh.
Paguei 11.07€, mas devolveram 4.05€ em cartão, o que fez com que ficasse a 7.02€ cerca de 32.8kWh. Péssimo exemplo Se ao menos o grupo Sonae vende-se carros e tivessem os carregadores fechados a sua marca.Aí não, espera.,. Estes vendem arroz.
Andar de VE mesmo com este modelo absurdo ainda não fica mais caro que andar num veículo a combustão desde que o UVE esteja bem informado.
Depois do carregamento fiz 284km. 284km por 7.04€.
Qual é o carro a combustão que faz 284km com 35% do percurso em AE por 7.04€?
Para aqueles que podem pensar que fiz um desvio para ir carregar ao Continente. O desvio foram 650m
Neste momento carregando em casa em bi-horario pago 0.05€ o kWh, mas até vou a arredondar para 0.10€
Cerca de 48.06kWh (consumo na ida com energia carregada em casa) a 0.10€ = 4.80€ + 7.04€ = 11.84€ para fazer 550km.
Um carro a combustão na melhor das hipóteses actualmente com descontos e lowcost põe um litro por 1.40€. Quer isto dizer que com 11.84€ põe 8.45 litros.
Como os carros a combustão gastam pouco () mesmo com um consumo de 4L/100km fazem ~211km.
Para fazerem os mesmos 550km com um consumo (irreal) de 4L/100km precisavam de 30.8€.
Sim. Apesar de ter dois carros electricos não sou purista, nem fanático, nem extremista, há espaço para tudo. Sou uma pessoa que gosta de tudo o que tem motor. Mas sim, defendo que o carro electrico actual adequa-se a maioria das pessoas e ao contrário do que alguns ignorantes dizem, o carro electrico dá muito mais gosto de conduzir. Não confundir o gosto por tudo o que tem motor, com a defesa do carro electrico.
Quando pensei em carregar a primeira coisa que pensei foi procurar carregadores até 100kW visto o e-Niro carregar a 70kW usando a Electroverse, mas de repente faz-se luz e lembro-me do Continente que estava a 650 metros do parque da exposição. Tal como tu, desde que tenho o e-Niro é muito raro carregar fora. Este foi o meu 4º carregamento fora de casa em 10 meses e quase 20000km, sendo que um deles, o primeiro, foi para testar. O e2008 nunca viu um carregador rápido nas minhas mãos em 6 meses. Talvez vá ver no dia 21 do mês que vem numa viagem de 600km onde também vai o Niro. Se, se realizar, vai ser um teste engraçado para comparar os dois carros numa viagem igual, no mesmo dia, a mesma hora. Vamos ver...rjspedition Escreveu: ↑26 mai 2025, 14:040,21 é um valor muito bom!
O "problema" em viagens que obriguem a carregar fora, especialmente em dias acima dos 500 ou 600km onde o tempo ao volante já é algum, acaba por ser conseguir conciliar a localização / desvios / rapidez / tempos mortos com um bom preço, e é por aí onde por vezes alguma coisa tem de ceder.
Mas é um bom tópico! É raro carregar fora mas apenas me lembro da Electroverse pela não complicação dos preços, o Continente nunca me vem à memória e pode ser uma boa opção em algumas circunstâncias.
Tenho indexado, bi-horario semanal, 6.9kVA com a https://ibelectra.com/
Segundo o simulador online usando um carregador do Lidl com Atlante estando +/- o mesmo tempo 38 minutos (estive 41) e carregando 32kWh dá 0.33€ por kWh. É um bom preço.