Hoje foi dia de dar uma volta maior com um Model3, é um SR com menos de um ano, já tinha feito o test-drive antes de optar pelo i4, mas agora foi mesmo uma volta grande, cerca de 180kms, a comparação com o i4 ou o LEAF serão inevitáveis...
Em termos positivos deu para perceber coisas em viagem que num contacto curto nem nos apercebemos:
- Habitabilidade, é muito bom, montes de espaço tanto à frente como atrás, nada a dizer, bem melhor que o i4 e o LEAF, perfeito familiar.
- Visibilidade, este aspeto poderá ser positivo, mas fico com muitas duvidas acerca da exposição do que se passa no interior do carro para o exterior...
- Mecânica, muito suave a entrega de potência, no i4 é tudo muito mais abrutalhado, talvez por o Model3 ser ligeiramente menos potente, chega e sobra...
Em termos negativos, é que não pensei que fosse tão mau em alguns aspetos...
- Ruidos parasitas, com menos de um ano nos 2 pilares B é demasiado irritante em pisos piores...
- Insonorização, muito mau em empedrado, diria que pior do que o LEAf que já vai com 5 anos, não tem comparação com o i4, mesmo a velocidades acima de 110 km/h em AE o ruido começa a ser notório.
- Estabilidade, muito saltitante, o trajeto foi Mangualde, Santa Comba, Mealhada e volta para Viseu, temos AE, nacional com curvas à seria (Luso) e IP3 com piso muito irregular, sinceramente não gostei da forma como a suspensão lida com as nossas estradas.
- Travões, durissimos, não dá para ter uma ideia do que os travões estão a fazer, em curvas como no Luso achei que aquilo precisa de alguma modularidade, o doseamento é praticamente impossivel, não sei como nunca ouvi falar deste pormenor.
- Cenas auto, limpa vidros em auto, simplesmente nunca vi a funcionar em auto, muito mau, tal como as luzes... Alguma chuva e muito nevoeiro.
- Uma coisa que dá mesmo muito mau aspeto ao carro, aquele tecido junto ao parabrisas está todo ondulado, parece que colocaram aquilo ali à ultima da hora sem qualquer cuidado, que raio de coisa tão mal engendrada.
- Uma nota final para a tecnologia empregue, o pessoal pode gostar deste tipo de modernidades, mas se nos primeiros kms não me fez diferença ao fim de algum tempo lá ando eu à procura de um velocimetro, uma barra que mostre a regeneração, coisas para ver em tempo real do que se passa, mas não consegui encontrar, faz falta este tipo de coisas, tudo com menus, em que estás num ponto mas vais ao menu da climatização e já não voltas para o menu anterior, que raio de forma de fazer as coisas,...
- Consumo, media de149kWh/100kms, numero idêntico ao que tenho feito com o i4, sempre pensei que o SR fizesse bem melhor.
Em jeito de conclusão, para um carro com menos de um ano e 22 000 kms achei que vai envelhecer muito mal, tenho ideia que o LR que andei no test drive era bem melhor em termos de materiais, mas foi um contacto muito curto e o carro tinha uma semana de vida.
Para quem vê um carro como um eletrodoméstico, levar pessoas de A para B o Tesla SR serve perfeitamente, para quem gosta de alguma dinâmica e condução não aconselho este carro, aliás, quando escolhi o i4 não fiquei com tão má imagem do tesla, sinceramente não gostei nada deste contacto.
PS: Outra coisa, tenho precisado de sair com carros da empresa e têm sido Meganes ou PGT e aquilo é ligar o android auto e siga, um Tesla é muito mais dificil em tudo, e ainda têm manetes, vamos ver como será com os que vão chegar...