Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
- rjspedition
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Certo, também encontrei faz tempo uma oficina espanhola com esse kit (deve ser a mesma), e recentemente o vídeo da DNY, mas é sempre uma solução que o cliente tem de suportar do seu bolso caso calhe em sorte.
Não compro esta teoria, as correntes indutivas do rotor do motor são descarregadas por toda a transmissão do motor até às rodas, esta transmissão está em permanente contacto com o chassis do carro, não é propriamente um motor com acoplamento de plastico, é tudo metal...e acordo com engenheiros espanhóis os rolamentos de origem são de esferas metálicas e as correntes indutivas do funcionamento do motor provocam o seu desgaste prematuro, pelo que criaram um kit com rolamentos de esferas cerâmicas que duram muito mais tempo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
64 000Km's
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
64 000Km's
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Atenção a ter, pois entre dois metais diferentes existem também correntes de indução; Tive de substituir uma união entre uma bomba de inoxcivic Escreveu: ↑08 nov 2024, 15:42Não compro esta teoria, as correntes indutivas do rotor do motor são descarregadas por toda a transmissão do motor até às rodas, esta transmissão está em permanente contacto com o chassis do carro, não é propriamente um motor com acoplamento de plastico, é tudo metal...e acordo com engenheiros espanhóis os rolamentos de origem são de esferas metálicas e as correntes indutivas do funcionamento do motor provocam o seu desgaste prematuro, pelo que criaram um kit com rolamentos de esferas cerâmicas que duram muito mais tempo.
colocada a 60 metros num furo hertziano, que estava acoplada a um redutor de 2" para 1,5" de ferro galvanizado, para a ligação a um tubo
de hidronil de 1,5".
Esta união deu o tiro em pouco mais de 2 anos, o que me obrigou a ligar um pedaço de tubo hidronil de 2", e então depois utilizar a redução
metálica para 1,5".
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Na realidade é uma explicação bastante plausível. Na indústria é muito normal os motores elétricos terem rolamentos isolados exatamente para evitar que sejam atravessados por correntes parasitas. É um dos danos característicos dos rolamentos.
Não há muito tempo vi um rolamento pequeno, de um elemento de contagem, desfeito em pouquíssimos meses. E nem sequer suportava transmissão de força. Correntes parasitas que atravessavam (má ligação à terra do motor, os ruídos de alta frequência passavam pelo rolamento), as pistas foram ficando picadas, a massa foi secando, ao fim de poucos meses estava "agarrado".
Não há muito tempo vi um rolamento pequeno, de um elemento de contagem, desfeito em pouquíssimos meses. E nem sequer suportava transmissão de força. Correntes parasitas que atravessavam (má ligação à terra do motor, os ruídos de alta frequência passavam pelo rolamento), as pistas foram ficando picadas, a massa foi secando, ao fim de poucos meses estava "agarrado".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Mas porque carga de água as correntes parasitas vão pelos rolamentos se têm caminho direto ao chassis pela propria transmissão? As marcas podem usar rolamentos de esperas cerâmicas, ou isolados na periferia, isso existe à muito, mas o que não concordo é que essas correntes com tanta fuga por onde ir vão precisamente pelos rolamentos, e ainda mais danificã-los dessa forma, desculpem lá mas não compro isso.
Eu trabalho em manutenção industrial à mais de 30 anos e vejo esse problema em motores com acoplamentos de borracha, tipo correias, estrelas elasticas, aneis de borracha... nunca vi problemas destes em motores acoplados diretamente ao equipamento metálico, seja motores assincronos, sincronos ou até DC...
As aplicações de rolamentos de esferas cerâmicas tem mais a ver com condições extremas (temperatura, alta rotação, forças extremas,...) do que propriamente com eletricidade, para correntes de fuga basta usar rolamentos isolados, não é necessário esferas de ceramica, mas duvido que a Hyundai/KIA não sabam disso e não os colocassem se fosse tão simples assim, o problema é mecânico na minha opinião, algo mal projetado, um motor de um EV está longe de ser utilizado em condições extremas, se fosse assim era um problema comum a todas as marcas, pois os motores não diferem tanto assim.
Eu trabalho em manutenção industrial à mais de 30 anos e vejo esse problema em motores com acoplamentos de borracha, tipo correias, estrelas elasticas, aneis de borracha... nunca vi problemas destes em motores acoplados diretamente ao equipamento metálico, seja motores assincronos, sincronos ou até DC...
As aplicações de rolamentos de esferas cerâmicas tem mais a ver com condições extremas (temperatura, alta rotação, forças extremas,...) do que propriamente com eletricidade, para correntes de fuga basta usar rolamentos isolados, não é necessário esferas de ceramica, mas duvido que a Hyundai/KIA não sabam disso e não os colocassem se fosse tão simples assim, o problema é mecânico na minha opinião, algo mal projetado, um motor de um EV está longe de ser utilizado em condições extremas, se fosse assim era um problema comum a todas as marcas, pois os motores não diferem tanto assim.

Nissan LEAF 2018 40kWh
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
64 000Km's
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
64 000Km's
- rjspedition
Ainda com alguns dias pela frente, estamos a fazer um breve esboço sobre os pontos de passagem e carregamento da viagem de regresso.
Os dois pressupostos são os seguintes:
A) Não deveremos ter o carro configurados na conta Tesla para assim utilizar os SC de forma automática, duvido que o stand consiga passar logo pela APP, pelo que a sua utilização não é prioritária.
B) Vamos estar em viagem em passeio acelerado e com tempo contado, pelo que se for mais caro carregar o carro durante as paragens, será!
Para o primeiro dia já tenho identificado um estacionamento subterrâneo com 55 carregadores de 22kW que devem ajudar qualquer coisa durante a pausa e jantar, o segundo carregamento não deverá ser difícil ao longo de 300km de autoestrada em França. Se em Junho (?) paguei em França na Ionity e na FastNed simplesmente com um cartão de crédito, aqui perdi 5 minutos a pensar se também seria assim ou por app, ate que me lembrei que tenho o cartão Electroverse a apanhar pó na garagem já que chegou com o Leaf já encostado, e voilá:
Uma lista enorme de postos disponíveis com APP ou "cartão único", acho que não vai existir problema.
No entanto, há parciais que calculo no ABRP que não me fazem sentido:
Porquê sequer forçar uma paragem, se tenho SOC de chegada com 10%, e chego muito acima disso?
Os dois pressupostos são os seguintes:
A) Não deveremos ter o carro configurados na conta Tesla para assim utilizar os SC de forma automática, duvido que o stand consiga passar logo pela APP, pelo que a sua utilização não é prioritária.
B) Vamos estar em viagem em passeio acelerado e com tempo contado, pelo que se for mais caro carregar o carro durante as paragens, será!
Para o primeiro dia já tenho identificado um estacionamento subterrâneo com 55 carregadores de 22kW que devem ajudar qualquer coisa durante a pausa e jantar, o segundo carregamento não deverá ser difícil ao longo de 300km de autoestrada em França. Se em Junho (?) paguei em França na Ionity e na FastNed simplesmente com um cartão de crédito, aqui perdi 5 minutos a pensar se também seria assim ou por app, ate que me lembrei que tenho o cartão Electroverse a apanhar pó na garagem já que chegou com o Leaf já encostado, e voilá:
Uma lista enorme de postos disponíveis com APP ou "cartão único", acho que não vai existir problema.
No entanto, há parciais que calculo no ABRP que não me fazem sentido:
Porquê sequer forçar uma paragem, se tenho SOC de chegada com 10%, e chego muito acima disso?

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Se eles tiverem acesso à APP, é instantâneo passar o acesso. E mesmo sem isso, enviando os documentos de compra à Tesla costuma ser rápido. Pergunta no TCP que há malta que importa regularmente e dizem ter isso tratado em pouco tempo, só com os documentos.
O que não invalida a boa preparação que estás a fazer, claro.
O que não invalida a boa preparação que estás a fazer, claro.

- rjspedition
Não tinha qualquer esperança de uma passagem logo pela APP, uma vez que todos os 60+ M3 que estão no stand devem ser provenientes de empresas de leasing, e pensava que o registo estaria sempre na APP do antigo condutor.
No entanto perguntar não ofende, e a resposta veio rápida e directa: "Assim que o carro estiver pago e faturado, passamos logo o carro via APP".
Maravilha se assim for!
Carregamento em hotel, 14 pontos.
Neste caso, existe um supercharger a 500 metros de 250 kW a 0.35 (?).
No entanto perguntar não ofende, e a resposta veio rápida e directa: "Assim que o carro estiver pago e faturado, passamos logo o carro via APP".
Maravilha se assim for!

A preparação acaba por acontecer só por causa de ir acompanhado. Aproveitar tempos mortos e carregar durante a noite ajuda, embora os preços depois estão ajustados por causa da comodidade:O que não invalida a boa preparação que estás a fazer, claro.
Carregamento em hotel, 14 pontos.
Neste caso, existe um supercharger a 500 metros de 250 kW a 0.35 (?).

- rjspedition
Ainda no planeamento - é já para a semana
-, hoje cheguei à conclusão que a realidade aqui em casa é muito esta:
Roadtrips e viagens mais longas são, habitualmente, sempre em tempos mais quentes pelo que a temperatura raramente é um problema a considerar. Ao olhar para a previsão fomos brindados com um provável atravessar de Holanda, Bélgica e França com uns agradáveis 2 a 6 graus positivos:
2019 é pré-bomba de calor, e esta temperatura não vai ajudar em nada ao alcance na durante a viagem, pelo que vou sair daqui com a espectativa já ajustada. No entanto o frio é apenas parte da questão já que parte do percurso delineado passa por zonas de montanha em França, onde não espero encontrar neve, mas onde após o primeiro dia de Novembro é obrigatório circular com pneus de Inverno ou em alternativa com correntes de neve clássicas ou texteis disponíveis na mala.
E com isto montado, não tenho alternativa se quiser manter o percurso. Será que correntes têxteis serão suficientes? No limite e em qualquer complicação com o tempo, os planos são feitos para serem alterados.
Na folha de excel, a rúbrica "Transporte até ao carro" ficou no entanto completa:
Parque aeroporto: 40€
Voo LIS - AMS directo: 106,5€
Comboio em Schiphol: 22,5€

Roadtrips e viagens mais longas são, habitualmente, sempre em tempos mais quentes pelo que a temperatura raramente é um problema a considerar. Ao olhar para a previsão fomos brindados com um provável atravessar de Holanda, Bélgica e França com uns agradáveis 2 a 6 graus positivos:
2019 é pré-bomba de calor, e esta temperatura não vai ajudar em nada ao alcance na durante a viagem, pelo que vou sair daqui com a espectativa já ajustada. No entanto o frio é apenas parte da questão já que parte do percurso delineado passa por zonas de montanha em França, onde não espero encontrar neve, mas onde após o primeiro dia de Novembro é obrigatório circular com pneus de Inverno ou em alternativa com correntes de neve clássicas ou texteis disponíveis na mala.
E com isto montado, não tenho alternativa se quiser manter o percurso. Será que correntes têxteis serão suficientes? No limite e em qualquer complicação com o tempo, os planos são feitos para serem alterados.

Na folha de excel, a rúbrica "Transporte até ao carro" ficou no entanto completa:
Parque aeroporto: 40€
Voo LIS - AMS directo: 106,5€
Comboio em Schiphol: 22,5€
Última edição por rjspedition em 15 nov 2024, 01:12, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
De facto problemas que a maioria que de nós nem nunca pensou...
Neva na serra da estrela e fecham as estradas (também mas não só) porque a malta vai para lá de pneus de verão (quem nunca?) e depois é vê-los a patinar a fugir para a berma.
Se não tiveres temperaturas mesmo negativas acho que as de tela são suficientes para necessidades pontuais, mas os pneus de inverno é que eram mesmo boa ideia. Tenho familiares em França que apanham neve regularmente (incluindo em montanha) e nestes anos todos acho que só usaram correntes em nevões a sério.
As correntes de neve não são para andar montadas enquanto se anda normalmente (nem dá jeito), são para usar nas alturas (literalmente
) e locais pontuais obrigatórios.
Acho que não vais precisar mas, se o carro não trouxer pneus de inverno, convém ter o "plano B" e nesse caso eu ia para as mais baratas.

Neva na serra da estrela e fecham as estradas (também mas não só) porque a malta vai para lá de pneus de verão (quem nunca?) e depois é vê-los a patinar a fugir para a berma.
Se não tiveres temperaturas mesmo negativas acho que as de tela são suficientes para necessidades pontuais, mas os pneus de inverno é que eram mesmo boa ideia. Tenho familiares em França que apanham neve regularmente (incluindo em montanha) e nestes anos todos acho que só usaram correntes em nevões a sério.
As correntes de neve não são para andar montadas enquanto se anda normalmente (nem dá jeito), são para usar nas alturas (literalmente

Acho que não vais precisar mas, se o carro não trouxer pneus de inverno, convém ter o "plano B" e nesse caso eu ia para as mais baratas.
Não te preocupes muito com isso. Aproveita para aquecer o habitáculo enquanto carregas mas depois de o habitáculo estar quente não se gasta assim tanto tanto (mais do que BC claro) a manter a temperaturarjspedition Escreveu: ↑14 nov 2024, 23:482019 é pré-bomba de calor, e esta temperatura não vai ajudar em nada ao alcance na durante a viagem