Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 17 nov 2024, 16:24

Aproveita para aquecer o habitáculo enquanto carregas mas depois de o habitáculo estar quente não se gasta assim tanto tanto (mais do que BC claro) a manter a temperatura ;)
Boa dica, será feito!
Acredito que se tiver o carro na APP e a carregar durante a noite seja fácil de programar para estar quente à saida. :D

Espero é que o Spotify funcione minimamente bem, já vi que pelos grupos e fóruns é uma queixa recorrente nas últimas semanas. A confiar na imagem enviada, o carro está com a versão 2024.32.7:
3241.JPG
A rúbrica "Transporte até ao carro" ficou no entanto completa: 169€
Parque aeroporto: 40€
Voo LIS - AMS directo: 106,5€
Comboio em Schiphol: 22,5€
A fatia de leão está obviamente na compra do carro, e essa alínea também a posso fechar:
Aquisição: 20.550€
Model 3 2019: 20.450€
Matrícula e seguro de exportação: 100€
O nosso Leaf foi adquirido em 2021 por pouco mais de metade do custo e lembro-me de em discussão entre amigos referir que para algo que cobria 90 a 95% das minhas necessidades diárias, era um preço bastante simpático já que em 5 anos o custo estava compensado, e principalmente porque um EV para substituir por completo o nosso Diesel iria custar 3x mais sem grande benefício no dia a dia: recordo-me dos Niro 64 a 30 mil€ em 2021 por exemplo.

Os anos passam com mais opções, a tecnologia avança, e os preços baixam e hoje felizmente já não são necessários 30 mil para substituir por (quase) completo um ICE, mas é impossível aqui em casa não se fazer a comparação ao custo/benefício/possibilidades que o M3 nos vem oferecer em comparação com o Leaf que ainda está na garagem, sendo que estamos bem mais felizes com esta nova equação já que planos não faltam para por em prática! :D :D

As espectativas são agora que o M3 esteja por cá por 10 anos (terá 15 anos em 2034) a fazer 25 mil km/ano (terá 384 mil). :think: :think:

Pequeno ponto relativamente ao preço: Não sei se o mercado está a avançar para "preços fixos" para o consumidor final (modo de operação Tesla?) ou se os descontos são mais restrictos. Em ambos os negócios onde estive quase a sinalizar ou sinalizei, o preço foi fixo na medida que para exportação se fazia um desconto de 1000€, nada mais nada menos.

Em relação ao ICE que importei em 2019 já percebi entretanto que existe uma grande diferença, já que na altura foi vendido a menos 4000€ do que o preço anunciado: Carros a combustão na Holanda pagam um imposto (BPM) sobre as emissões quando são registados, que pode parcialmente ser devolvido quando existe prova que o veículo é exportado e registado em país europeu. Se com um eléctrico não existem emissões, não existe imposto, não existe devolução, mas esperava mais alguma flexibilidade.

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 23 nov 2024, 01:06

No limite e em qualquer complicação com o tempo, os planos são feitos para serem alterados. ;)
PSX_20241123_010359.jpg
Só não digo que a primeira noite acabou assim, porque o hotel ainda estava a uma longa distância.

:pray:

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 23 nov 2024, 02:04

rjspedition Escreveu:
17 nov 2024, 16:24
Pequeno ponto relativamente ao preço: Não sei se o mercado está a avançar para "preços fixos" para o consumidor final (modo de operação Tesla?) ou se os descontos são mais restrictos. Em ambos os negócios onde estive quase a sinalizar ou sinalizei, o preço foi fixo na medida que para exportação se fazia um desconto de 1000€, nada mais nada menos.
No meu caso também foi exactamente isso que retiraram ao preço anunciado.

Mas tenho reparado que em Portugal a maioria dos vendedores são inflexíveis em baixar o preço anunciado.

Tirando um caso em que o carro estava anunciado a 23000€ (inflacionado) e o vendedor fazia 20000€, ainda assim caro, não há muita flexibilidade. Um ou outro que aceita baixar 200/300€.

Mesmo aquela mais valia de antigamente que era o pagamento a pronto, neste momento é visto como mau negócio porque os stands ganham comissões das financeiras por cada novo crédito que fazem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2024, 02:09

Ainda a ser preparado para a sua nova vida, o nosso Model 3 já se encontra em casa após a sua primeira viagem de 3050km que teve inicio na Quinta Feira às 2:00 e terminou Domingo já quase às 17:00, tendo merecido um brinde a tudo ter corrido bem no jantar dessa noite. :D
Aus_001.jpg

Mas começando do início: Já com a certeza que seria de Inverno dada a demora da Nissan, esta viagem tinha sido planeada para ser feita a solo com mais dias disponíveis para poder explorar o carro e passear a caminho de casa, e só não o foi porque tive o prazer de um familiar próximo apenas me responder com um "E não convidas?" quando contei do plano.

Com uma janela de regresso mais pequena, era essencial chegar cedo a AMS para poder aproveitar o dia, tendo sido escolhido o primeiro voo a partir de Lisboa.
Depois de ter decidido o carro ainda se esperou umas 2 a 3 semanas por uma quinta feira com voo abaixo dos 300€ por pessoa ( :shock: ), e lá fomos nós:
Aus_002.jpg
Embarcar em Lisboa com 15º e sair em Amsterdão com 2º já era em si uma experiência, o ter ouvido o piloto avisar que eram esperados episódios de chuva e neve ligeira, ainda nos deixou mais "acordados".
Aus_003.jpg

A viagem de comboio com dois transbordos foi feita quase sem qualquer precipitação, com a excepção da chegada (sempre à chegada) com alguma chuva à mistura, mas de neve, para já apenas caída em redor da linha:
Aus_004.jpg

A última parte que estava pensada para ser de Uber, teve um pequeno bónus quando por Whatsapp recebo a mensagem que o vendedor do stand vinha ao meu encontro de Polestar 2 ( :-D ), naquela que, em retrospetiva, seria a única atitude simpática digna de registo de todo o processo. Pouco depois, cá estava ele:
Aus_005.jpg

E se demorou pouco até chegar ao carro, pouco demorou até sair com o carro.

A política do stand passa por ter o carro pago de véspera para na altura estar tudo pronto e emitido, e na realidade reparei que no dia anterior a matrícula já aparecia nos registos como "EXPORTADA" e tive o carro na aplicação Tesla ainda antes de lá chegar. Cada um impõe as regras que quer em sua casa, e o cliente se quer tem de concordar, nada contra, até porque parece que o mais habitual agora é pagar e pedir para levantar de camião. Mas chegar, entregar os documentos e cartões do carro e apenas "Now I am going to change the language to Portuguese" seguido de "Its ready! Thank you so much! Have a nice journey!" pareceu-nos um bocadinho extremo, tendo sido totalmente oposto à experiência que tinha tido uns km ao lado em 2019 numa concessão oficial de uma marca sueca.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 27 nov 2024, 05:51

Ainda bem que tudo correu pelo melhor. Agora é desfrutar.
rjspedition Escreveu:
27 nov 2024, 02:09
Mas chegar, entregar os documentos e cartões do carro e apenas "Now I am going to change the language to Portuguese" seguido de "Its ready! Thank you so much! Have a nice journey!" pareceu-nos um bocadinho extremo, tendo sido totalmente oposto à experiência que tinha tido uns km ao lado em 2019 numa concessão oficial de uma marca sueca.
O homem tinha mais carros para ir vender e tu a quereres conviver. 😄

Não deve ser por acaso que dizem que os portugueses são mais calorosos no acto de receber.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 27 nov 2024, 09:55

Muito bom relato, sabe-me um pouco a aperitivo, pois vou para essas bandas na Primavera. Achei caro esse bilhete de avião, vou pagar cerca de 60€ para lá.
Vou aproveitar e ver alguns carros por lá. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
64 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 27 nov 2024, 10:00

rjspedition Escreveu:
o nosso Model 3 já se encontra em casa após a sua primeira viagem de 3050km que teve inicio na Quinta Feira às 2:00 e terminou Domingo já quase às 17:00,
Parabéns :clap: Foram muitos dias, teve turismo incluído? Para o próximo verão estou a contar ir à Holanda na minha carcaça e estou a contar com apenas 2 dias de viagem.
E a viagem como correu, tudo fácil ou alguma surpresa?
rjspedition Escreveu:
A política do stand passa por ter o carro pago de véspera para na altura estar tudo pronto e emitido, e na realidade reparei que no dia anterior a matrícula já aparecia nos registos como "EXPORTADA" e tive o carro na aplicação Tesla ainda antes de lá chegar.
No fundo faz sentido. Claro que para quem compra, um carro e um dos investimentos da vida (o único pior que o casamento :lol: ) mas do ponto de vista deles isso é o que faz sentido e por exemplo é o que a tesla faz nos novos. Imagina chegares para pagar só no dia, depois esperar confirmação da transferência, depois um papel qualquer que não se trata por qualquer motivo... A rapidez do processo comprova mais ou menos a eficiência.
Claro que para quem "larga" umas dezenas de milhar é apreciado um bocadinho de "calor", mas é como é.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2024, 11:24

Nonnus Escreveu:
27 nov 2024, 05:51
O homem tinha mais carros para ir vender e tu a quereres conviver. 😄

Não deve ser por acaso que dizem que os portugueses são mais calorosos no acto de receber.
Fair enough!

Mas estava no mínimo à espera de uma pequena introdução às funções do carro e a confirmação em conjunto do estado do mesmo.
Muito bom relato, sabe-me um pouco a aperitivo, pois vou para essas bandas na Primavera. Achei caro esse bilhete de avião, vou pagar cerca de 60€ para lá.
Acabamos por pagar 105/115 cada. ;) A vontade foi de mal ter o carro reservado, ter levantado voo, mas os 300 e muitos euros eram algo proibitivo. Tivemos de esperar duas semanas e meia por um combo preço/horário simpático.
Parabéns :clap: Foram muitos dias, teve turismo incluído? Para o próximo verão estou a contar ir à Holanda na minha carcaça e estou a contar com apenas 2 dias de viagem.
E a viagem como correu, tudo fácil ou alguma surpresa?
.... próximos capítulos, próximos capítulos... que ontem não consegui terminar... :lol:
Claro que para quem "larga" umas dezenas de milhar é apreciado um bocadinho de "calor", mas é como é.
Percebi perfeitamente o ponto de vista deles, até porque o mercado Holandês é bem mais transparente a nível de registos e relatórios sobre os carros, e é o próprio stand que indica que caso se deseje e esteja longe, dá contratar uma empresa independente que verifica no local o carro e envia relatório com parecer para o cliente (e no limite, também trata da exportação).

Salvo erro o custo ronda os 300€. ;)

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2024, 12:04

Peço desde já desculpa prévia para alguns pontos das próximas mensagens: Para quem vem de um Leaf de 30 e que tem um ICE relativamente arcaico, existem algumas funções no Tesla que acho simpáticas mas que já podem ser completamente habituais em toda a industria. :D

Após uma análise visual exterior e interior, e ainda perplexos, decidimos arrancar em direção ao primeiro ponto do plano de regresso, quase sempre debaixo de chuva e sempre por terrenos planos, canais, e diques artificiais com poucas oportunidades para parar fora de portas.
Aus_006.jpg

Até porque ou chovia, ou ameaçava:
Aus_007.jpg

Pequena nota sobre um detalhe que acho simpático: Dentro da Holanda as zonas de velocidade média são apresentadas assim, com todo o detalhe:
Aus_008a.jpg
Aus_008a.jpg (45.16 KiB) Visto 3282 vezes

Tal como foi referido pelo Ftomas na viagem de regresso dele, o trânsito na Holanda (mesmo fora da HP) e mesmo para entrar na Bélgica neste caso foi surreal, com muito mas muito tempo perdido, tendo anulado a vantagem de sair do stand cedo. O primeiro dia era esticado e rapidamente fiquei a perceber que o plano já era, mas não me preocupei muito já que tinha a conta configurada e podia usar os Supercharger. Bastou indicar o destino ao carro, e tudo calculado:

Aus_008.jpg
E sim, nem a pressão saiu certa do stand. :|

Sem perceber muito do planeador da Tesla e da previsão (muito boa!) que faz das estimativas de consumo, saímos para jantar em Antuérpia a fazer fé nos 8%, coisa completamente impossível de confiar se fosse o Leaf (Não vou bater mais, juro), tendo chegado com 6%.

Jantar após carregamento em Antuérpia para seguir viagem direta até ao hotel sendo que ao entrar em França encontramos uma operação stop pela polícia de fronteiras onde revistam malas de todos os veículos, com ocupantes à margem.

No entanto o melhor dessa noite ainda estava por chegar: Sem perceber o porquê, encontrámos a faixa esquerda da AE vedada ao trânsito com uma coluna extensa de largas dezenas de camiões todos parados e fechados, algo estranho de acontecer por cá, mas facilmente explicado pelo que do nada reparámos na próxima portagem.
Aus_009.jpg
E era noite cerrada, sem ninguém na estrada a uns 150/180 talvez km do hotel, e as temperaturas já rondavam os -1 a -2. :hand:
Última edição por rjspedition em 27 nov 2024, 12:58, editado 1 vez no total.

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2024, 12:44

Confesso que se existiu alguma desilusão no primeiro dia, além do trânsito nos ter tramado os planos, foram os consumos do Model 3, embora os perceba.
Tenho pena de não ter apontado os parciais mas tenho ideia que o consumo acabou com 23 / 100km, isto quase sempre com chuva e no limite neve muito muito ligeira, com temperatura ambiente sempre entre os +3 a -3, uma excelente introdução para a primeira vez com o carro.

Aus_010.jpg

Posto isto, as 2 paragens previstas pelo carro passaram a 3 mais curtas por nossa iniciativa, até porque o estado do caminho à frente era desconhecido.

O piso em auto-estrada estava em bastante bom estado sem gelo ou neve mas mesmo assim o ritmo foi bastante mais comedido. Pior é que os chargers ficam fora, e para aceder ainda tivemos de fazer uma gincana devagar devagarinho numa bomba de combustível completamente encerrada com o piso coberto de gelo e restos de neve.
PSX_20241123_010359.jpg

Do mal ao menos, tanto os carregadores como as baterias não sofreram de aquecimento. :mrgreen:

O pior da viagem estava no entanto por chegar em Le Havre:
aus_012.JPG
aus_012.JPG (63.99 KiB) Visto 3262 vezes
Não só a descida para a cidade é com um desnível jeitoso, como a ponte é *isto*: Enormes desníveis, um piso gelado e húmido por cima de um rio, e com bastante vento a empurrar a neve acumulada naqueles cabos em direcção ao tabuleiro.

Ver gelo e neve a cair daquela altitude à nossa frente com um tecto de vidro não é, garanto, simpático, principalmente porque acelerações bruscas ou uma velocidade mais elevada não era recomendada com aquele piso e pneus de verão.

Com um grande alívio deixámos a ponte para trás, apenas para o GPS do Tesla nos mandar por estradas secundárias para o resto da viagem sempre com muito cuidado e calma, até porque obviamente não havia ninguém atrás de nós, tendo sido brindados com cenários como este:
aus_013.jpg

... que parecem simpáticos não fosse estar um Yaris espetado num muro na próxima curva a descer. Sempre com muito cuidado e bastante devagar, demos entrada no Hotel às 3:09.
Aus_014.jpg

Carregamentos do dia:
Antwerp: 54,325 kWh - 33 minutos - 23,90€ - 0,44€/kWh
Noyelles-Godault: 41,266 kWh - 23 minutos - 14,44€ - 0,35€/kWh
Varneville-Bretteville: 39,940 kWh - 16 minutos - 13,18€ - 0,33€/kWh

Distancia aprox: 770 km

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”