BMW i4 White Alpine

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Nonnus
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Nonnus » 24 dez 2023, 00:23

civic Escreveu:
23 dez 2023, 11:59
Sei que vai contra o que o pessoal costuma fazer, e eu também, mas coloquei os novos à frente e passei os da frente para trás, pois estavam como novos e dessa forma iam andar lá uma eternidade, vamos lá ver até quando se aguentam agora que já estou mais habituado ao carro.

Eu nunca mudo os 4 pneus ao mesmo tempo. Quando mudo os de trás o que faço é por os novos a frente e passo os da frente para trás. Nem imaginas o 31 que é na Norauto cada vez que faço isto. Duas vezes que fiz no Leaf e quando o funcionário vê que na folha de obra está escrito que é para fazer essa mudança, mandam-me chamar para falar com o chefe da oficina. Depois estou mais de 10 minutos a levar com a explicação que isso é contra todas as recomendações, depois explico que estamos a falar de um carro elétrico que funciona de maneira diferente na travagem e que é a minha responsabilidade, que se for necessário eu assino um papel em como assumo a responsabilidade. Quando digo isto acabam por ceder. Mas é uma chatice. Isto acontece porque eu marco a mudança online e não existe essa opção no formulário, depois quando lá chego e peço ao funcionário da recepção que é para fazer a troca de pneus, é que ele pede a quem fica com a obra .
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Nerusonu
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Nerusonu » 24 dez 2023, 12:17

Se o carro tiver tracção frontal os pneus novos devem ir para o eixo traseiro, se o carro for tração traseira os pneus novos devem ir para o eixo frontal... Isto nos ICE, nos EV não deveria ser muito diferente

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Nonnus
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Nonnus » 24 dez 2023, 17:06

A explicação é que o carro fica mais solto quando tem pneus usados atrás e pode-se dar a sobreviragem, mas existem outros que contrariam essas recomendações e dizem o contrário. Como eu não sou nenhum piloto de ralis e ando sempre dentro dos limites de velocidade até hoje nunca me aconteceu.

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civic
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 25 dez 2023, 10:43

Pois, tal como eu referi, também costumo meter os novos atrás e acabar sempre com os pneus no eixo dianteiro, acontece que com este carro gasto completamente os pneus traseiros enquanto gastou uns 20% dos pneus dianteiros, se não fizesse como fiz eles iriam andar ali uma eternidade, tipo levaria umas 5 mudas no traseiro e iria andar ali sempre com aqueles até ficarem ressequidos, sinceramente, acho que é a melhor forma de lidar com isto, claro que não quero meter 4 pneus de uma vez, iria saber a 500 paus.
Alem disso, com sulcos abaixo dos 1,6mm legais nunca tive qualquer tipo de problemas com chuva, se houve aquaplanig o carro lidou tão bem com isso que nem dei conta, acho que neste aspeto um tração traseira é sempre melhor que um tração dianteira, pois o pneu apanha sempre o piso com menos água depois de passar a roda dianteira. ;)
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civic
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 25 dez 2023, 10:49

Nonnus Escreveu:
24 dez 2023, 00:23

Eu nunca mudo os 4 pneus ao mesmo tempo. Quando mudo os de trás o que faço é por os novos a frente e passo os da frente para trás. Nem imaginas o 31 que é na Norauto cada vez que faço isto. Duas vezes que fiz no Leaf e quando o funcionário vê que na folha de obra está escrito que é para fazer essa mudança, mandam-me chamar para falar com o chefe da oficina. Depois estou mais de 10 minutos a levar com a explicação que isso é contra todas as recomendações, depois explico que estamos a falar de um carro elétrico que funciona de maneira diferente na travagem e que é a minha responsabilidade, que se for necessário eu assino um papel em como assumo a responsabilidade. Quando digo isto acabam por ceder. Mas é uma chatice. Isto acontece porque eu marco a mudança online e não existe essa opção no formulário, depois quando lá chego e peço ao funcionário da recepção que é para fazer a troca de pneus, é que ele pede a quem fica com a obra .
Mas qual é a lógica, até entendo isso num tração atrás, o meter novos atrás num LEAF é o mesmo que andar lá com eles tipo 100 000 kms, foi os que me fizeram os de origem e mesmo assim acabaram no eixo da frente, se não os tivesse mudado se calhar ainda hoje andavam lá.
Na minha ideia o eixo com mais aderência é o eixo da tração, aí devem ficar os piores pneus, mas claro cada um sabe de si, mas gostava de perceber porque fazes assim.
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por LFN » 26 dez 2023, 01:23


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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Filipe » 26 dez 2023, 02:32

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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Nonnus » 26 dez 2023, 09:19

civic Escreveu:
Mas qual é a lógica, até entendo isso num tração atrás, o meter novos atrás num LEAF é o mesmo que andar lá com eles tipo 100 000 kms, foi os que me fizeram os de origem e mesmo assim acabaram no eixo da frente, se não os tivesse mudado se calhar ainda hoje andavam lá.
Na minha ideia o eixo com mais aderência é o eixo da tração, aí devem ficar os piores pneus, mas claro cada um sabe de si, mas gostava de perceber porque fazes assim.
Simples. Os pneus do Leaf a frente fizeram 90k km os de trás fizeram 110k km.

Quando tenho que mudar os de trás, os da frente tem cerca de 20k km, ainda tem muito piso, que montados a atrás duram muito tempo.

O vídeo que postei não menciona que tipo de piso tem os pneus. Claro que eu não monto pneus slicks atrás, quando são montados tem pouco desgaste. Se fosse assim tão perigoso tínhamos que trocar os pneus de trás a cada 5000km?

Tudo tem uma razão de ser, e tem que existir bom senso. Nem tudo ao mar nem tudo a terra.
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 26 dez 2023, 10:17

Nonnus Escreveu:
26 dez 2023, 09:19

Simples. Os pneus do Leaf a frente fizeram 90k km os de trás fizeram 110k km.

Quando tenho que mudar os de trás, os da frente tem cerca de 20k km, ainda tem muito piso, que montados a atrás duram muito tempo.

O vídeo que postei não menciona que tipo de piso tem os pneus. Claro que eu não monto pneus slicks atrás, quando são montados tem pouco desgaste. Se fosse assim tão perigoso tínhamos que trocar os pneus de trás a cada 5000km?

Tudo tem uma razão de ser, e tem que existir bom senso. Nem tudo ao mar nem tudo a terra.
No LEAF as coisas correm mais ou menos da mesma forma, o desgaste é parecido entre os 2 eixos, no i4 é completamente diferente.
A questão do perigo vai de cada um, pois sabendo que tenho uns pneus com 2mm de sulcos e está a chover torrencialmente não me vou por a andar como se tratasse de piso seco, por norma adapto a condução às condições da estrada e dos pneus, concordo contigo...
Tal como a mudança de pneus ocorre por norma no inicio do inverno, desta forma tenho borracha fresquinha para a chuva e não a derreto no alcatrão quente do verão, por isso faço sempre as contas a apontar para aí, para o verão até o pneu slick serve. ;)
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Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 01 abr 2024, 11:13

A assinalar a passagem de mais um numero, já passou os 40 000kms, para menos de 1 ano e meio está a bater recordes.
De referir que nunca fui muito adepto de carros alemães devido à pouca fiabilidade que eu achava que tinham, este está a bater recordes também, nunca tive um carro com este tempo de vida sem qualquer queixa ou melhoria a fazer, novos tive 2 Hondas e 1 Nissan.
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