Peugeot e-208 carregando na ionity

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Peugeot
Nerusonu
Mensagens: 812
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por Nerusonu » 05 fev 2020, 14:57

ruramos Escreveu:
05 fev 2020, 10:54
video em pormenor da montagem das baterias, não consegui ver onde passa o arrefecimento.
ver a partir do minuto 1:00

Porque não por esse vídeo no tópico do 208? É que aqui neste(sobre a velocidade de carregamento) é offtopic, não?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por migle » 05 fev 2020, 21:50

ruramos Escreveu:
05 fev 2020, 10:35
O carregar tão lento acima dos 69% pode ser devido ao sistema de arrefecimento não?
Ou simplesmente para dar tempo aos iões para encontrar lugar para estacionar por entre a grafite já bastante ocupada...
frankesousa Escreveu:
05 fev 2020, 10:37
Olha que a tensão faz uma diferença notável, ora P=V*I,
Sim, mas das tensões já vocês tinham falado. Além disso, tem-se falado tanto da tensão do pack que parece que só isso interessa. Preferi olhar para a corrente para ver outros factores...
rnlcarlov Escreveu:
05 fev 2020, 10:42
migle Escreveu:
04 fev 2020, 23:50
Aos 15' já carregou o que eu habitualmente carrego em 30'. Porém, aos 30' só carregou 1,5X essa quantidade (nos segundos 15' carregou metade do que nos primeiros). A comparação vai ficando pior depois dos 69%... É um carro que demora 40' a carregar até aos 80%, 30' era melhor.
Estás apenas considerar o carregamento do Ioniq nos nossos PCRs, ou a velocidade máxima que ele é capaz de carregar num PCR com mais potência?
No caso desta frase, estou a pensar no que eu carrego habitualmente nos nossos PCRs. Repara, meia hora 22kWh... Depois ele na meia hora acaba por ficar apenas nos 33kWh. Em HPC, e até aos 80% do Ioniq a diferença é menor, tipo uns 17' contra 23', ganha-se 6'.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por OCasal » 06 fev 2020, 01:44

Não vejo muitas diferenças para os packs dos Leafs! Também não consigo identificar nenhum TMS...

ruramos
Mensagens: 574
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por ruramos » 06 fev 2020, 10:50

OCasal Escreveu:
06 fev 2020, 01:44
Não vejo muitas diferenças para os packs dos Leafs! Também não consigo identificar nenhum TMS...
O leaf é o unico que não tem TMS, o e-208 tem arrefecimento por liquido!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por migle » 06 fev 2020, 23:04

ruramos Escreveu:
05 fev 2020, 10:54
video em pormenor da montagem das baterias, não consegui ver onde passa o arrefecimento.
ver a partir do minuto 1:00
Então e se forem os dois tubos com tampinhas amarelas?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1310
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por frankesousa » 07 fev 2020, 09:58

Está aqui um bom gráfico comparativo (com o ZOE, mas dá para ter uma ideia).

Imagem

Parece que o segredo é chegar perto dos 0% e sair +- aos 70%. O que em AE dá paragens de 150 em 150km, o que me parece apenas mediano. Claro que num intervalo de almoço ou assim pode-se esticar mais, mas imaginem um HPC a pagar ao minuto para altas potências e a partir de 50% já não é assim tão alta.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por Ricardo » 07 fev 2020, 12:13

O que em AE dá paragens de 150 em 150km, o que me parece apenas mediano. Claro que num intervalo de almoço ou assim pode-se esticar mais, mas imaginem um HPC a pagar ao minuto para altas potências e a partir de 50% já não é assim tão alta.
Mas estás a falar em velocidades dignas de autoestrada certo? Eu conseguia viver com isso. O primeiro trecho faria aí uns 200 km e 150 km a partir dai. Desde que as paragens sejam curtas (mesmo aos preços actuais da ionity, continuaria a ser bom que eles viessem para Portugal) tudo ok. Não é ideal mas...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6393
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por BrunoAlves » 07 fev 2020, 12:33

70% de 50kWh são 35kWh. Com esta energia apenas se farão 150km?
Se fosse eu apontaria a velocidades ligeiramente inferiores (tipo 110) onde seguramente que faz 200km. Com HPC carrega mais 200 rapidamente, com PCR demora virtualmente o mesmo que qualquer outro carro com o mesmo consumo, talvez mais um pouco por não chegar aos 50kW.

Não é ideal, mas na gama de preços em que está não existem muitos a carregar melhor penso eu :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1310
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por frankesousa » 07 fev 2020, 13:19

Eu não consideraria 0-70%, mas sim uns mais realistas 15%-70% para não haver sustos, e por isso são "apenas" 55% (não de 50kWh, mas sim dos utilizáveis 45kWh ou nem isso) o que corresponde a 0.55*45= 24.75kWh

Se fizer 150km já não é a "velocidades dignas de autoestrada". Já só fará pouco mais de 100km (para chegar aos 150km mas a 100/100km/h).

Eu prefiro fazer contas realistas do que utilizar as contas dos departamentos de markting :lol:


Claro que isto é num pais "decente" para VEs, no nosso com PCR de 50kW já é mais rápido noutros carros menos gastadores (como ioniq por exemplo)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Mensagem por jfr2006 » 07 fev 2020, 13:26

frankesousa Escreveu:
07 fev 2020, 13:19
... (não de 50kWh, mas sim dos utilizáveis 45kWh ou nem isso) ...

47,5kWh ;)

Logo, daria 26kWh, o que daria uns 160km para aí...

Mas num carro com 47,5kWh de bateria, creio que o aviso de bateria fraca será lá para os 10%, de modo que seria melhor considerar 10 a 70%, dando um range de 60%, logo 28,5kWh ;)

Responder

Voltar para “Peugeot”