Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

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ljbmartins
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Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por ljbmartins » 23 abr 2020, 21:02

Olá a todos.

Vamos lá então dar início a um diário de bordo ou DB como aqui se diz do meu Peugeot e208.

Vou começar por explicar o porque de comprar um elétrico (VE) e não efetuar a normal troca da carrinha diesel agora com 8 anos por outro diesel parecido. Como se pode verificar o e208 é bastante mais pequeno (+- 70 cm) e como tal não parece ser a escolha correta, mas já lá vamos.
A mudança para um VE partir de um raciocínio puramente económico como explico desde já.

A fazer, antes da pandemia, cerca de 2.000 km por mês, com um gasto só em gasóleo na casa dos 200 €, com outro o outro carro a gasolina a gastar cerca de 150€, já para não falar que a carrinha se aproxima do 250.000km, conclui que era necessário substituir um dos veículos.
Para completar a festa a carrinha diesel é usada ao serviço de uma empresa que nos tempos correm obriga a considerar as despesas do automóvel como lucro tributável, a famosa contribuição autónoma.

Primeira opção: Trocar o diesel por outro diesel ou gasolina. Teria que ser como particular. Para empresa não é vantajoso. É preferível pagar despesas ao empregado, que mesmo assim são tributadas. Como tal foi descartada.

Segunda Opção: Trocar o diesel por híbrido plug-in. Era uma opção interessante em termos fiscais, mas como o consumo apenas é baixo nos primeiro 50 km e são muito caros, ficou logo colocado de parte pois diariamente faço cerca de 130/150km em estrada nacional.

Terceira opção: Trocar Diesel por Elétrico. Aqui foi onde comecei a fazer contas e verifiquei que a coisa tinha pernas para andar. Fiscalmente para empresas é muito interessante, mas teria que arranjar um EV com muito boa autonomia para prescindir do diesel. Aqui apenas o Tesla seria aceitável. Não considerei Kia ou Hunday por não gostar de SUV. Após algumas pesquisas e conversa no stand tesla do Elcorteingles conclui que dar 60.000€ por um primeiro EV era puxado para mim.

Foi então que equacionei a venda do carro a gasolina e troca por um EV mais pequeno que fosse viável para as 90% das viagens que faço. Com esta opção, o diesel vai ficar por cá a fazer muito menos quilómetros e a poupar na conta da gasolina (o diesel ainda é mais barato mas pouco).

Nas opções, surgiu o Leaf 40 como a escolha obvia. Fiz teste drive, gostei da resposta, do equipamento e do espaço e estava quase a fechar negócio quando vejo que o e208 estava a chegar. Os 340km de autonomia, a bateria refrigerada a água e os carregamentos até 100kwh, aos quais se juntavam uma estética fantástica que faziam esquecer a perda de bagageira para o Leaf não deixaram outra opção senão experimentar. O vendedor disponibilizou-me o carro para teste drive por três dias, permitindo-me fazer dois dias de deslocações normais durante e semana com o carro. Fiquei doido com o carro. É mesmo espetacular o comportamento e funciona muito bem nos trajetos que normalmente faço. Quando entreguei o carro deixei logo um sinal para a aquisição do e208.

O carro chegou no dia 20 de março, já em plena pandemia do Coronavírus, e como tal quase não anda. Mesmo assim já tem de 650 km, pois entre idas ao supermercado e duas idas ao hospital para acompanhar um familiar já deu para fazer o gosto ao pé, incluindo 100 km em Autoestrada.
Deixo aqui umas fotos iniciais do pequeno “foguete”. Em próximas atualizações ao diário avanço com mais experiências.

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O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por BrunoAlves » 23 abr 2020, 21:25

Fantástico, parabéns. Fazia falta este DB.

Agora temos de esperar pela possibilidade (breve esperemos) de correr kms em força. Queremos esses relatos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por Ricardo » 23 abr 2020, 21:46

Primeiro 208 cá do bairro (virtual). Vai ser sem dúvida interessante seguir.

Fil
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por Fil » 24 abr 2020, 00:22

Que falta fazia um db destes!
Excelente começo!
Continue por favor ;)

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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por VETL » 24 abr 2020, 01:04

Boa malha!
Vai ser interessante seguir esta máquina.
Muitos e bons km.
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por Nonnus » 24 abr 2020, 02:06

Parabéns pela aquisição, boa escolha.

Para já o teu DB vem nos demonstrar que afinal parece que o leaf tem concorrência. Entre os dois escolheste e208 portanto foi uma venda a menos para a Nissan e uma venda a mais para a concorrência.

Quando voltarmos a ter a liberdade que estávamos habituados agradecemos que relates a verdadeira autonomia do carro num uso diário e dito normal. Até lá é ficar a espera👍
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por mjr » 24 abr 2020, 22:55

ljbmartins Escreveu:
23 abr 2020, 21:02
Fiquei doido com o carro. É mesmo espetacular o comportamento e funciona muito bem nos trajetos que normalmente faço. Quando entreguei o carro deixei logo um sinal para a aquisição do e208.
A primeira frase diz tudo e mostra como é importante deixar as pessoas conduzir um VE. de preferência não num test drive mas algo mais alargado como foi este caso.

Parabéns pela aquisição e pelo primeiro DB do e208 aqui no fórum.
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por t3lmo » 25 abr 2020, 11:43

Parabéns pela opção, venham muitos e bons relatos elétricos!
Espero cruzar-me com ele na Arruda. Se uma mota elétrica fizer sinal... já sabe :)
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por ljbmartins » 25 abr 2020, 20:40

Muito boa tarde. Segue uma atualização ao DB.

Hoje foi dia de ir ao supermercado e como é obvio o Peugeot foi o escolhido. Aproveitei para experimentar os carregadores de 22Kwh que temos no centro de Arruda e próximos de um dos supermercados. Para surpresa, na ficha do lado estava um "bomba dual motor" novinha em folha.
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Para completar a imagem o velhinho Twizy do projeto Moove Oeste. Devo dizer que esse Twizy foi o meu primeiro contacto com os VE. Achei engraçado mas muito desconfortável.

Estas tomadas funcionam bem. Pelo menos agora em tempo de pandemia devem ter menos procura. E carregam bem. Nos 45 minutos que estive no supermercado acho que carregou +- 10 % da bateria.
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Quando desliguei, na APP indicava 66%.

No regresso a casa, devo ter utilizado o caminho mais longooooo que encontrei ;) e fui experimentar o modo sport numas curvas e contra curvas sempre subir. Bem aquilo até assusta, o controlo de tração sempre a entrar em ação. Que barbaridade. Imagino como será no "vermelhinho" que estava ao meu lado na ficha.

E assim a brincar a brincar já estou a chegar aos 700km.

Antes da "corrida" no modo sport registei as médias dos consumos:
Esta é a dos últimos dias (tirei quando iniciou o carregamento). Simpática, mas após os 5 km finais em modo sport a média disparou (não registei) :lol:
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O acumlulado atual:
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense

Mensagem por jasmim » 25 abr 2020, 23:09

Parabéns! Carro lindo!
Compraste com carregador de 11 kW?
Última edição por jasmim em 26 abr 2020, 07:17, editado 1 vez no total.
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