O SOC da APP que corresponde ao SOC do CB é o SOC Display e é este que deves utilizar.titvs Escreveu: ↑03 abr 2024, 22:38Pois, o Car Scanner foi o que usei e até voltei a usar à pouco para confirmar de novo. Neste momento o carro indica que está a 50% SOC. O Car Scanner indica o seguinte:
SOC BMS: 47.6%
SOC Display: 46.37%
HV battery energy content: 20575 Wh
Maximum Energy Content of the Traction Battery: 42700 Wh
Começa a ser logo estranho a diferença de 3-4% entre estes valores de SOC e o CB. Depois temos que 47.6% de 42700 dá 20325 e não 20575.
Não é estranho a diferença de 3% ou 4% quando já tens o carro parado há algum tempo, no meu caso em andamento a diferença nunca chegou a mais de 2% e tem a ver com a diferença de velocidade da actualização da informação entre a app (mais rápido) e o CB (mais lento), em andamento normalmente ou está igual ou a diferença é 1%.
Após teres parado o carro é normal ao fim de algum tempo existir uma diferença entre a APP e o CB, isto porque a bateria ajusta e na APP reflete-se de imediato, no CB só é actualizada após voltares a andar com o carro, ligar não é suficiente, já fiz essa experiência.
Quando carregas a 100% (ou 80%) no CB quais são os valores que tens nos parâmetros “HV battery energy contente” e “Maximum Energy Content of the Traction Battery”?
Esquece o SOC para calcular a média (não é linear, andei o 1º ano a fazer o mesmo que tu e não batia certo, por isso comprei o ODB) , já que tens forma de medir a energia que a bateria tem (HV battery energy contente) é este valor que deves utilizar, presumo que 80% seja o valor de carga máximo mais comum, assim da próxima vez que carregares até 80% vês o valor, depois antes de voltares a carregar novamente, vês o valor, a diferença versus os km andados deve estar próximo da media do CB (Desde carreg.), no meu caso as diferenças são décimas excepto se apanhar um ajuste da bateria, por isso só vejo o valor quando meto mesmo a carregar e não quando paro o carro.titvs Escreveu: ↑03 abr 2024, 22:38Tenho também aqui um log de um conjunto de 2 viagens com um total de 131 km em que o CB me deu uma média de 12.1 kWh/100km. Fazendo as contas com os SOC do CB do inicio (80%) e fim (39%) e os 42700 totais, temos: 42700 x 0.8 - 42700 x 0.39 = 17507 Wh / 131 km = 13.36 kWh / 100km. Um desvio de 10%...
Fazendo as contas ao contrário, a media reportada pelo carro de 12.1 no percurso total de 131 km corresponde a 15851 Wh gastos. Partindo dos mesmos SOC reportados pelo carro de 80% no inicio e 39% no fim, dá que o total da bateria é de 38661 Wh. 14% de degradação face aos 45...
São valores estranhos... Ou a capacidade não é linear com o SOC o que ainda é mais estranho.
Os 37550 corresponde a 56% (SOC Display), ou seja 100% dá cerca de 67000, o que está aproximado com o último valor a 100% de SOC, 66800, somas os 5000 de buffer e vai dar quase os 72000. Como a bateria oscila com a temperatura, cargas, etc .. é normal existir pequenas diferenças
O único que tenho é medir a quantidade de energia que consigo ter na bateria, ao fim de um ano, quando comprei o ODB, carregar o carro até 80% andava em valores entre os 55000 e os 56000, agora passados mais 2 anos, ultimamente anda entre os 52750 e os 53750.
Os 100% é muito raro carregar, o ano passado carreguei 2x e este ano também já carreguei, sendo que os valores andam entre 66000 e os 66800, da última vez foi 66800.