Apagão e a transição energética

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
pbaptista
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apagão e a transição energética

Mensagem por pbaptista » 06 mai 2025, 11:34

civic Escreveu:
06 mai 2025, 09:45
O valor que poupo não é dessa grandeza, pois não te pagam o kW ao preço da tarifa fora vazio, cerca de 0,20€/kWh, alem de juntar os paineis do proprio ecoflow que posso ir até aos 2kWh. ;)
Eu tenho cerca de 1,8/1,9 kWh de capacidade, tenho 6 paineis.
Em 2024 produzi 2700 kW, destes vendi cerca de 1300 kW, considerando que o que é consumido é quase tudo em fora de vazio (não é tudo por causa do sábado e domingo) mas para simplificar as contas vamos fazer de conta que é (o desvio não é significativo).
Temos 1400kW a 0,20 e 1300 a 0,05, o que dá cerca de 350€, isto em 2024.
Se em vez de vender os 1300 utilizasse para carregar um pack de baterias para usar em casa se por hipotese não houvesse perdas na carga nem na conversão de continua para alterna e se o consumo fosse todo efectuado em fora do vazio eram 260€/ano mas como só tive pessoas em casa 100 dias por ano e destes 40 são aos sábados e domingo, significava que a maior parte do excedente para as baterias não era consumido no horário fora do vazio. Diria que talvez poupasse 150€/ ano se tivesse baterias. Tendo em conta o custo das baterias e do inversor apropriado para ficar offgrid e carregar as baterias penso que a diferença entre o valor que vendo actualmente e todo esse investimento não o justifica.

Se comprar um Ecoflow (ou algo semelhante) não será para uma utilização diária mas para falhas. Até porque a utilização diária provoca um desgaste mais rápido.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 06 mai 2025, 11:49

pbaptista Escreveu:
06 mai 2025, 11:34

Eu tenho cerca de 1,8/1,9 kWh de capacidade, tenho 6 paineis.
Em 2024 produzi 2700 kW, destes vendi cerca de 1300 kW, considerando que o que é consumido é quase tudo em fora de vazio (não é tudo por causa do sábado e domingo) mas para simplificar as contas vamos fazer de conta que é (o desvio não é significativo).
Temos 1400kW a 0,20 e 1300 a 0,05, o que dá cerca de 350€, isto em 2024.
Se em vez de vender os 1300 utilizasse para carregar um pack de baterias para usar em casa se por hipotese não houvesse perdas na carga nem na conversão de continua para alterna e se o consumo fosse todo efectuado em fora do vazio eram 260€/ano mas como só tive pessoas em casa 100 dias por ano e destes 40 são aos sábados e domingo, significava que a maior parte do excedente para as baterias não era consumido no horário fora do vazio. Diria que talvez poupasse 150€/ ano se tivesse baterias. Tendo em conta o custo das baterias e do inversor apropriado para ficar offgrid e carregar as baterias penso que a diferença entre o valor que vendo actualmente e todo esse investimento não o justifica.

Se comprar um Ecoflow (ou algo semelhante) não será para uma utilização diária mas para falhas. Até porque a utilização diária provoca um desgaste mais rápido.
Eu só falei na poupança porque é a diferença entre um ecoflow e um gerador a gasolina ou diesel, esse não tens qualquer poupança nem o podes colocar dentro de casa, alem do aspeto que um ecoflow o podes colocar onde quisseres sem que ninguém faça ideia que o estás a usar.
Concluindo, comprar só para ocasiões de falha de tensão é deitar dinheiro fora, ter uma poupança de cerca de 300€ ano ditará que em muito menos de 10 anos está pago. alem de todas as possibilidades que a sua portabilidade lhe dá, seja para levar para férias, fazer campismo, trabalhar no campo,...
O desgaste em baterias LFP é minimo. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

pbaptista
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por pbaptista » 06 mai 2025, 14:26

civic Escreveu:
06 mai 2025, 11:49

Eu só falei na poupança porque é a diferença entre um ecoflow e um gerador a gasolina ou diesel, esse não tens qualquer poupança nem o podes colocar dentro de casa, alem do aspeto que um ecoflow o podes colocar onde quisseres sem que ninguém faça ideia que o estás a usar.
Concluindo, comprar só para ocasiões de falha de tensão é deitar dinheiro fora, ter uma poupança de cerca de 300€ ano ditará que em muito menos de 10 anos está pago. alem de todas as possibilidades que a sua portabilidade lhe dá, seja para levar para férias, fazer campismo, trabalhar no campo,...
O desgaste em baterias LFP é minimo. ;)
Com o meu perfil actual de utilização diria, que pouparia 150€/ano se tivesse baterias, justifica o investimento? Penso que não.
Como é que tens o ecoflow em casa ? E os paineis para carregar? Tens que ter na rua e depois levar para dentro de casa, mas sim, o barulho dos geradores a combustível é forte... :mrgreen:
Como é que ligas os teus paineis fixos ao ecoflow?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 06 mai 2025, 15:23

Tenho o ecoflow a carregar em velocidade lenta, carrega a 400W, tenho muitas horas de excedente acima desta potência, ao mesmo tempo posso colocar os dele pendurados na varanda (retiro-os se precisar deles noutro lado), fico com cerca de 600w de paineis a carregar o ecoflow durante o dia em que não estou em casa. Isto é só a vertente de se quiser ir buscar o dinheiro que dei por ele, por outro lado não tem qualquer manutenção como tem o gerador, alem do valor do combustivel, pois com o ecoflow alem de não gastar combustivel ainda dá para poupar durante a sua vida. Este ecoflow é expansivel até 23kWh. ;)
Para mim é idêntico a ter um carro eletrico ou a combustão, o ecoflow é mais caro mas torna-se muito mais barato e mais user friendly. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 07 mai 2025, 17:40

Isto de um tipo ter que fazer contas aos (aerios) de energia que utiliza, é uma grande "P**ra". :(
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Nerusonu
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Mensagem por Nerusonu » 08 mai 2025, 00:22

pbaptista Escreveu:
05 mai 2025, 23:36
Nerusonu Escreveu:
05 mai 2025, 23:22
pbaptista Escreveu:
05 mai 2025, 10:04

Boa sugestão, não conhecia.
No meu caso tenho duas situações para endereçar em caso de falha de eletricidade prolongada, uma é as comunicações entre a familia, normalmente estamos os 4 separados ou em 3 sites (quando estou em Sevilha estou com a minha mulher).
Para este problema a Garmin tem um sistema que resolve, consegues com 1200€ (4 terminais, os mais basicos) e 960 €/ano de mensalidade (total para os 4) endereçar a questão, são comunicações via satelite em qualquer parte do mundo (excepto os habituais 4 ou 5 paises proibidos pelos EUA), portanto é apenas uma questão de €€€.

A outra situação é como regresso de Sevilha às Caldas sem energia eletrica nos PC?
Quando a minha mulher está sozinha em Sevilha tem o Audi a diesel sempre com combustivel para vir para as Caldas sem precisar de abastercer, mas quando estamos os dois em Sevilha temos apenas o ID3 (o Audi passou a ficar na casa das Caldas porque em 3 meses foi assaltado 2x no estacionamento na rua junto à nossa casa, mesmo no centro de Sevilha, só temos um lugar de garagem).

O ID3 tem sempre carga para chegar a Portugal, (Vila Real de Santo António) mas no apagão de 2ª feira ficava parado, se por hipotese fosse uma 6ª feira e estivesse a regressar a Portugal, ficava parado umas horas, mas mais que ficar parado é não saber quando é que teria novamente eletricidade.

Para esta não me ocorre nenhuma solução, alguém tem sugestões? :)
Havendo dinheiro a dita Ecoflow tem além do módulo simples há baterias extra... Demora é umas boas horas.
Também tens a assistência da VW just in case e ir de reboque/táxi
A Ecoflow não é uma alternativa, além do custo , o aspecto pratico impede-a. (já agora um gerador e uns bidões de gasolina... :lol: )
Em relação à assistência da VW (abrange reboque se não houver eletricidade nos PC? tenho que averiguar ) e reboque/taxi, se os telefones ainda funcionarem.
Mas é uma possibilidade a explorar. ;)
Tenho ideia que sim, chama-se serviço mobilidade.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”