Apagão e a transição energética

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
pbaptista
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apagão e a transição energética

Mensagem por pbaptista » 05 mai 2025, 10:04

civic Escreveu:
04 mai 2025, 11:02
Por isso fiz a opção por comprar um ecoflow, alem da possibilidade de carregar via solar tem a questão da portabilidade, pois tenho casa em Viseu e em Aveiro, é só colocar no carro e siga. ;)
Boa sugestão, não conhecia.
No meu caso tenho duas situações para endereçar em caso de falha de eletricidade prolongada, uma é as comunicações entre a familia, normalmente estamos os 4 separados ou em 3 sites (quando estou em Sevilha estou com a minha mulher).
Para este problema a Garmin tem um sistema que resolve, consegues com 1200€ (4 terminais, os mais basicos) e 960 €/ano de mensalidade (total para os 4) endereçar a questão, são comunicações via satelite em qualquer parte do mundo (excepto os habituais 4 ou 5 paises proibidos pelos EUA), portanto é apenas uma questão de €€€.

A outra situação é como regresso de Sevilha às Caldas sem energia eletrica nos PC?
Quando a minha mulher está sozinha em Sevilha tem o Audi a diesel sempre com combustivel para vir para as Caldas sem precisar de abastercer, mas quando estamos os dois em Sevilha temos apenas o ID3 (o Audi passou a ficar na casa das Caldas porque em 3 meses foi assaltado 2x no estacionamento na rua junto à nossa casa, mesmo no centro de Sevilha, só temos um lugar de garagem).

O ID3 tem sempre carga para chegar a Portugal, (Vila Real de Santo António) mas no apagão de 2ª feira ficava parado, se por hipotese fosse uma 6ª feira e estivesse a regressar a Portugal, ficava parado umas horas, mas mais que ficar parado é não saber quando é que teria novamente eletricidade.

Para esta não me ocorre nenhuma solução, alguém tem sugestões? :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 05 mai 2025, 11:03

Eu acho que não conseguimos preencher todas as opçoes de backup, pois mesmo com um gerador solar, basta não haver sol e a coisa já não vai.

A minha ideia em optar por um ecoflow é que alem de dar para alguma emergência posso utilizá-lo no dia a dia poupando algum dinheiro, como tenho autoconsumo sobredimensionado, ou seja, passo o dia a dar cerca de 600w por hora nas horas de sol à EDP, posso usar o Ecoflow para carregar a 400w e usar a bateria para as utilizações de casa na hora do jantar, e estará cá numa situação de emergência, é um bocado caro, mas tem a vantagem de se "auto pagar". :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

pbaptista

Mensagem por pbaptista » 05 mai 2025, 12:19

civic Escreveu:
05 mai 2025, 11:03
Eu acho que não conseguimos preencher todas as opçoes de backup, pois mesmo com um gerador solar, basta não haver sol e a coisa já não vai.
gerador a combustivel. :)

civic Escreveu:
A minha ideia em optar por um ecoflow é que alem de dar para alguma emergência posso utilizá-lo no dia a dia poupando algum dinheiro, como tenho autoconsumo sobredimensionado, ou seja, passo o dia a dar cerca de 600w por hora nas horas de sol à EDP, posso usar o Ecoflow para carregar a 400w e usar a bateria para as utilizações de casa na hora do jantar, e estará cá numa situação de emergência, é um bocado caro, mas tem a vantagem de se "auto pagar". :lol:
Não vendes o excedente? Com 6 paineis vendo cerca 70€/ano, com preço fixo a 0,05€.

Nerusonu
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Mensagem por Nerusonu » 05 mai 2025, 23:22

pbaptista Escreveu:
05 mai 2025, 10:04
civic Escreveu:
Por isso fiz a opção por comprar um ecoflow, alem da possibilidade de carregar via solar tem a questão da portabilidade, pois tenho casa em Viseu e em Aveiro, é só colocar no carro e siga. ;)
No meu caso tenho duas situações para endereçar em caso de falha de eletricidade prolongada, uma é as comunicações entre a familia, normalmente estamos os 4 separados ou em 3 sites (quando estou em Sevilha estou com a minha mulher).
Para este problema a Garmin tem um sistema que resolve, consegues com 1200€ (4 terminais, os mais basicos) e 960 €/ano de mensalidade (total para os 4) endereçar a questão, são comunicações via satelite em qualquer parte do mundo (excepto os habituais 4 ou 5 paises proibidos pelos EUA), portanto é apenas uma questão de €€€.

A outra situação é como regresso de Sevilha às Caldas sem energia eletrica nos PC?
Quando a minha mulher está sozinha em Sevilha tem o Audi a diesel sempre com combustivel para vir para as Caldas sem precisar de abastercer, mas quando estamos os dois em Sevilha temos apenas o ID3 (o Audi passou a ficar na casa das Caldas porque em 3 meses foi assaltado 2x no estacionamento na rua junto à nossa casa, mesmo no centro de Sevilha, só temos um lugar de garagem).

O ID3 tem sempre carga para chegar a Portugal, (Vila Real de Santo António) mas no apagão de 2ª feira ficava parado, se por hipotese fosse uma 6ª feira e estivesse a regressar a Portugal, ficava parado umas horas, mas mais que ficar parado é não saber quando é que teria novamente eletricidade.

Havendo dinheiro a dita Ecoflow tem além do módulo simples há baterias extra... Demora é umas boas horas.
Também tens a assistência da VW just in case e ir de reboque/táxi

pbaptista

Mensagem por pbaptista » 05 mai 2025, 23:36

Nerusonu Escreveu:
05 mai 2025, 23:22
pbaptista Escreveu:
05 mai 2025, 10:04
civic Escreveu:

Havendo dinheiro a dita Ecoflow tem além do módulo simples há baterias extra... Demora é umas boas horas.
Também tens a assistência da VW just in case e ir de reboque/táxi
A Ecoflow não é uma alternativa, além do custo , o aspecto pratico impede-a. (já agora um gerador e uns bidões de gasolina... :lol: )
Em relação à assistência da VW (abrange reboque se não houver eletricidade nos PC? tenho que averiguar ) e reboque/taxi, se os telefones ainda funcionarem.
Mas é uma possibilidade a explorar. ;)

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2025, 08:10

Numa situação como a do apagão não há nenhuma solução excelente e garantida para deslocações, infelizmente (para lá de um tanque de combustível atestado).
Conheço uma pessoa que estava deslocado em trabalho e para voltar para casa teve de pedir "pelamordedeus" à pessoa das bombas para o deixar abastecer porque já estavam em modo "só veículos de emergência".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic

Mensagem por civic » 06 mai 2025, 08:36

pbaptista Escreveu:
05 mai 2025, 12:19
civic Escreveu:
gerador a combustivel. :)

civic Escreveu:
Não vendes o excedente? Com 6 paineis vendo cerca 70€/ano, com preço fixo a 0,05€.
O gerador a combustivel não tem a possibilidade de se "auto pagar", eu quero usar os paineis que ele trás e o excedente dos meus para o carregar durante o dia, ou seja, 400w + 220w chegam e sobram para o carregar totalmente todos os dias, pelo menos no verão, alem de o poder levar para a casa de Aveiro e usá-lo lá também.

Não vendo o excedente, por esses 70€ nem me dou ao trabalho, são só 4 paineis, cerca de 1kW. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

pbaptista

Mensagem por pbaptista » 06 mai 2025, 09:00

BrunoAlves Escreveu:
06 mai 2025, 08:10
Numa situação como a do apagão não há nenhuma solução excelente e garantida para deslocações, infelizmente (para lá de um tanque de combustível atestado).
Conheço uma pessoa que estava deslocado em trabalho e para voltar para casa teve de pedir "pelamordedeus" à pessoa das bombas para o deixar abastecer porque já estavam em modo "só veículos de emergência".
Sim, eu sei que não há soluções milagrosas e como referes, os carros a combustivel também foram afectados.
Mas há situações que tu podes preparar-te, preparação. Algo que a maior parte das pessoas ignora. ;)
Mas é realmente uma limitação que nunca me tinha ocorrido, também quando comprei o eletrico não sabia que ia viver para Sevilha. :D
A assistência em viagem/reboque parece-me ser a unica solução exequivel (inclui o transporte do carro), tem é que ser activada antes de o caos.
Tenho que fazer uma lista de reboques entre Elvas e Estremoz (preferencial) e nas zonas de Vila Real de Santo António, Barrancos e Mourão (alternativas).

pbaptista

Mensagem por pbaptista » 06 mai 2025, 09:31

civic Escreveu:
06 mai 2025, 08:36

O gerador a combustivel não tem a possibilidade de se "auto pagar", eu quero usar os paineis que ele trás e o excedente dos meus para o carregar durante o dia, ou seja, 400w + 220w chegam e sobram para o carregar totalmente todos os dias, pelo menos no verão, alem de o poder levar para a casa de Aveiro e usá-lo lá também.
Como referiste backup, pensei que o importante era ter eletricidade. :D
Eu pago a energia que consumo todos os dias (excepto a que é produzida pelos paineis solares), gastar 400€ ou 500€ num gerador a combustivel e ter eletricidade para prever uma situação em que podes ficar sem energia durante dias não me parece um investimento muito grande.
Mas o Ecoflow ou similar também é uma opção a considerar, tenho que avaliar bem as necessidades e os prós e contras de cada solução.
civic Escreveu:
06 mai 2025, 08:36
Não vendo o excedente, por esses 70€ nem me dou ao trabalho, são só 4 paineis, cerca de 1kW. ;)
Se estás confortavel com essa pratica é continuar, assim também aproveitas o excedente , tens é trabalho de liga e desliga, arruma transporta e monta e desmonta, para poupar um valor provavelmente dessa ordem de grandeza. :mrgreen:

Há uns anos cheguei a 120€/ano mas a energia era mais cara e não tinha 2 pc de gamers a consumir energia como tenho agora quando os meus filhos estão em casa no verão. Os 2 ligados chegam a consumir 40%/50% da potencia disponivel.

civic

Mensagem por civic » 06 mai 2025, 09:45

O valor que poupo não é dessa grandeza, pois não te pagam o kW ao preço da tarifa fora vazio, cerca de 0,20€/kWh, alem de juntar os paineis do proprio ecoflow que posso ir até aos 2kWh. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”