Eu tenho cerca de 1,8/1,9 kWh de capacidade, tenho 6 paineis.
Em 2024 produzi 2700 kW, destes vendi cerca de 1300 kW, considerando que o que é consumido é quase tudo em fora de vazio (não é tudo por causa do sábado e domingo) mas para simplificar as contas vamos fazer de conta que é (o desvio não é significativo).
Temos 1400kW a 0,20 e 1300 a 0,05, o que dá cerca de 350€, isto em 2024.
Se em vez de vender os 1300 utilizasse para carregar um pack de baterias para usar em casa se por hipotese não houvesse perdas na carga nem na conversão de continua para alterna e se o consumo fosse todo efectuado em fora do vazio eram 260€/ano mas como só tive pessoas em casa 100 dias por ano e destes 40 são aos sábados e domingo, significava que a maior parte do excedente para as baterias não era consumido no horário fora do vazio. Diria que talvez poupasse 150€/ ano se tivesse baterias. Tendo em conta o custo das baterias e do inversor apropriado para ficar offgrid e carregar as baterias penso que a diferença entre o valor que vendo actualmente e todo esse investimento não o justifica.
Se comprar um Ecoflow (ou algo semelhante) não será para uma utilização diária mas para falhas. Até porque a utilização diária provoca um desgaste mais rápido.