APP Electroverse

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2696
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: APP Electroverse

Mensagem por alexmol » 07 jul 2025, 21:27

BrunoFonseca Escreveu:
07 jul 2025, 10:45
Ficou apenas um contacto para a galp e outro para a electroverse para saber quem está a bloquear o acesso.
Como a futura lei ainda n está em vigor, era bom que todos cumprissem a actual (em vigor)
Enquanto utilizador não tenho que saber quem está a bloquear o quê.
Enquanto utilizador abri um pedido de suporte na Electroverse do qual aguardo resposta. Mas não espero que me revelem o que se passa nos bastidores.

Quem se devia preocupar com estas questões é a entidade GESTORA da rede, que devia detectar situações destas de forma automática através de KPI's.

Eu sou frontalmente contra a actual lei, como é sabido, mas se está em vigor e é para todos não se pode apelidar algumas redes de conflituosas e depois fechar os olhos a possíveis boicotes.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1250
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: APP Electroverse

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2025, 00:16

alexmol Escreveu:
07 jul 2025, 21:27
BrunoFonseca Escreveu:
07 jul 2025, 10:45
Ficou apenas um contacto para a galp e outro para a electroverse para saber quem está a bloquear o acesso.
Como a futura lei ainda n está em vigor, era bom que todos cumprissem a actual (em vigor)
Enquanto utilizador não tenho que saber quem está a bloquear o quê.
Enquanto utilizador abri um pedido de suporte na Electroverse do qual aguardo resposta. Mas não espero que me revelem o que se passa nos bastidores.

Quem se devia preocupar com estas questões é a entidade GESTORA da rede, que devia detectar situações destas de forma automática através de KPI's.

Eu sou frontalmente contra a actual lei, como é sabido, mas se está em vigor e é para todos não se pode apelidar algumas redes de conflituosas e depois fechar os olhos a possíveis boicotes.
Enquanto utilizador tens razão, mas a partir de um momento que publicas um vídeo, não és um mero utilizador. És um "influencer", estás não só a informar como a criar um percepção, ou um juízo.
O título do vídeo não é inocente e remete para uma conclusão errada. É claro que dá mais cliques, mas o que é que pretendes com o vídeo? Cliques ou informar? Se é informar, então falta a parte da validação de informação, e aí deverias consultar as marcas envolvidas.
Lembro-me de aprender no 5º ano que um texto informativo deveria sempre responder a "Onde", "O quê", "Quem", "Como" e "Porquê".
Soubeste quem bloqueou quem? É a Electroverse que não quer que o seu cartão seja utilizado nos postos da Galp (se calhar perdem dinheiro nesses carregamentos) ou foi a Galp a bloquear (coisa que, sendo possível, não faria muito sentido pois enquanto OPC recebia sempre o valor indicado no posto)? Note-se que quando referes "possíveis boicotes" estás a assumir que existe uma ação deliberada de alguém. Isso está provado? Apenas (e bem) constataste que o cartão da Electroverse não funciona em postos Galp. Falta aqui responder ao "Porquê", ou se não consegues, não tires conclusões.

Numa coisa estamos de acordo, concorde-se ou não com a lei em vigor (eu concordo, nomeadamente a nível da interoperabilidade) embora reconheça necessite ser melhorada), esta tem de ser cumprida, mas o problema é que não está, e há concorrência desleal por parte de quem não cumpre a lei. Mais, com o burburinho de que vem aí uma nova lei (e que ainda não se sabe a sua redação final), já se nota vários players a tomar ações (que são contrárias à lei actual), o que leva a um clima de vale tudo.

Quanto à EGME, sim, deveria ter um papel mais activo em tudo aquilo que diz respeito à qualidade da rede.

Por último... o que vivenciaste será, muito possivelmente, o futuro da mobilidade em Portugal, isto é, redes fechadas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: APP Electroverse

Mensagem por mjr » 08 jul 2025, 11:18

Alexmol, sabes se com a App Electroverse o problema com a Galp também acontece?

Regra geral nestas coisas será um erro técnico qualquer e não um boicote deliberado, mas isto é só um feeling.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3516
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: APP Electroverse

Mensagem por Nonnus » 08 jul 2025, 12:07

BrunoFonseca Escreveu:
08 jul 2025, 00:16
Por último... o que vivenciaste será, muito possivelmente, o futuro da mobilidade em Portugal, isto é, redes fechadas.
Certo.

Mas no contexto actual do cartão único vamos imaginar um utilizador que só tem a electroverse.

No futuro é do interesse do operador do posto arranjar solução em tempo real para se carregar, o que no caso não há. Se não tiver essa solução perde dinheiro todos os dias.

Acho que acima de tudo é isto que o alexmol quis mostrar.

O cartão único é uma das "bandeiras" do modelo actual portanto se existe um cartão único a ser bloqueado seja de que lado for algo não está correcto.

@Alexmol quando vi o vídeo também pensei na APP. Aconteceu-me no início não conseguir com o cartão e conseguir com APP. Hoje consigo com os dois embora nunca tenha usado carregadores da Galp. Isto não invalida que algo está errado porque se nos outros OPC o cartão funciona também devia funcionar nos da Galp.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1250
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: APP Electroverse

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2025, 14:06

Nonnus Escreveu:
08 jul 2025, 12:07
BrunoFonseca Escreveu:
08 jul 2025, 00:16
Por último... o que vivenciaste será, muito possivelmente, o futuro da mobilidade em Portugal, isto é, redes fechadas.
Certo.

Mas no contexto actual do cartão único vamos imaginar um utilizador que só tem a electroverse.

No futuro é do interesse do operador do posto arranjar solução em tempo real para se carregar, o que no caso não há. Se não tiver essa solução perde dinheiro todos os dias.

Acho que acima de tudo é isto que o alexmol quis mostrar.

O cartão único é uma das "bandeiras" do modelo actual portanto se existe um cartão único a ser bloqueado seja de que lado for algo não está correcto.

@Alexmol quando vi o vídeo também pensei na APP. Aconteceu-me no início não conseguir com o cartão e conseguir com APP. Hoje consigo com os dois embora nunca tenha usado carregadores da Galp. Isto não invalida que algo está errado porque se nos outros OPC o cartão funciona também devia funcionar nos da Galp.
Aguardaremos pelas conclusões finais.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6544
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: APP Electroverse

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2025, 18:11

Eu ainda sou do tempo em que uma das vantagens incontornáveis do modelo era que todos os sistemas, postos, firmwares, processos, etc, eram validados pela EGME e que isso era garantia do funcionamento harmonioso da rede, ao contrário dos outros países.
Cenas... :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 2072
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: APP Electroverse

Mensagem por civic » 08 jul 2025, 18:29

Eu não sei, mas um mercado é um mercado, existem regras e depois é deixar o mercado funcionar, o problema deste mercado deviam ser as questões de energia e de segurança, o que vejo a causar mais problemas é as questões de parcelamento da distribuição de ganhos, não entendo.
A questão aqui devia ser o criar a tal rede, que quem quiser entrar entra, quem não quiser não entra mas poderia vender energia na mesma, tal como se faz com os multibancos, tens caixas multibanco, unibanco e ATM, quem quiser que escolha a que melhor lhe interessa, qual o problema da Tesla ou o continente vender energia fora da rede Mobi-e? Desde que cumpra com as regras de segurança e ligações à rede, qual o problema? Estou a ver mal o filme?
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
75 000Km's

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 550
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: APP Electroverse

Mensagem por rjspedition » 08 jul 2025, 20:55

Pequena experiência hoje dado que parei ao lado dos postos:

Tentei pelo menos em 2 postos Galp diferentes no Ikea de Loures com o cartão: Inválido em ambos e nas várias tentativas.

Já com a APP consegui carregar na terceira tentativa, comunicação muito muito lenta...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1250
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: APP Electroverse

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2025, 21:23

rjspedition Escreveu:
08 jul 2025, 20:55
Pequena experiência hoje dado que parei ao lado dos postos:

Tentei pelo menos em 2 postos Galp diferentes no Ikea de Loures com o cartão: Inválido em ambos e nas várias tentativas.

Já com a APP consegui carregar na terceira tentativa, comunicação muito muito lenta...
Ou seja, conseguindo com a app prova que n existe nenhum bloqueio nem da galp nem da electroverse, podendo ser somente um problema tecnico.

Responder

Voltar para “Carregamento”