O que vai acontecer é o que acontece com o Spring.
Vão fazer carros com versões de entrada desprovidos de tudo. Vai ser tudo extra, no final tens um carro que custa mais 10000€ porque ninguém quer carros da versão mais baixa por este ou aquele motivo. Conclusão fica tudo na mesma
Quando andei a ver do Spring, a versão mais baixa, a de 17000€ chave na mão, tinha o volante, as rodas e pouco mais. Nem carregamento rápido tinha. Quando eu falei no carregamento rápido como opção recebi como resposta: não é possível, para isso tem de ser a versão a seguir.
Estás a ver a condicionante que te obriga a não comprar o mais barato? Conclusão, já não era 17000€, já era 20000€ e a versão mais equipada que não tinha nada por aí além já ia para os ~22000€. O carro que era barato já ficava ao preço de um carro em condições, mas sem as condições
É isto que vai acontecer. Para os construtores vai ser uma galinha dos ovos de ouro.
Não sei se tens acompanhado o que está acontecer na Tesla com a versão de 35000€. Ninguém está achar piada porque tiraram muitas das coisas que as pessoas dão valor no carro.
Na realidade eles não vão vender carros mais baratos, eles vão vender é carros inferiores. É só isto.
No último ENVE estava um SUV chinês (Jaecoo5) prestes a entrar no mercado nacional carregado de extras, com um nível de qualidade bem acima de qualquer Renault Megane com um preço de 33000€. Os carros chineses estão a ganhar cota de mercado devido a isto. Oferecem mais por menos e muitas pessoas ainda tem o estigma dos carros chineses, daqui a dois, ou três anos vamos ver se essas alterações têm o efeito desejado, ou vai ser um tiro nos pés.
Nem de propósito:
https://www.razaoautomovel.com/cronicas ... romilhoes/
Espero estar errado mas... citadinos de 20000€ desprovidos de equipamento e os chineses a oferecerem pequenos familiares/ familiares de 20000€ carregados de equipamento.