Diario de Bordo - Futuro Kia e-Niro 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Pedrotp
Registado: 09 dez 2025, 06:30
Data de Aquisicao: 09 dez 2025
Capacidade bateria: 64 Ah

Re: Diario de Bordo - Futuro Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por Pedrotp »

E lá chegou a máquina, finalmente.
Depois coloco fotos.
Nacional, 04/2022, 75000km.
Infelizmente não tem a luz ambiente que muda cor, por acaso acho porreiro isso .
Como wallbox ainda não chegou, está a carregar a 2.6kw, máximo que dá carregador portátil a 12A.

Consigo programar no carro para começar a carregar e parar a certas horas? É onde dá para escolher dia semana e horário saída?

Obd, liguei mas apenas deu volts do obd, é necessário ser o pro para ter acesso aos dados todos no car scanner?
Gostava de ver dados da bateria e carregamentos que levou bem como o SOH
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Mudar a luz ambiente é no menu do ecra que fica ao centro entre o conta km e o power.

Embora nunca tenha utilizado (o meu EVSE faz isso) consegue programar a horas de carregamento no carro e na APP.

No carscanner tem de adicionar o que quer ver e criar um "menu", ou vários com as informações
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Pedrotp

Mensagem por Pedrotp »

Já vi onde é na net, mas não tenho essa opção de mudar cor, a única cor que tenho é vermelho em redor do manipulo das mudanças, ou seja, o meu não traz essa luz ambiente instalada.

Sobre programar o carregamento, experimentei hoje e funciona bem, pelo menos a ligar, coloquei a começar as 00h e acabar as 7h (meu bi-horario vazio), as 23h58 liguei tudo e apareceu informação no visor que apenas começa a carregar na hora estipulada, assim que chegou 00h começou a carregar. Há-de parar as 7h ou qd atingir os 80%.

Carscanner, tenho obd elm327, ja tenho car scanner pro e apenas me da muita pouca informação, a outra toda está la mas sem dados para mostrar.....
Aparecem estes:
Accumulated quick charging energy - 14kWh
Accumulated normal charging energy - 10623kWh
Number of standard charging - 409
Number of quick charging - 4
resto tudo sem dados.....

Entretanto tive que mudar lâmpadas do teto interior atras e bagageira que estavam fundidas, coloquei logo led, mas tenho de colocar mais potentes, são só de 2.5w, a frente troquei tb as de leitura por led mas de 3.5w e ja ficaram bem melhores.
Próximo passo trocar as da matricula pelas led que tenho noutro carro que vou vender.

Tudo agora é uma descoberta, já vi que para ter ar aquecido só mesmo se ligar o HEAT, senão só sai ar frio, ainda ando a volta com a regeneração, tenho em auto, qd deteta carros a frente funciona bem, fora isso umas vezes em descida liga regeneração, outras não.
Tb tenho de ver se da para colocar e ficar a mostrar no ecrã a soflagem, se tenho outros menus bi-partidos, a soflagem so aparece qd ligo ou altero algo, depois como está sempre escondido, as vezes tenho ligado e nem me apercebo.
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Mais uma vez no carsacanner tem de ser você a adicionar a informação que quer ver. Tem ser você a configurar os pid e criar uma, ou várias páginas com essa informação. Resumindo é assim: carregar na roda dentada adicionar tipo de mostrador, adicionar o pid que quer e salvar. Repetir o processo para todos os pids que desejar. Tem informação que até chateia. Não esquecer que primeiro deve introduzir o carro (marca/modelo).

Se o seu carro não tem configuração da luz ambiente vou deduzir que é a versão mais básica. O meu é a versão intermédia e tem.

Os carros eléctricos não tem sofagem porque não tem água quente proveniente da refrigeração do motor.

O Niro tem duas maneiras de aquecer o habitáculo. Com a resistência que gasta menos energia e basicamente funciona como um ventilador daqueles que temos em casa, ou com o recurso ao A/C que é mais rápido mas gasta mais energia. Existe uma terceira opção mas era opcional com recurso a bomba de calor. É mais eficiente mas num país como o nosso não se justifica.

Eu normalmente uso a resistência e é mais que suficiente. 22° em Auto. Só uso com A/C se quiser desembaciar os vidros. Para desembaciar os espelhos retrovisores tem de ligar o desembaciador do vidro traseiro. Faz as duas funções.

Para ver o menu da sofagem carregar no botão que diz climate e vai aparecer um menu ecrã inteiro. Neste momento não me recordo mas no infotainment também existe um "botão" para fazer aparecer e dá para ter com ecrã dividido. Para mostrar "coisas" diferentes em ecrã dividido é mover para cima, ou para baixo o dedo no lado mais a direita, até informação de desporto tem.

A regeneração em auto é mesmo assim. A regeneração só acontece com leitura do carro da frente, ou em descidas íngremes, ou quando vai a velocidades elevadas e tira o pé do acelerador de repente. Em velocidades moderadas, ou pequenos declives é suave.

Você tem um sub menu, no menu EV que pode ver a regeneração, assim como ver todo o consumo de energia do carro. Em todos os menus existem sub menus. Tem de clicar nas "barrinhas" no canto superior esquerdo do ecrã.
- 6 anos depois 160000km
Pedrotp

Mensagem por Pedrotp »

Muito obrigado pela ajuda, neste inicio faz diferença, :D

Vou investigar então o car scanner.
Sobre ser base de gama ou não, não sei qual é, mas dos vários extras que costumam ter os de topo, este parece só não ter os bancos aquecidos e arrefecidos, bancos 100% pele, volante aquecido, memoria banco condutor e o VESS, de resto tem tudo, inclusive no volante a assistência de condução entre linhas, símbolo com 2 linhas e o volante ao meio, ele roda o volante sozinho se necessário.
Se calhar é por ser nacional.....digo eu.
Esta noite carregou como programado, começou a 00h, terminou as 7h, a 12A no carregador portátil passou dos 49% até aos 74%.

Sobre a regeneração, é isso mesmo, assim que se liga o carro, como ando no ECO, está sempre por defeito na reg.2. Já reparei que para andar em estrada com pouca inclinação dá jeito ter reg.0, se tiver mais o carro não parece tão ´solto´.

Obrigado novamente pela ajuda!!
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

A versão premium tem tudo o que as outras tem mais:

- bancos em pele aquecidos, ventilados e electricos
- volante aquecido
- som Boss
- sensor de anglo morto
- camera 360º

O VESS não é um extra, o VESS é para desligar o som fictício (som do motor electrico) e o som de marcha atrás. Agora não sei mas era obrigatório nos carros electricos.

O seu carro tem os vidros de trás escurecidos?
- 6 anos depois 160000km
Pedrotp

Mensagem por Pedrotp »

Podes tratar-me por tu ;)

O meu tem:
Farois frontais LED,
sensores frente e trás
banco condutor electrico
sensor angulo morto
vidros trás escurecidos
saida ar atrás
o tal botão no volante com 2 linhas e volante no meio
retrovisor automatico encadeamento
chave keyless
bancos meia pele
trifasico
penso que o resto sao as ajudas que trazem todos
na mala não tras o fundo falso, é mais funda a mala por isso e não esconde os cabos
não tem som JBL nem subwoofer nem as tais luzes
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Não tem camera traseira?

Provavelmente uma versão intermedia mas com opcionais, ou quando do restyling mudaram o equipamento de serie. O facto ser trifasico é uma mais valia, carrega a 11kW, mas era um opcional.
- 6 anos depois 160000km
Pedrotp

Mensagem por Pedrotp »

Sim, tem câmara traseira.
Abril 2022, já é dos últimos.

Hoje Portalegre - Évora, 100km certos, 100-110kmh nacional 4 pessoas, gastou 20% bateria e 110km autonomia.
Media 15.9kWh, conforto brutal!!
Muito satisfeito 😃
Pedrotp

Mensagem por Pedrotp »

Sobre o PID do car scanner, alguem ja tem uma lista pre feita?

Aquilo é muito confuso para mim criar PID....
Encontrei uma lista para o Niro, mas é para a APP torque pro
Responder

Voltar para “Kia”