Estou a pensar em trocar o meu termoacumulador de 100L por uma bomba de calor de 200L. A minha questão é que não tenho espaço dentro de casa e a ideia seria instalar a bomba de calor num telheiro que tenho com 6mtx4.5mt, junto a casa, aqui certamente vou perder alguma eficiência, mas já vi algumas montadas assim.
Já pensei em duas hipoteses, deixar o termoacumulador montado na mesma e a bomba de calor alimentar o termoacumulador e ficar com 300L de água quente, ou retirar o termoacumulador e ficar apenas com a bomba de calor.
O que acham da ideia de a bomba de calor alimentar o termoacumulador? Faz sentido. Se água quente proveniente da bomba de calor chegar ao termoacumulador este vai apenas manter a temperatura, logo não vai haver os mesmos gastos de quando recebe a água fria.
Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- civic
- Registado: 06 jan 2011, 15:24
- Data de Aquisicao: 25 jul 2018
- Capacidade bateria: 115,5 Ah
Eu optei por um termosifão no telhado, 200litros de água quente, tem funcionado bem, uma resistência de 1200W para as ocasiões menos favoráveis, o termosifão é o mais eficiente que podes ter mesmo ficando no telhado. 
Nissan LEAF 2018 40kWh
164 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
89 000Km's
164 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
89 000Km's
- Nonnus
O termossifão era a minha escolha mas depois de ler algumas opiniões mudei de ideias.
No meu caso o termossifão tem alguns contras.
- Instalação e manutenção mais difícil por estar em cima do telhado.
- Mais manutenção (ânodo, líquido, resistência). Se for como o meu termoacumulador tenho de mudar de dois em dois anos o ânodo que fica completamente destruído. Ocasionalmente terei que mudar suporte da resistência, termostato. Isto se quiser que dure alguns anos.
São tudo coisas que já fiz no meu termoacumulador com 13 anos. Sem me dar a este trabalho já o tinha deitado fora que é o que acontece na maioria dos casos que por desconhecimento, ou por quem faz estas reparações levar valores absurdos.
A bomba de calor há de ter os seus problemas, mas o facto de estar em zona térrea torna tudo mais fácil.
O valor de aquisição hoje em dia é muito idêntico, daí eu optar pela bomba de calor. Uma bomba de calor 200L All in One A+ custa cerca de 1200€.
No meu caso o termossifão tem alguns contras.
- Instalação e manutenção mais difícil por estar em cima do telhado.
- Mais manutenção (ânodo, líquido, resistência). Se for como o meu termoacumulador tenho de mudar de dois em dois anos o ânodo que fica completamente destruído. Ocasionalmente terei que mudar suporte da resistência, termostato. Isto se quiser que dure alguns anos.
São tudo coisas que já fiz no meu termoacumulador com 13 anos. Sem me dar a este trabalho já o tinha deitado fora que é o que acontece na maioria dos casos que por desconhecimento, ou por quem faz estas reparações levar valores absurdos.
A bomba de calor há de ter os seus problemas, mas o facto de estar em zona térrea torna tudo mais fácil.
O valor de aquisição hoje em dia é muito idêntico, daí eu optar pela bomba de calor. Uma bomba de calor 200L All in One A+ custa cerca de 1200€.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- civic
- Registado: 06 jan 2011, 15:24
- Data de Aquisicao: 25 jul 2018
- Capacidade bateria: 115,5 Ah
O meu está no telhado desde 2010, apenas o limpo uma vez por ano e cubro quando vou de férias. 
Nissan LEAF 2018 40kWh
164 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
89 000Km's
164 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
89 000Km's
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de Aquisicao: 29 mai 2018
Sugestão: esquentador elétrico.Nonnus Escreveu: 26 dez 2025, 15:45 Estou a pensar em trocar o meu termoacumulador de 100L por uma bomba de calor de 200L. A minha questão é que não tenho espaço dentro de casa e a ideia seria instalar a bomba de calor num telheiro que tenho com 6mtx4.5mt, junto a casa, aqui certamente vou perder alguma eficiência, mas já vi algumas montadas assim.
Já pensei em duas hipoteses, deixar o termoacumulador montado na mesma e a bomba de calor alimentar o termoacumulador e ficar com 300L de água quente, ou retirar o termoacumulador e ficar apenas com a bomba de calor.
O que acham da ideia de a bomba de calor alimentar o termoacumulador? Faz sentido. Se água quente proveniente da bomba de calor chegar ao termoacumulador este vai apenas manter a temperatura, logo não vai haver os mesmos gastos de quando recebe a água fria.
Basicamente é uma "resistência", que te dá água quente instantânea.
Prós: muito mais barato que a bomba de calor (150€/un vs 2000€); poupança de agua e poupança de eletricidade.
Contras: tem de ser instalado um por torneira onde pretendas ter agua quente; Implica instalação de disjuntores de alta precisão e instalação eléctrica normalmente inexistente, devido à potência (3,4kW))
- Nonnus
Não conheço o sistema mas assim de repente é o idêntico ao chuveiro elétrico dos brasileiros.
A primeira vista tem logo o problema 3.4kW de consumo por torneira. Vamos imaginar que estou a tomar banho a mulher abre a torneira do lava loiça e há logo um pico de 6.8kW.
Não sei, e como disse não conheço o sistema, mas tinha de instalar em pelo menos em 3 locais distintos (cozinha e dois WC) com passagem de cablagem + disjuntores e tudo o que isso implica, partir paredes para abrir roços, etc.
Segundo o que dizes 150€ por torneira = 450€ só em torneiras mais disjuntores + cabos de 4mm2 por segurança não vai ficar barato. Mas o pior mesmo é o consumo. A ideia neste momento é ter a casa auto suficiente e ter torneiras a consumir 3.4kW, mesmo que seja por um período de tempo reduzido... As outras soluções consomem menos em potência, embora por mais tempo, mas com a produção solar é mais ou menos constante nas horas de pico é preferível não ter picos que fazem recorrer a rede ou a bateria para depois nas horas sem exposição solar aí sim recorrer a bateria. Isto agora vai ser tudo uma fase de estudo para ver a necessidade no inverno para ser o mais independente da rede possível. No verão será o inverso.
Um sistema termossifão, ou bomba de calor de 200L não custa 2000€ (também os há mas não o que pretendo), há a partir dos ~1000€
Em todo caso vou estudar o assunto.
A primeira vista tem logo o problema 3.4kW de consumo por torneira. Vamos imaginar que estou a tomar banho a mulher abre a torneira do lava loiça e há logo um pico de 6.8kW.
Não sei, e como disse não conheço o sistema, mas tinha de instalar em pelo menos em 3 locais distintos (cozinha e dois WC) com passagem de cablagem + disjuntores e tudo o que isso implica, partir paredes para abrir roços, etc.
Segundo o que dizes 150€ por torneira = 450€ só em torneiras mais disjuntores + cabos de 4mm2 por segurança não vai ficar barato. Mas o pior mesmo é o consumo. A ideia neste momento é ter a casa auto suficiente e ter torneiras a consumir 3.4kW, mesmo que seja por um período de tempo reduzido... As outras soluções consomem menos em potência, embora por mais tempo, mas com a produção solar é mais ou menos constante nas horas de pico é preferível não ter picos que fazem recorrer a rede ou a bateria para depois nas horas sem exposição solar aí sim recorrer a bateria. Isto agora vai ser tudo uma fase de estudo para ver a necessidade no inverno para ser o mais independente da rede possível. No verão será o inverso.
Um sistema termossifão, ou bomba de calor de 200L não custa 2000€ (também os há mas não o que pretendo), há a partir dos ~1000€
Em todo caso vou estudar o assunto.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km