DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3751
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por Nonnus »

O problema não são os sinais, é mesmo a GNR que muitas vezes só deixam subir se tiveres correntes, ou carros com tração as 4.

A última vez que fui a serra da estrela foi o que aconteceu. Eu e muitos tivemos de voltar para trás. Cheguei cá abaixo, pensei: vamos comprar umas correntes e voltamos a subir (tuga Chico esperto). O problema é que o que pensei, pensaram centenas de pessoas e a medida que mais se usa esgotou. Ainda mandaram vir mais correntes de outra loja, estive uma hora à espera, mas já não tinham a medida.

Conclusão não fui a torre. Deu para ver neve a meio da subida, e como estava a nevar deu para ver nevar. Agora só lá vou com correntes na mala do carro. Se fizer falta faz, se não fizer não faz. Já lá fui umas 10 vezes foi a única vez que não me deixaram subir. Mas também foi a primeira vez que estava a nevar durante a subida.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6643
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves »

O problema não é a GNR, é mesmo a nossa (minha) mentalidade de andar de pneus de verão independentemente de para onde vamos :mrgreen:

Eu sempre que fui e as estradas não estavam cortadas, subi. Nunca usei correntes ou telas.
Da última vez que fui estava sol, muito frio e vento. Estacionei e minutos depois começou a formar-se uma camada de gelo tal, que os carros (de tração à frente e pneus de verão) em fila quando paravam já não arrancavam. Só andavam para trás e para o lado.

Em resumo: ninguém leva :mrgreen: mas devíamos levar. Se não correntes pelo menos telas
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3751
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por Nonnus »

BrunoAlves Escreveu: 14 jan 2026, 08:12 O problema não é a GNR, é mesmo a nossa (minha) mentalidade de andar de pneus de verão independentemente de para onde vamos :mrgreen:

Em resumo: ninguém leva :mrgreen: mas devíamos levar. Se não correntes pelo menos telas
Grande verdade. Talvez porque o nosso pais não é de extremos no que diz respeito ao clima. Depois quando queremos ir a torre é que damos com uma realidade diferente do resto do país. Acredito que as pessoas da zona tenham essa cultura de trocar de pneus conforme as estações do ano. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2245
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic »

Eu que moro relativamente perto posso dizer que duvido que alguem faça isso, até mesmo os pneus all season só agora começaram a ser usados, o que no Verão é o que é, derretem num instante.
Nissan LEAF 2018 40kWh
164 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
90 000Km's
cfvp
Mensagens: 2002
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp »

civic Escreveu: 14 jan 2026, 21:09 Eu que moro relativamente perto posso dizer que duvido que alguem faça isso, até mesmo os pneus all season só agora começaram a ser usados, o que no Verão é o que é, derretem num instante.
E correntes de neve?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 54 000 kms
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2245
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic »

Sim, as correntes por norma andam nas viaturas da malta, mas só usam em ultimo caso, trabalho com algumas pessoas de Seia, por exemplo, é normal as correntes andarem na mala do carro no Inverno, eu proprio comprei umas há muitos anos, nunca usei. :)
Nissan LEAF 2018 40kWh
164 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
90 000Km's
cfvp
Mensagens: 2002
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp »

E no Domingo lá fui à Serra da Estrela. Por acaso esteve um tempo excelente durante a tarde, mas nem tudo foi sol e paisagens bonitas. :mrgreen:
Então saí de Coimbra no Sábado de manhã para ir até Castelo Branco ter com a minha namorada. A ideia era irmos à Serra da Estrela no dia seguinte se estivesse bom tempo.

Como habitual saí de Coimbra com 100% e cheguei a Castelo Branco com 10%, com média 17.9kWh/100km. No Sábado ainda fui ao Alegro para ir ao cinema e ainda espreitei se dava para carregar o carro no posto rápido, mas estava ocupado. Portanto mais tarde tive que ir de propósito carregar ao Continente, o que aconteceu sem problemas. Carreguei até cerca de 80%.

No dia seguinte lá fomos às 8h até à Serra, e fomos cedo para evitar apanhar as grandes filas habituais. Porém não sei porquê o Google Maps mandou-nos por Unhais da Serra e nós como não sabíamos bem o caminho deixamo-nos ir. Depois de subir um bom bocado, chegámos a uma estrada bastante irregular e cheia de gelo. Como não tinha correntes, decidi voltar para trás. Depois é que nos começámos a lembrar que da outra vez tinhamos ido pela Covilhã e decidimos fazer o mesmo.

Ao chegar lá a bateria já era (estava gasta :lol:) daí tive que procurar um posto para carregar e aqui começou a revelar-se muito bem o problema que temos neste momento com os postos públicos em geral - a falta de HUBs em condições. Primeiro fui ao Lidl - fichas DC fora de serviço, mas o posto aparece como disponível na miio. Depois vi um pequeno HUB com 5 pontos de carregamento - 4 deles (2 postos) com CCS apenas pareciam desligados e quando eu estava mesmo a chegar estava outra pessoa a acabar de pegar na ficha CCS para colocar à carga, no único que estava funcional... OK, próximo, o do Burger King, lá vamos nós, quando chegamos lá está fechado e tinha um pino a bloquear a estrada que dava acesso ao posto. Tentei falar com uma funcionária que estava dentro do estabelecimento, mas não consegui perceber bem o que estava a dizer porque estavamos a falar através do vidro e ela não queria ou não tinha como abrir a porta. No entanto deu a entender que tinha que esperar pela abertura em 30min do estabelecimento. Muito estranho, visto que alguém tinha estado a carregar lá há 6minutos... mas nem tive mais para me chatear e fui-me embora. Por fim acabei por ir a um posto ao lado do Serra Shopping e finalmente consegui carregar, mas a um preço não muito convidativo. A bateria aqueceu um bocado, penso que andava nos 40ºC.

Depois destas peripécias e com o tempo ainda um pouco encoberto, decidimos ainda assim tentar ir à Serra pela Covilhã, sabendo já à partida que provavelmente íamos apanhar uma grande seca até lá cima, pois já estávamos naquela hora de ponta e isso era visível no Google Maps. :lol:
Passado bastante tempo de espera para subir o último troço até à Torre e encontrar lugar para estacionar, lá conseguimos estacionar e aproveitar um pouco o dia na neve com um tempo agradável, porém -1ºC.

Passadas umas 2 horas decidimos voltar. Deu para ver que a temperatura a cerca de 0ºC ajudou bastante a arrefecer a bateria do Leaf :mrgreen: . É capaz de ter reduzido até aos 20ºC (a barra estava abaixo de meio). Além disso consegui fazer o percurso direto para Castelo Branco.

Em Castelo Branco tive que carregar novamente para voltar para Coimbra e por sorte quando fui ao Lidl não tive problemas, mas estava lá um Tesla estacionado, não sei se tinha acabado de carregar. Momentos depois de eu pôr a carregar apareceu outro, mas - e isto é outro problema muito comum - não conseguiu usar a ficha de CCS, pois o posto não permite cargas simultâneas de DC. Carreguei um pouco menos que o habitual, até aos 74% sensivelmente, porque estava com alguma pressa e já um pouco cansado.

Como normalmente eu chegava a Coimbra com alguma margem (uns 10%) quando carregava a pouco mais de 80% e sabendo que o carro tem uma reserva generosa, então decidi tentar a minha sorte e ir um pouco mais rápido que o habitual. Escusado será dizer que me saiu o tiro pela culatra e cheguei a um certo ponto que me faltavam 79km e o carro estimava uns 50km de autonomia. :? Portanto tive que entrar em modo hypermiling e foi a primeira vez que fiz isto tão a sério. Reduzi a velocidade para perto de 60kmh, mas nas nacionais às vezes é chato porque vão vários carros atrás, que não podem ultrapassar e incomodam um bocado, por isso no IC8 quando estava nessa situação aumentava a velocidade para perto do limite legal. Contudo quando cheguei à A13 foi toda quase a 60kmh e mais para o fim desliguei o AC. Fiquei realmente surpreendido pois ainda consegui chegar com 4% a Coimbra e mais concretamente a minha casa com --% e 8.7% no Leaf Spy. De facto é uma experiência a não repetir. :oops: :lol:

Notas finais:
Imagem
Imagem
Foi a primeira vez que vi uma diferença entre células tão grande, mas devia ser por causa de estar com a bateria bastante baixa.

Outra coisa estranha que notei antes foi com a temperatura da bateria:
Imagem
Imagem
Imagem

Pelo último gráfico é possível ver que o LeafSpy não batia certo com a barra no ecrã do carro. Deve ter sido algum bug de software, digo eu. :?

Um detalhe final é o Hx que voltou a subir novamente, de 95% para quase 97%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 54 000 kms
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”