Diário de bordo - lifao

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lifao
Registado: 07 dez 2017, 13:43
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - lifao

Mensagem por lifao »

Foi este:

https://a.aliexpress.com/_EzRC6Or

É muito fácil fazer a substituição.
corrisi
Proprietário Leaf
Registado: 01 dez 2018, 19:38

Mensagem por corrisi »

Obrigado pela pronta resposta.

Um dia poderei necessitar também. Abraço.

Cumprimentos
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:
lifao

Mensagem por lifao »

Eu vou comprar já outro antes que deixem de fabricar :D
lifao

Mensagem por lifao »

Olá,

O meu leaf 24 tem aqui uma célula meia preguiçosa. Alguma coisa que possa fazer para a tentar subir?

Imagem
lifao

Mensagem por lifao »

Após algum tempo sem atualizações aqui fica um update valente.

O SOH da bateria 24kWh andava pelos 74%, ainda servia para o dia a dia mas por vezes ficava algo curto... Também tinha uma célula preguiçosa que poderia dar problemas no futuro.
O carro circula maioritariamente em cidade (autoestrada pontualmente). O carregamento do carro é realizado em casa (utilizando painéis solares), por isso nada de cargas rápidas.
Como o carro é impecável e não tem qualquer problema, no final do ano passado tomei conhecimento de um group buy de várias pessoas para adquirir baterias VIVNE para Leafs e EV200 e decidi arriscar.

Havia várias opções 40, 50, 62 e 68kWh. Podia comprar os módulos, abrir o pack atual e substituir os módulos ou então comprar a bateria pronta a instalar. Optei pela segunda opção. A bateria de 62kWh tinha o melhor preço/capacidade. A bateria entregue em casa ficou por 7100€. A bateria por módulos ficava mais barata cerca de 1000€ mas preferi manter a solução mais simples.
Esta bateria pesa mais 82Kgs que a original de 24kWh e tem uma altura superior de 2cm. A bateria vem com os parafusos para compensar os 2cms a mais e tudo fica instalado na perfeição.

A substituição da bateria foi realizada em casa sem grandes dificuldades (tirando a parte de subir a bateria nova para o carro :roll: )
O fornecedor envia vídeos detalhados do trabalho a realizar onde não ficam dúvidas sobre o que fazer. Depois de instalada a bateria é necessário limpar os erros com o leaf spy e trabalho feito!

A bateria está instalada há um mês e não há problemas a mencionar. Se antes carregava todos os dias, agora até me esqueço de por a carregar, é de facto uma diferença enorme! Carreguei uma vez a 100% e a autonomia mostrada é de 451kms. A real não deve ficar muito longe, pois fiz 240kms em autoestrada e cidade com 59% da bateria. Acredito que em cidade faça para cima de 420-450kms.

Se a bateria original durou 10 anos (e ainda durava mais) espero que esta tenha a mesma longevidade e não dê problemas.
Quanto à bateria antiga vai ser reaproveitada para juntar mais capacidade ao sistema solar de casa.
Faço este relato para informar outras pessoas que estejam na mesma situação que eu estava.
Algumas fotos do processo

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Bom relato.👍

A bateria ficou a esse preço por ter sido um group buy, ou é o preço a unidade?

A bateria nova instalada ficou 2cm mais perto do solo? Com o peso adicional talvez até tenha ficado mais baixo, ou não se nota?

Noutros relatos deste tipo de substituição é recomendado alterar as molas da suspensão devido ao peso extra da bateria. Foi feito, ou achaste que não valia a pena?

Em relação a garantia. Existe algum tipo de garantia (firmada em papel), ou a garantia acabou a saída do armazém?

Eu sei que as leis europeias em compras online obrigam a garantia, mas estas coisas são sempre complicadas depois para fazermos valer os nossos direitos em caso de algo correr mal. Num valor tão elevado é bom jogar pelo seguro.

Vai mantendo o pessoal informado o quanto possível acerca da evolução do estado da bateria com o passar do tempo. 🙂
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
lifao

Mensagem por lifao »

A bateria ficou mais barata por ser group buy, poderá ficar cerca de 1000€ mais cara, depende também do preço do transporte e câmbio.

Na prática a bateria está à mesma altura. Ou seja os plásticos de proteção ficam na mesma posição, fica é menos 2 cm entre estes plásticos e a bateria.

82Kgs é o peso de um adulto não acho que seja necessário fazer qualquer troca. Também há um ano tinha trocado os amortecedores da frente.

A garantia são 2 anos ou 80.000Kms o que vier primeiro. Relativamente se a garantia tiver de ser acionada esperemos que não haja problemas, não deve ser pior que a Nissan :lol:
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Bom relato, e também acho que os 80kg não devem fazer mossa nos amortecedores.

PAra colocar e retirar a bateria vi um processo com varão roscado que parece-me bem, evita ter que subir muito o carro. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
167 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
101 000Km's
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”