Tens de ler mais devagar e 3x o que eu escrevi.... os 5 kWh = 82kWh - 77kWh (5 kWh LIMITADO PELO SOFTWARE)pbaptista Escreveu: 11 ago 2026, 22:52Devo estar com dificuldades em explicar-me.... vou repetir:EVUber Escreveu: 11 ago 2026, 22:24Esta enganado, e foste enganado pelo que les em alguns forums ou redes sociais ou entendeste mal o que a VW estava a publicitarpbaptista Escreveu: 11 ago 2026, 21:24
Vamos ver se nos entendemos, a VW anuncia 82kWh bruta e 77kWh utilizáveis, sendo que a diferença de 5 kwH é distribuída da seguinte forma:
0--->3kWh (buffer de proteção de descarga)
3kWh---> 80 kWh - capacidade de utilização
80kWh--->82kWh -(buffer de proteção de sobrecarga)
Isto é que estava anunciado no site da VW quando encomendei o carro em outubro de 2020.
Para mim tenho utilização integral de 77kWh, menos do que isto é publicidade enganosa
Se agora consigo utilizar 64kWh (é o valor que tenho quando carrego o carro a 100%) , o SoH, é 64/77 = 83% e não 69kWh(valor indicado pelo car scanner de capacidade total da bateria)/77 =89,6%
O valor do SoH apresentado pelo evDash é o 2º, na minha opinião errado. Agora independentemente do valor apresentado pela app para o SoH, eu só consigo carregar e gastar 64kWh. E é este valor que me interessa.
O ID3 tem 5KWh para proteção de carga e sobrecarga (não são utilizaveis)
Quando carregas a 100% (77kWh) não é 100% pois tens 2kWh bloqueados pelo software.
Quando descarregas a 0% não é 0% pois tens 3kWh bloqueados pelo software
82,2kWh distribuido por 12 modulos de 6,85kWh cada - capacidade bruta (Gross capacity)
77kWh capacidade utilizável (Net capacity )
Vamos ver se nos entendemos, a VW anuncia 82kWh bruta e 77kWh utilizáveis, sendo que a diferença de 5 kwH é distribuída da seguinte forma:
0--->3kWh (buffer de proteção de descarga)
3kWh---> 80 kWh - capacidade de utilização
80kWh--->82kWh -(buffer de proteção de sobrecarga)
Isto é que estava anunciado no site da VW quando encomendei o carro em outubro de 2020.
Para mim tenho utilização integral de 77kWh, menos do que isto é publicidade enganosa
A questão de aos 77kWh tirar 5kWh por software (já agora aos 82, tirar 5 também é software.) aparece sim em sites manhosos e de credibilidade duvidosa, é um mito urbano até me apresentares um documento ou link da VW.
Sobre o Toyota, vais desculpar-me mas é irrelevante para mim, eu não tenho um Toyota.![]()
existem 2 valores no car scanner, que se chamam:
"max energy content of the traction battery"
" max actual usable capacity"
Mas na realidade o ID3 desses 77kWh ainda tira mais 4 kWh para o modo tartaruga é isso que o carscanner te indica...
A + C = 5kWh (nunca utilizados/limitado pelo software)0--->3kWh (buffer de proteção de descarga) ISTO É A
3kWh---> 80 kWh - capacidade de utilização ISTO É B
80kWh--->82kWh -(buffer de proteção de sobrecarga) ISTO É C
B = 77KWh ja com modo tartaruga incluido