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Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 19 dez 2025, 23:56
por Nonnus
https://www.turbo.pt/7644896823/m1e-con ... sWQxbrTYmA

Estou céptico.

Vamos ter carros de qualidade inferior?

Vamos ter carros desprovidos de sistemas de segurança?

Será a ideia incentivar a compra de carros eléctricos, ou combater os carros chineses?

Quando levamos anos a evoluir para ter carros melhores parece que vamos dar um passo atrás. Os chineses já conseguem ter carros com a mesma qualidade e cumprem os requisitos da UE com PVP inferior. A UE muda as regras para termos carros inferiores, por um valor inferior. Não será um tiro no pé.

As regras dizem que os carros têm de ser produzidos na Europa...🤔

Re: Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 20 dez 2025, 12:01
por civic
Não acredito que tirem equipamentos de segurança obrigatórios, isso é uma verboreia do jornalista que escreveu esse artigo.
E acho bem que haja beneficio fiscais para carros citadinos e utilitários, faz mais sentido do que os dar a empresas multimilionárias. ;)

Re: Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 20 dez 2025, 14:02
por Nonnus

Re: Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 20 dez 2025, 14:07
por mjr
Do que depreendo é que os veículos são da categoria M1 (carros normais), com restrições ao nível do comprimento máximo (4.2m), local de fabrico (Europa, daí o E) e 100% elétricos (também daqui o E). Também me parece pura especulação selvagem para ter cliques, algo que eu não fiz pois apenas pesquisei no Google. Detesto ler notícias sensacionalistas pois sinto que estou a reforçar a sua génese.

Gemini:
M1E Vehicle Class
The M1E is a recently proposed sub-category by the European Commission as part of a push for more affordable, compact EVs to meet emissions targets.

Definition: A specific sub-category of the M1 passenger car class, limited to small electric vehicles only.
Mass & Size: A key restriction is a maximum vehicle length not exceeding 4.2 meters (e.g., vehicles such as the Renault 5 are eligible).
Fuel Type: Strictly for zero-emission electric vehicles.
Safety Standards: M1E vehicles will still fall under existing M1 safety rules, but the EU is considering "freezing" safety requirements for this category for a period of 10 years to give manufacturers certainty and reduce development costs.
Incentives: EU-manufactured M1E cars will earn "super credits" towards manufacturers' EU-set CO2 targets (1.3 credits per car sold), providing a significant incentive to produce and potentially discount these models
Ou seja, o que é proposto é que os veículos tenham de respeitar as regras de segurança M1 atuais, mas caso daqui a 5 anos surjam novas, eles possam continuar a ser vendidos com as atuais mais 5 anos. Ou seja, após serem aprovados podem manter-se no mercado 10 anos sem alterações mesmo que as regras de segurança mudem.

Re: Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 20 dez 2025, 20:54
por Nonnus
Isso diz-nos duas coisas.

1º chegamos ao ponto que os carros já são tão seguros que durante 10 anos não precisam de evolução. Isto faz algum sentido?

2- vale tudo para combater a ameaça dos chineses, até construir carros como eles, que eles não vendem na Europa.

Não era nada disto que devia ser aprovado. O que devia ser aprovado era os construtores fazerem os carros com a evolução natural com preços iguais aos ICE. Com os tais incentivos as marcas por cada carro electrico vendido e mais importante ainda, incentivos em condições à compra de carros electricos para essa categoria. Se o carro tivesse o mesmo PVP que um ICE da categoria M1 e fosse atribuído um incentivo à pessoa que compra ia ficar mais barato, tão simples como isto.

Re: Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 21 dez 2025, 10:46
por civic
O problema dos Wokes europeus é que não podes atribuir limites de preço aos carros quando não lideras as matérias primas, não podes definir o preço dos carros por decreto, ainda por cima numa fase onde apenas os Chineses têm escala para mexer nos preços quase como querem, a unica coisa que os impede de desfazer os mercados externos são as tarifas e as questões de segurança, nos USA, por exemplo, nem entram, num mercado livre já tinham acabado com todos nos EVs.

Na questão de segurança o que vejo é estarem a ponderar estes requisitos por 10 anos, não vejo nada de mal nisso, cada um compra o que quer, sabe de antemão o que está a comprar, ou então deviam-se proibir os carros usados. Ninguém vai vender Tatas que não cumpram os minimos.

Por outro lado também lhes interessa aos chineses que os outros se mantenham, nem que seja para fazerem o desenvolvimento e depois eles copiam, os Chineses não lideram nenhuma tecnologia em termos de desenvolvimento, têm é os materiais e a ferramentas ideais, e já agora, estarem-se a cagar para os direitos de propriedade intelectual.

Re: Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 22 dez 2025, 03:43
por Nonnus
O que vai acontecer é o que acontece com o Spring.

Vão fazer carros com versões de entrada desprovidos de tudo. Vai ser tudo extra, no final tens um carro que custa mais 10000€ porque ninguém quer carros da versão mais baixa por este ou aquele motivo. Conclusão fica tudo na mesma

Quando andei a ver do Spring, a versão mais baixa, a de 17000€ chave na mão, tinha o volante, as rodas e pouco mais. Nem carregamento rápido tinha. Quando eu falei no carregamento rápido como opção recebi como resposta: não é possível, para isso tem de ser a versão a seguir.

Estás a ver a condicionante que te obriga a não comprar o mais barato? Conclusão, já não era 17000€, já era 20000€ e a versão mais equipada que não tinha nada por aí além já ia para os ~22000€. O carro que era barato já ficava ao preço de um carro em condições, mas sem as condições 😁

É isto que vai acontecer. Para os construtores vai ser uma galinha dos ovos de ouro.

Não sei se tens acompanhado o que está acontecer na Tesla com a versão de 35000€. Ninguém está achar piada porque tiraram muitas das coisas que as pessoas dão valor no carro.

Na realidade eles não vão vender carros mais baratos, eles vão vender é carros inferiores. É só isto.

No último ENVE estava um SUV chinês (Jaecoo5) prestes a entrar no mercado nacional carregado de extras, com um nível de qualidade bem acima de qualquer Renault Megane com um preço de 33000€. Os carros chineses estão a ganhar cota de mercado devido a isto. Oferecem mais por menos e muitas pessoas ainda tem o estigma dos carros chineses, daqui a dois, ou três anos vamos ver se essas alterações têm o efeito desejado, ou vai ser um tiro nos pés.

Nem de propósito:

https://www.razaoautomovel.com/cronicas ... romilhoes/

Espero estar errado mas... citadinos de 20000€ desprovidos de equipamento e os chineses a oferecerem pequenos familiares/ familiares de 20000€ carregados de equipamento.

Re: Nova categoria de veículos M1E

Enviado: 22 dez 2025, 08:18
por civic
E como eu disse, cada um compra o que quer, quanto mais alternativas melhor. ;)

O pessoal vai dar de frente com a realidade quando tiver que arranjar o seu chinês e a marca já tiver desaparecido, temos marcas a desaparecer todos os dias. Acredito que uma BYD se mantenha, mas os preços não são tão diferentes assim dos europeus.