Página 2 de 3

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 16 jan 2011, 13:38
por RJSC
mas olha que é 15% do volume com os 2 painéis. Só com o do leaf lembrei-me de outra coisa para que dá, à volta da hora do meio dia, com o sol mesmo por cima do carro dá para carregar um telemóvel! Mas desde que o carregador de isqueiro não seja como uns que eu vi ha uns 8 ou 9 anos que ficavam quase a escaldar, pois esses tinham uma eficiência de 40%. Hoje em dia até os carregadores de isqueiro vendidos nas lojas asiáticas têm eficiências de 90% ou mais.

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 16 jan 2011, 13:43
por ruimegas
RJSC Escreveu:mas olha que é 15% do volume com os 2 painéis. Só com o do leaf lembrei-me de outra coisa para que dá, à volta da hora do meio dia, com o sol mesmo por cima do carro dá para carregar um telemóvel! Mas desde que o carregador de isqueiro não seja como uns que eu vi ha uns 8 ou 9 anos que ficavam quase a escaldar, pois esses tinham uma eficiência de 40%. Hoje em dia até os carregadores de isqueiro vendidos nas lojas asiáticas têm eficiências de 90% ou mais.
Entendido. Mais uma vez obrigado :)

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 16 jan 2011, 13:59
por RJSC
Carregar o telemóvel já não é mau :) Assim o mjr já não pode dizer que só acrescenta peso!

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 16 jan 2011, 14:12
por ruimegas
RJSC Escreveu:Carregar o telemóvel já não é mau :) Assim o mjr já não pode dizer que só acrescenta peso!

Já estou a ficar mais animado :)

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 23 jan 2011, 05:59
por mikexilva
RJSC Escreveu:mas olha que é 15% do volume com os 2 painéis. Só com o do leaf lembrei-me de outra coisa para que dá, à volta da hora do meio dia, com o sol mesmo por cima do carro dá para carregar um telemóvel! Mas desde que o carregador de isqueiro não seja como uns que eu vi ha uns 8 ou 9 anos que ficavam quase a escaldar, pois esses tinham uma eficiência de 40%. Hoje em dia até os carregadores de isqueiro vendidos nas lojas asiáticas têm eficiências de 90% ou mais.
Pois, normalmente os carregadores de telemovel dão 5V e o carro tem 12V na ficha do isqueiro, quer isto dizer que tem que haver uma conversão, onde o ideal é ser feita com um conversor DC-DC que tem uma efeciencia próxima dos 90% assim como menos aquecimento. Mas esta conversão também pode ser feita com um simples regulador de tensão (como por exemplo um 7805) mas este tem que dissipar (desperdiçar) mais de metade da energia sob a forma de calor.

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 21 jan 2015, 11:19
por VETL
Olhem energia das árvores e do sol:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 000527.JPG[/img]

8-) :lol:

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 21 jan 2015, 11:42
por mjr
:lol: :lol:

O que estaria a alimentar esse painel??

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 21 jan 2015, 11:53
por Filipe
mjr Escreveu::lol: :lol:

O que estaria a alimentar esse painel??
Electrão a electrão enche o Leaf o PAPO. :lol:

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 21 jan 2015, 18:27
por RJSC
Está a fazer cócegas à carga rápida (está frente a um carregador rápido). :lol:

Sabendo o que sabemos hoje sobre o efeito da temperatura na vida das baterias o painel solar no nosso clima é mesmo inútil, porque temos é que procurar a sombra para o carro não aquecer.

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Enviado: 21 jan 2015, 21:07
por Filipe
RJSC Escreveu:Está a fazer cócegas à carga rápida (está frente a um carregador rápido). :lol:

Sabendo o que sabemos hoje sobre o efeito da temperatura na vida das baterias o painel solar no nosso clima é mesmo inútil, porque temos é que procurar a sombra para o carro não aquecer.
Também está a fazer sombra. :mrgreen: