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Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 12:24
por ruimegas
Autonomia versus Temperatura

"This is from all the data I've been logging over the past 8 months.

Range is calculated as 21.5 * Leaf m/kWh. Ofcourse the shape & correlation to temperature won't change if we use a different figure. Temperature comes from http://www.beautifulseattle.com.

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Data behind this.

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Em: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=31&t=6701

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 14:54
por Malm
Pelos vistos a temperatura tem uma influência significativa na autonomia. Ainda bem que em Portugal as temperaturas não são muito baixas. Acho que no meu I-MiEV já se nota o efeito das temperatura mais baixas.

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 16:00
por RJSC
Mas com uma diferença tão grande, não será que eles estão a ter em conta o facto de para manter uma temperatura aceitável no habitáculo se ligue o aquecimento?

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 16:26
por mjr
Para temperaturas até 5ºC o principal consumidor de energia deve ser o aquecimento do habitáculo. A partir daí também entra em cena o abaixamento de capacidade da bateria.

É de notar que o consumo para aquecimento do habitáculo depende do tempo em que se está a conduzir, pelo que será menor para trajectos em estrada e maior em ambiente urbano.

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 16:32
por vgomes
Hoje (ontem a noite) usámos pela primeira vez o programador do AC.
Assim, as 8:00 quando estavam 7º o habitáculo estava bem mais quentinho.
Em viagens longas não deve fazer muita diferença mas em curtas quase que dá para andar só com o calor residual do aquecimento prematuro.
Em ambos os casos não se liga o aquecimento para aquecer o habitáculo, mas só para o manter quente.

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 19:07
por mikexilva
vgomes Escreveu:Hoje (ontem a noite) usámos pela primeira vez o programador do AC.
Assim, as 8:00 quando estavam 7º o habitáculo estava bem mais quentinho.
Em viagens longas não deve fazer muita diferença mas em curtas quase que dá para andar só com o calor residual do aquecimento prematuro.
Em ambos os casos não se liga o aquecimento para aquecer o habitáculo, mas só para o manter quente.
É verdade, no entanto a referencia de quentinho pode ser diferente de quando se chega ao carro e está quentinho, ou quando vamos aquecer o habitáculo para sentir algum quentinho... quero dizer se chegarmos ao carro e ele está a 25 graus depois vamos querer manter esses 25 até ao fim da viagem, se não manter, podemos achar que 20graus é frio, mas se iniciarmos a viagem com 15 e ligarmos o aquecedor para manter 18 dentro do carro pode parecer-nos quentinho... :) claro que isto é contra o conceito de aquecer o carro enquanto ainda tem o cabo de energia ligado... mas é um caso a pensar :P

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 19:56
por Malm
Com o vento frio a passar de baixo do carro, quando atingimos determinada velocidade, deve provocar um arrefecimento bastante significativo das baterias :roll: .

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 20:57
por Filipe
Lembrando a última dica do Mike, faço algumas recomendações temperaturotemperamentais ( inventada agora mesmo ) :
Para dias muito frios para estar bem ambientado aquando da saída, dormir de janelas abertas, ou se tiverem uma daquelas
arcas frigoríficas de vários hectares (e ou muitos cavalos ), dentro da dita.
Para dias bem quentinhos, antes de sair fazer uma ou duas saunas, seguida de 2 ou 3 voltas ao quarteirão a correr. :ugeek: :mrgreen:

Re: Autonomia versus Temperatura

Enviado: 07 nov 2011, 21:06
por mikexilva
Filipe Escreveu:Lembrando a última dica do Mike, faço algumas recomendações temperaturotemperamentais ( inventada agora mesmo ) :
Para dias muito frios para estar bem ambientado aquando da saída, dormir de janelas abertas, ou se tiverem uma daquelas
arcas frigoríficas de vários hectares (e ou muitos cavalos ), dentro da dita.
Para dias bem quentinhos, antes de sair fazer uma ou duas saunas, seguida de 2 ou 3 voltas ao quarteirão a correr. :ugeek: :mrgreen:
:) pois eu não queria ser tão radical ;)

Mas no inverno às vezes costumava meter o calor a bombar ao máximo (no carro de combustão) durante um bom bocado até começar a suar, e depois quando saía do carro o fresquinho da rua até sabia bem :P