Aerodinâmica do LEAF

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RNM
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Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 05 nov 2017, 20:57

Se vale o investimento?

A 120 km/h, 5% de 23 kWh/100km são 1.15 kWh.
12 a 20 cêntimos de poupanças a cada 100km?
120 a 200€ por cada 100'000 km (a 120km/h!!!).

Para quem faz muita AE, vale a pena.

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BECOOL
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Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por BECOOL » 10 nov 2017, 14:51

Não é sobre o Leaf, mas não deixa de ser interessante.
4.9% more consumption for Model S P100D with 21″ vs 19″ wheels.
5.2% more consumption for Model S P90D with 21″ vs 19″ wheels.
11.6% more consumption for Model S 60/75 with 21″ vs 19″ wheels.
11.8% more consumption for Model S 60D/75D/90D with 21″ vs 19″ wheels.
22.2% more consumption for Model X P90D with 22″ vs 20″ wheels.
22.5% more consumption for Model X 60D/75D/90D with 22″ vs 20″ wheels.
23.3% more consumption for Model X P100D with 22″ vs 20″ wheels.

https://electrek.co/2017/11/10/tesla-mo ... efficency/

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pemifer
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Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por pemifer » 10 abr 2018, 09:40

RNM Escreveu:Neste momento, tenho os Michelin Energy Saver montados (de origem, 2014), com ~27200 km. São C/A, Rolamento e aderência.
Quando precisar de trocar de pneus, deverei ir para os Michelin Energy Saver+, 205/55 R16 94H XL S1, Referência: 3528701036953.
São A/A, e os Energy Saver costumam durar MUITOS km.
sparrow Escreveu:Não percebi como alteraste o camber... Isso não é só ajustar no alinhamento? Quanto tem de origem e quanto tem agora?
Assim:
Imagem
[img]https://www.fusion1.cz/images/catalog-f ... t-16mm.jpg[/img]

Camber frente
Origem: -0.25º
Agora: -1.5º

Para um ajuste tão pequeno, não precisava dos parafusos, tem folga suficiente naquela zona do amortecedor
O que fizeste foi para eliminar o desgaste excessivo do lado externo dos pneus, como chegaste a estes valores?
Foi detetado num alinhamento ou foste tu que disseste?
Corro o risco de montar os pneus, alinhar e o carro vir na mesma, certo?
Atualização: entretanto li os restantes posts e já respondi às minhas perguntas acima.
Posso dar a indicação, no alinhamento, que quero o camber da frente a -1.5º, foi o que fizeste, certo?
Pelo que dizes não será preciso qualquer peça, certo?

RNM
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Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 10 abr 2018, 11:46

Olá pemifer,

O valor -1.5° camber foi eu que estipulei.
Engenheiro de (de)formação, sou GRANDE fã daquilo que resulta e não de seguir recomendações cegamente.

E contra factos não há argumentos, o desgaste dos pneus está uniforme.

Nota#1
-1.0° camber deverá chegar para quem tem a suspensão de origem (não é o meu caso)

Nota#2
2.5 bar aparenta ser pressão a menos, visto que as laterais desaparecem antes do centro do pneu.
Recomendo 2.7 bar

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pemifer
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Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por pemifer » 10 abr 2018, 18:02

RNM Escreveu:Olá pemifer,

O valor -1.5° camber foi eu que estipulei.
Engenheiro de (de)formação, sou GRANDE fã daquilo que resulta e não de seguir recomendações cegamente.

E contra factos não há argumentos, o desgaste dos pneus está uniforme.

Nota#1
-1.0° camber deverá chegar para quem tem a suspensão de origem (não é o meu caso)

Nota#2
2.5 bar aparenta ser pressão a menos, visto que as laterais desaparecem antes do centro do pneu.
Recomendo 2.7 bar
Excelente! Quando for alinhar vou pedir para porem -1
Sim, também notei nos pneus de trás sinais de desgaste por pressão a menos, já pus um bocadinho mais de pressão mas vou por o que aconselhas.
Muito obrigado!
A ver se vem um bocadinho de sol para fazermos aquelas fotos...

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