Aerodinâmica do LEAF

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por BrunoAlves » 31 out 2017, 14:16

Eu diria que não, nenhuma. O uso dos travões no dia a dia é marginal
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por jfr2006 » 31 out 2017, 14:37

Eles já disseram que vão repetir os testes. A ideia inclusive era começar a 100% nos 2 testes, mas o carregador de onde partiram avariou..

Será que era Magnun C(r)ap? :lol: :lol:

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por Erbium » 31 out 2017, 15:43

BrunoAlves Escreveu:Eu diria que não, nenhuma. O uso dos travões no dia a dia é marginal
A minha preocupação não é o ser marginal, isso sei eu que em híbridos e elétricos o uso dos travões é muito mais reduzido dai a exigência ser muito inferiror. Dai a bloquear a 100% o arrefecimento...
O que digo é, ok 99% das vezes não haverá impacto, mas e o 1%? Pode custar vidas... atenção a isso!

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por jfr2006 » 31 out 2017, 16:02

Erbium Escreveu:
BrunoAlves Escreveu:Eu diria que não, nenhuma. O uso dos travões no dia a dia é marginal
A minha preocupação não é o ser marginal, isso sei eu que em híbridos e elétricos o uso dos travões é muito mais reduzido dai a exigência ser muito inferiror. Dai a bloquear a 100% o arrefecimento...
O que digo é, ok 99% das vezes não haverá impacto, mas e o 1%? Pode custar vidas... atenção a isso!
Não bloqueias a 100%, dado que não estás a fechar a jante pelo lado de dentro..só pelo lado de fora.

Mas eles mesmo no vídeo avisam que deve-se ter esse cuidado com o uso dos travões ;)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por Erbium » 31 out 2017, 16:22

100% um dos lados sim... é suficiente para causar um impacto sério no fluxo de ar!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por BrunoAlves » 31 out 2017, 16:26

Quando apertas nos travões a fundo não há arrefecimento nesse instante que te valha, até porque queres imobilizar o carro, logo o fluxo de ar é tendencialmente 0.
O arrefecimento faz-se entre travagens. Num fumarento estás sempre a usar os travões, daí que precises de os arrefecer em permanência sempre que não os estás a usar. Num VE, a menos que vás para uma pista "córtir", não creio que isso viesse a ser um problema. Travas a fundo, sim senhor aquecem, depois têm muito tempo para arrefecer ou ir arrefecendo consoante possam ser solicitados novamente ou não.

Penso eu de que :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por Erbium » 31 out 2017, 16:33

BrunoAlves Escreveu:Quando apertas nos travões a fundo não há arrefecimento nesse instante que te valha, até porque queres imobilizar o carro, logo o fluxo de ar é tendencialmente 0.
O arrefecimento faz-se entre travagens. Num fumarento estás sempre a usar os travões, daí que precises de os arrefecer em permanência sempre que não os estás a usar. Num VE, a menos que vás para uma pista "córtir", não creio que isso viesse a ser um problema. Travas a fundo, sim senhor aquecem, depois têm muito tempo para arrefecer ou ir arrefecendo consoante possam ser solicitados novamente ou não.

Penso eu de que :)
Imagem
:lol: 8-)

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 03 nov 2017, 22:51

Em relação aos travões, pensava já ter esclarecido as dúvidas aqui neste tópico.
Usei os meus tampões umas dezenas de milhares de km e não notei qq problema com a travagem.
E alguém só notará se for para um autódromo apertar com o carro.

Relativamente aos tampões, tb já respondi sobre qual o ganho possível, usando um método credível e repetivel. Ganho esse que está em linha com os números da Tesla e toda a panóplia de literatura científica espalhado pelo mundo.

Às vezes tenho a sensação que qq youtuber que sabia fazer contas de somar, tem maior autoridade que qq engenheiro. :lol:
Última edição por RNM em 04 nov 2017, 13:19, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2017, 22:54

É correcto :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por jfr2006 » 03 nov 2017, 23:40

RNM Escreveu:
Às vezes tenho a sensação que qq youtuber que sabia fazer contas de somar, tem maior autoridade que qq engenheiro. :lol:
Atenção que a minha intenção ao colocar o vídeo foi gerar discussão à volta do assunto e sobre o que está mal no procedimento do vídeo e não criticar os teus resultados ;)

Acho interessante falar sobre os ganhos que se podem ter e se vale a pena o investimento. Além disso, os tampões até são giros :D

Responder

Voltar para “Engenharia”