Aerodinâmica do LEAF
Enviado: 06 jul 2016, 16:57
Para mim, o principal problema do Leaf é autonomia em AE. O facto de fazer 150+ km em cidade não considero muito importante.
Então, decidi investigar a aerodinâmica do carro visto que o arrasto aerodinâmico é a principal causa de baixa autonomia em AE.
Segundo as fontes oficiais, a Nissan diz que o Cd do Leaf ronda os 0.29 no mk1 e 0.28 no mk2 (tb varia com a versão de equipamento).
Contudo, testes independentes relevam valores diferentes...
Mk1: Cd 0.342
Engenharia inversa a partir dos valores do AVT, INL
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2012_o.pdf

Mk2: Cd 0.32
medição túnel de vento, sem rolling road e sem ter as rodas a girar.
http://www.caranddriver.com/features/dr ... rison-test
Mk2 RNM: Cd 0.339
Coast down test by RNM - Visia

Mk2 RNM + moon discs: Cd 0.322 ( -4.8%)
Coast down tests by RNM + medição de consumos em estrada
(Regressão não linear de valores experimentais)

O que Nissan diz: Cd 0.28 (não sei se hei de rir ou chorar...)
O que o Leaf deveria ter desde 2010: Cd 0.20
Comparações:
Impacto dos diferentes Cd's a 120 km/h reais:

Ou seja, um Leaf bem desenhado faria mais 46% (!!!) de km em AE se tivesse um Cd de jeito.
Ainda dizem que as baterias são o problema...
Perdas aero + rolamento, velocidades AE (reais!!!)

Então, decidi investigar a aerodinâmica do carro visto que o arrasto aerodinâmico é a principal causa de baixa autonomia em AE.
Segundo as fontes oficiais, a Nissan diz que o Cd do Leaf ronda os 0.29 no mk1 e 0.28 no mk2 (tb varia com a versão de equipamento).
Contudo, testes independentes relevam valores diferentes...
Mk1: Cd 0.342
Engenharia inversa a partir dos valores do AVT, INL
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2012_o.pdf

Mk2: Cd 0.32
medição túnel de vento, sem rolling road e sem ter as rodas a girar.
http://www.caranddriver.com/features/dr ... rison-test
Mk2 RNM: Cd 0.339
Coast down test by RNM - Visia

Mk2 RNM + moon discs: Cd 0.322 ( -4.8%)
Coast down tests by RNM + medição de consumos em estrada
(Regressão não linear de valores experimentais)

O que Nissan diz: Cd 0.28 (não sei se hei de rir ou chorar...)
O que o Leaf deveria ter desde 2010: Cd 0.20
Comparações:
Impacto dos diferentes Cd's a 120 km/h reais:

Ou seja, um Leaf bem desenhado faria mais 46% (!!!) de km em AE se tivesse um Cd de jeito.
Ainda dizem que as baterias são o problema...
Perdas aero + rolamento, velocidades AE (reais!!!)
