No site Green Car Reports fala sobre "cloud" - o sistema inovador tecnológico de informação e comunicação no interior do veículo 100% eléctrico LEAF. Este sistema permite aos condutores do LEAF encontrar pontos de carregamento e uma das curiosidades, é que envia informação àcerca das baterias à Nissan
em:
http://www.greencarreports.com/blog/105 ... issan-leaf
Cumprimentos
O Leaf liga-se à "nuvem"
- ruimegas
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O Leaf liga-se à "nuvem"
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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Re: O Leaf liga-se à "nuvem"
Era muito útil se o LEAF assim como outros futuros carros com ligação à "nuvem" pudessem contribuir para uma actualização da velocidade média do transito nas estradas por onde vão passando, de forma a quem vem atrás possa escolher os melhores trajectos de acordo com informações em tempo real (reportadas por outros condutores de carros ligados à nuvem).
Também pode ter aplicação a nível de segurança, por exemplo se acontecer um acidente num troço de autoestrada com nevoeiro, automaticamente o carro mandava sair antes, de forma a evitar esse trajecto (evitando assim acidentes em cadeia).
Mas mesmo dentro da cidade onde existem todos os dias congestionamentos em sítios aleatórios, o carro podia redireccionar (e até balancear) o tráfego por trajectos alternativos menos congestionados.
Isto já devia existir há muito tempo, tendo em conta que a tecnologia já o permite há muito tempo (GPS + GPRS), mas agora que os carros estão a começar a sair com ligação "à nuvem" era altura de estabelecer um standard para varias aplicações (ou vários modelos de carros) poderem interagir no mesmo espaço benefeciando assim toda a gente e não só as que usam a mesma aplicação (ou o mesmo modelo).
Vejam aqui um exemplo de uma aplicação gratuita que funciona num smartphone que faz muitas coisas deste genero (baseado em croudsourcing) :
http://world.waze.com/guided_tour/
PS: Era mais um dos muitos motivos para o computador de bordo do LEAF ter Android... aquilo que faz hoje o computador de bordo do LEAF e nos parece muito evoluído, daqui a uns 3 ou 4 anos vai tornar-se pobre comparado com os tablets e smartphones que vão existir na altura (basta vermos o ritmo que estes gadgets estão a evoluir) e se quisermos usar estas funcionalidades (que não sabemos o que vai existir daqui a 3 ou 4 anos) onde pode haver alguma "killer feature" para o qualquer condutor, quase significa ignorar o computador de bordo do LEAF e ter que montar uma docking station para o tablet com ligação aos 12V e de preferência num local onde tenha boa recepção de GPS e de fácil visibilidade para o condutor...
Também pode ter aplicação a nível de segurança, por exemplo se acontecer um acidente num troço de autoestrada com nevoeiro, automaticamente o carro mandava sair antes, de forma a evitar esse trajecto (evitando assim acidentes em cadeia).
Mas mesmo dentro da cidade onde existem todos os dias congestionamentos em sítios aleatórios, o carro podia redireccionar (e até balancear) o tráfego por trajectos alternativos menos congestionados.
Isto já devia existir há muito tempo, tendo em conta que a tecnologia já o permite há muito tempo (GPS + GPRS), mas agora que os carros estão a começar a sair com ligação "à nuvem" era altura de estabelecer um standard para varias aplicações (ou vários modelos de carros) poderem interagir no mesmo espaço benefeciando assim toda a gente e não só as que usam a mesma aplicação (ou o mesmo modelo).
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PS: Era mais um dos muitos motivos para o computador de bordo do LEAF ter Android... aquilo que faz hoje o computador de bordo do LEAF e nos parece muito evoluído, daqui a uns 3 ou 4 anos vai tornar-se pobre comparado com os tablets e smartphones que vão existir na altura (basta vermos o ritmo que estes gadgets estão a evoluir) e se quisermos usar estas funcionalidades (que não sabemos o que vai existir daqui a 3 ou 4 anos) onde pode haver alguma "killer feature" para o qualquer condutor, quase significa ignorar o computador de bordo do LEAF e ter que montar uma docking station para o tablet com ligação aos 12V e de preferência num local onde tenha boa recepção de GPS e de fácil visibilidade para o condutor...
- mjr
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Re: O Leaf liga-se à "nuvem"
Penso que o sistema Carwings já faz isso:
http://www.nissan-global.com/EN/ENVIRON ... /CARWINGS/
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Support for comfortable driving
Fastest route guidance: Using traffic predictions generated based on real-time traffic information and vehicle driving information from other CARWINGS members, CARWINGS provides accurate route searches even for areas not covered by VICS data.
By providing routes for efficient travel to the driver's destination, CARWINGS supports environmentally friendly driving.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: O Leaf liga-se à "nuvem"
mjr Escreveu:Penso que o sistema Carwings já faz isso:
http://www.nissan-global.com/EN/ENVIRON ... /CARWINGS/
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Olha que não sei...acho que isso é só válido para os EUA onde eles possuem um sistema chamada XM.
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Re: O Leaf liga-se à "nuvem"
Também penso que em Portugal não estará activo. Mas o sistema está preparado para isso, é só eles activarem. Provavelmente não o farão sem cobrar...
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Re: O Leaf liga-se à "nuvem"
Mas isto é o tipo de serviço que eles conseguem fazer melhor se usarem informações dadas pelos outros veículos na estrada, por isso não faz muito sentido cobrar se ao mesmo tempo nos pedem informações de onde estamos a circular.. claro que tem que haver um servidor central a reunir estas informações.mjr Escreveu:Também penso que em Portugal não estará activo. Mas o sistema está preparado para isso, é só eles activarem. Provavelmente não o farão sem cobrar...
Mas isto não devia ser exclusivo do CARWINGS devia existir um protocolo de forma a outros fabricantes comunicarem com o mesmo servidor central e beneficiar todos, pois se só existirem meia dúzia de carros a circular, é pouco provável que se consiga uma informação útil dos vários trajectos alternativos.
Existe também uma forma de alguns GPS's receberem um sinal, não sei se vem junto com as estações de FM (tipo RDS) ou se usa uma frequência própria, mas num carro que tem ligação à net isto é desnecessário, até porque é unidireccional, etc..
Mas realmente parece que o CARWINGS já faz algumas destas coisas:
http://www.nissan-global.com/EN/TECHNOL ... AILS/DRGS/
Vamos ver se vai funcionar cá, ou se precisa de no mínimo 10 veiculos por km² para começar os cálculos
Em principio os primeiros 5 anos são gratuitos (ou estão incluídos no contrato), vamos ver...
- mikexilva
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Re: O Leaf liga-se à "nuvem"
Mais um artigo a falar no "croudsourcing" do LEAF:
http://www.ubergizmo.com/15/archives/20 ... me-os.html
[...]
Originally available in Japan, the Carwings connected system uses crowdsourcing to enhance fuel economy, displaying real-time traffic predictions using data compiled from other Carwings users.
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http://www.ubergizmo.com/15/archives/20 ... me-os.html
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Originally available in Japan, the Carwings connected system uses crowdsourcing to enhance fuel economy, displaying real-time traffic predictions using data compiled from other Carwings users.
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