DIY EVSE
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: DIY EVSE
Sim, são tudo boas possibilidades. No entanto, eu tenho 1 NAS (na verdade, tenho 2) que está sempre ligado (Synology DS212), de modo que posso recriar tudo localmente e enviar para o NAS. Além disso, depois posso arranjar forma de enviar a informação para o EVSE depois (quer seja por multicast, quer seja por http).
O EVSE permite ajustar a corrente através de um acesso web, correcto? Se isto é possível, então também é possível enviar esse mesmo valor directamente. Já agora, é possível definir a que horas pode começar o carregamento?
O EVSE permite ajustar a corrente através de um acesso web, correcto? Se isto é possível, então também é possível enviar esse mesmo valor directamente. Já agora, é possível definir a que horas pode começar o carregamento?
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Podes tentar instalar o emoncms no teu NAS, o sistema é relativamente simples se tiveres um linux base sem customizações. Eu tinha também um NAS parecido com esse, perdi imenso tempo e acabei por desistir e vender o NAS. A não ser que sejas expert e te dê gosto não compensa, já que podes largar algumas dezenas de euros no raspberry pi e ter o sistema a funcionar logo de inicio.
Mas independentemente disso, podes passar por cima desses detalhes e experimentar já online, medes a potencialidade do sistema e decides se queres ir por aí. É que está tudo feito, não é preciso inventar a roda outra vez. Esta parte é apenas de processamento de dados e visualização.
No que toca à integração com o EVSE, ponderei durante bastante tempo e acabei por usar o protocolo MQTT e uma ferramenta porreira chamada Node-RED. O protocolo MQTT foi criado para enviar mensagens de forma simples e robusta através dos meios de comunicação IP pouco fiáveis da altura, e usada na industria petrolifera ( caaalma....
). É baseado num esquema de publicação/subscrição, com um servidor central. Ou seja, o EVSE quando se liga subscreve um tópico e fica à escuta de qualquer mensagem que lá apareça. Quando o EVSE tem alguma coisa para dizer, publica noutro tópico as suas mensagens. Isto permite que vários sistemas possam ler ou escrever nos dispositivos ao mesmo tempo, sem se bloquearem uns aos outros. Assim permite o "multicast" que indicaste, esquemas de entrega de 1 mensagem para N recetores ou de N emissores para 1 recetor são triviais. No sistema de processamento e recolha de dados pode-se ter um servidor MQTT a funcionar que não ocupa recursos quase nenhuns.
Mas independentemente disso, podes passar por cima desses detalhes e experimentar já online, medes a potencialidade do sistema e decides se queres ir por aí. É que está tudo feito, não é preciso inventar a roda outra vez. Esta parte é apenas de processamento de dados e visualização.
No que toca à integração com o EVSE, ponderei durante bastante tempo e acabei por usar o protocolo MQTT e uma ferramenta porreira chamada Node-RED. O protocolo MQTT foi criado para enviar mensagens de forma simples e robusta através dos meios de comunicação IP pouco fiáveis da altura, e usada na industria petrolifera ( caaalma....

-
Eu já "consegui" colocar o emoncms a funcionar no meu Synology. A única parte que ainda não está a funcionar, é a criação do utilizador, que dá um erro undefined
...
É algo que vou ver com mais calma e tempo, um dia destes.
Mas sim, no início, vou tentar enviar os dados para o emoncms online.
Quanto a esse protocolo MQTT, parece-me muito a forma de funcionamento do ROS (Robotic Operating System)

É algo que vou ver com mais calma e tempo, um dia destes.
Mas sim, no início, vou tentar enviar os dados para o emoncms online.
Quanto a esse protocolo MQTT, parece-me muito a forma de funcionamento do ROS (Robotic Operating System)

- Apr
- Proprietário Leaf
Código: Selecionar todos
debian-xfce:~# ./get-leaf-info.py
Prepare Session
Login...
get_latest_battery_status
[date] 19/Mai/2016 11:54
[date] 2016/05/19 09:55
[battery_capacity2] 11
[battery_capacity] 11
[charging_status] NOT_CHARGING
[battery_capacity] 11
[battery_remaining_amount] 7
[charging_status] NOT_CHARGING
[is_charging] False
[is_quick_charging] False
[plugin_state] NOT_CONNECTED
[is_connected] False
[is_connected_to_quick_charger] False
[time_to_full_trickle] 10:00:00
[time_to_full_l2] 4:00:00
[time_to_full_l2_6kw] 3:00:00
[leaf_info.battery_percent] 63.6363636364
{'batteryCapacity': '11',
'batteryDegradation': '7',
'chargeMode': 'NOT_CHARGING',
'chargeStatus': 'CT',
'charging': 'NO',
'cruisingRangeAcOff': '63928.0',
'cruisingRangeAcOn': '61832.0',
'currentChargeLevel': '0',
'message': 'success',
'operationResult': 'START',
'pluginState': 'NOT_CONNECTED',
'responseFlag': '1',
'status': 200,
'timeRequiredToFull': {'hours': '', 'minutes': ''},
'timeRequiredToFull200': {'hours': '', 'minutes': ''},
'timeRequiredToFull200_6kW': {'hours': '', 'minutes': ''},
'timeStamp': '2016-05-19 09:56:03'}
root@debian-xfce:~#
O carwings na ponta de uma script. Algum frequentador do fórum que perceba de phyton ou node.js para ajudar a converter isto em qualquer coisa util? Não percebo muito disto... as funções para ligar a carga e ligar/desligar a climatização estão incluidas, mas não testei.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Depende do que pretendas fazer com ele 
Se usares PHP podes usar o comando shell_exec para correr o script directamente e retornar-te os resultados ao script php. Aqui há uns tempos fiz isso e nao me considero programador de php
Edit: raios para o corrector automático

Se usares PHP podes usar o comando shell_exec para correr o script directamente e retornar-te os resultados ao script php. Aqui há uns tempos fiz isso e nao me considero programador de php

Edit: raios para o corrector automático

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
É esta a lib?Apr Escreveu:Algum frequentador do fórum que perceba de phyton ou node.js para ajudar a converter isto em qualquer coisa util?
https://github.com/jdhorne/pycarwings2
Olhando assim de relance para o script de exemplo, o objecto de resposta parece ter tudo aquilo que precisas...o exemplo apenas manda uns prints para se 'ver' algo.
Manda PM se puder ser útil em algo!

-
Bem...descobri que a Synology mudou o software do servidor http do Apache para o gnyx, quando lançou a versão 6 do DSMjfr2006 Escreveu:Eu já "consegui" colocar o emoncms a funcionar no meu Synology. A única parte que ainda não está a funcionar, é a criação do utilizador, que dá um erro undefined...

E mesmo que escolhamos na configuração que queremos usar Apache, continua a usar gnyx

Daí que o emoncms não funcione no meu synology....

- Apr
- Proprietário Leaf
fernandinand Escreveu:É esta a lib?Apr Escreveu:Algum frequentador do fórum que perceba de phyton ou node.js para ajudar a converter isto em qualquer coisa util?
https://github.com/jdhorne/pycarwings2
Olhando assim de relance para o script de exemplo, o objecto de resposta parece ter tudo aquilo que precisas...o exemplo apenas manda uns prints para se 'ver' algo.
Manda PM se puder ser útil em algo!
sim é essa. Como é que se ve a resposta completa do servidor sem ser processada? Isto são callbacks atrás de callbacks fico à toa.
O método de obtenção de dados funciona da segunte forma:
- Liga-se ao servidor e recebe um token
- encripta os dados de login com aquele token e faz login no sistema
- pede o ultimo estado conhecido ao servidor
- pede uma atualização do estado
- pede feedback do pedido, e analisa o campo "responseFlag"
- Quando o "responseFlag" for 1 houve comunicação com o carro e há mais dados e são estes os dados que gostava de receber diretamente, sem nenhum "parser" no caminho.
- Apr
- Proprietário Leaf
jfr2006 Escreveu:Bem...descobri que a Synology mudou o software do servidor http do Apache para o gnyx, quando lançou a versão 6 do DSMjfr2006 Escreveu:Eu já "consegui" colocar o emoncms a funcionar no meu Synology. A única parte que ainda não está a funcionar, é a criação do utilizador, que dá um erro undefined...
![]()
E mesmo que escolhamos na configuração que queremos usar Apache, continua a usar gnyx![]()
![]()
Daí que o emoncms não funcione no meu synology....
Já passei por isso... não percas anos de vida de volta disso, não vale a pena. Esses NAS não são para essas aventuras.
-
Dentro dos NAS, a Synology ainda é das melhores coisas que aí anda. Em termos de suporte técnico, então são do melhor. Já me safaram uma vez, que coloquei um disco novo mas que tinha bad sectors num NAS e durante a expansão do RAID, a coisa deu barraca. Remotamente, voltaram-me a dar acesso ao NAS para fazer backup de tudo.Apr Escreveu:
Já passei por isso... não percas anos de vida de volta disso, não vale a pena. Esses NAS não são para essas aventuras.
O mal foi terem mudado o web server do Apache para o ngynx, agora com o update do DSM para a versão 6... Pode ser que voltem ao Apache...até isto estar completo, ainda tenho algum tempo.
Entretanto, hoje ficou completa a parte mais difícil: substituir os cabos (2.5mm^2) do meu quadro (4º andar) para garagem por cabos de de 6mm^2: 38 metros de cabo para fase, neutro e terra