Não é difícil.
Eu tenho 3kW de potência fotovoltaica (20m2) e 10kWh de baterias estacionárias para tudo, casa e EV.
No inversor/carregador (3.5kVA) tenho um contacto programável em função da tensão das baterias (se não existir pode-se fazer o mesmo com um esquema simples e um Arduino).
Quando as baterias atingem a tensão de manutenção (float) por mais que 5 minutos liga o contacto.
Quanto a tensão vai abaixo da tensão de manutenção (float) por mais que 5 minutos desliga o contacto.
Caso as baterias estejam na fase de absorção ou equalização é desligado o contacto.
Este contacto liga ao meu EVSE caseiro que inibe o piloto para o EV interrompendo assim o carregamento.
Nos dias de sol, enquanto não se ligarem consumidores potentes em casa, o carregamento é contínuo durante as horas de sol.
Se vierem nuvens ou se ligar um consumidor potente em casa o carregamento é interrompido e retoma quando vier o sol ou diminuir o consumo da casa.
Tenho este esquema a funcionar há um mês e 95% dos carregamentos do EV são 100% solares.
Tenho carregado maioritariamente a 6A mas quando a previsão é de sol tem sido a 10A.
Assim que vier o bom tempo ainda vou testar os 16A.
Depois não me acusem de estar OFF-TOPIC!