Talvez tenhaVETL Escreveu:Off-grid!!??
Bem, acho que terás algo mais a mostrar-nos, não?
DIY EVSE
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Re: DIY EVSE
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Off-grid 100% ou com backup da rede?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Com backup da rede (por enquanto), mas estamos a ficar offtopicmjr Escreveu:Off-grid 100% ou com backup da rede?
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Ora essa! Offtopics de offgrid são sempre ontopic!
Tambem tenho andado a pensar nisso mas não é uma solução fácil integrar a 100% com carregamento de um VE carro. Os patamares possiveis de carga são muito elevados para tirar partido do sistema (6A minimo) Só um sistema com um conjunto de inversores hibridos em cascata e com armazenamento massivo de eletricidade em baterias é que me parece viável tecnicamente. E seria preciso ter um campo solar gigantesco!
Tambem tenho andado a pensar nisso mas não é uma solução fácil integrar a 100% com carregamento de um VE carro. Os patamares possiveis de carga são muito elevados para tirar partido do sistema (6A minimo) Só um sistema com um conjunto de inversores hibridos em cascata e com armazenamento massivo de eletricidade em baterias é que me parece viável tecnicamente. E seria preciso ter um campo solar gigantesco!
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Não é difícil.
Eu tenho 3kW de potência fotovoltaica (20m2) e 10kWh de baterias estacionárias para tudo, casa e EV.
No inversor/carregador (3.5kVA) tenho um contacto programável em função da tensão das baterias (se não existir pode-se fazer o mesmo com um esquema simples e um Arduino).
Quando as baterias atingem a tensão de manutenção (float) por mais que 5 minutos liga o contacto.
Quanto a tensão vai abaixo da tensão de manutenção (float) por mais que 5 minutos desliga o contacto.
Caso as baterias estejam na fase de absorção ou equalização é desligado o contacto.
Este contacto liga ao meu EVSE caseiro que inibe o piloto para o EV interrompendo assim o carregamento.
Nos dias de sol, enquanto não se ligarem consumidores potentes em casa, o carregamento é contínuo durante as horas de sol.
Se vierem nuvens ou se ligar um consumidor potente em casa o carregamento é interrompido e retoma quando vier o sol ou diminuir o consumo da casa.
Tenho este esquema a funcionar há um mês e 95% dos carregamentos do EV são 100% solares.
Tenho carregado maioritariamente a 6A mas quando a previsão é de sol tem sido a 10A.
Assim que vier o bom tempo ainda vou testar os 16A.
Depois não me acusem de estar OFF-TOPIC!
Eu tenho 3kW de potência fotovoltaica (20m2) e 10kWh de baterias estacionárias para tudo, casa e EV.
No inversor/carregador (3.5kVA) tenho um contacto programável em função da tensão das baterias (se não existir pode-se fazer o mesmo com um esquema simples e um Arduino).
Quando as baterias atingem a tensão de manutenção (float) por mais que 5 minutos liga o contacto.
Quanto a tensão vai abaixo da tensão de manutenção (float) por mais que 5 minutos desliga o contacto.
Caso as baterias estejam na fase de absorção ou equalização é desligado o contacto.
Este contacto liga ao meu EVSE caseiro que inibe o piloto para o EV interrompendo assim o carregamento.
Nos dias de sol, enquanto não se ligarem consumidores potentes em casa, o carregamento é contínuo durante as horas de sol.
Se vierem nuvens ou se ligar um consumidor potente em casa o carregamento é interrompido e retoma quando vier o sol ou diminuir o consumo da casa.
Tenho este esquema a funcionar há um mês e 95% dos carregamentos do EV são 100% solares.
Tenho carregado maioritariamente a 6A mas quando a previsão é de sol tem sido a 10A.
Assim que vier o bom tempo ainda vou testar os 16A.
Depois não me acusem de estar OFF-TOPIC!
- Apr
- Proprietário Leaf
É isso mesmo! O teu sistema não é propriamente de principiante!
Mas já andas a energia SOLAR!!! Parabéns!!!!
Mas já andas a energia SOLAR!!! Parabéns!!!!
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Isso com um open EVSE podias medir a potência solar e ir variado o piloto continuamente de 6A a 16A para seguir o excesso de produção.
Mas para a maior parte das pessoas ter o carro em casa durante o dia é impossível.
Mas para a maior parte das pessoas ter o carro em casa durante o dia é impossível.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Eu também consigo fazer isso se passar mais 1 fio entre o inversor e o EVSE, é só usar algumas resistências para converter tensões.RJSC Escreveu:Isso com um open EVSE podias medir a potência solar e ir variado o piloto continuamente de 6A a 16A para seguir o excesso de produção.
Para o meu caso a comutação manual serve perfeitamente porque posso dar prioridade ao carro ou às outras cargas de lastro , isto é, se carregar a 6A com sol vai sobrar energia para água quente/climatização, se for a 10A a prioridade é carregar o VE.
Até gosto do openEVSE mas ocupa mais espaço, tenho vários arduinos cá por casa noutras tarefas e gosto muito.
- Apr
- Proprietário Leaf
Eu neste momento não tenho nada solar, mas não há-de faltar muito.
O que vou fazer é dotar o EVSE de comunicação para que seja fácil de mudar a carga através da rede (internet).
Depois já tenho em fase final um sistema igual a este - (http://openenergymonitor.org/emon/)
Com este sistema vou tentar carregar o VE com o excedente de potencia contratada, à maior potencia possivel ( 6A - 28A), e de forma automática.
Acaba-se ter que escolher se vou carregar a 6 ou 25 ou 16A, é ligar e o que estiver diponivel no momento vai para o carro.
E depois vou para casa desligar as luzes para carregar o carro mais depressa
O que vou fazer é dotar o EVSE de comunicação para que seja fácil de mudar a carga através da rede (internet).
Depois já tenho em fase final um sistema igual a este - (http://openenergymonitor.org/emon/)
Com este sistema vou tentar carregar o VE com o excedente de potencia contratada, à maior potencia possivel ( 6A - 28A), e de forma automática.
Acaba-se ter que escolher se vou carregar a 6 ou 25 ou 16A, é ligar e o que estiver diponivel no momento vai para o carro.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Apr, se estás a pensar em células solares põe a hipótese de amorfas num sistema de 12 volts ( apesar de terem menor rendimento instantanio,Apr Escreveu:Eu neste momento não tenho nada solar, mas não há-de faltar muito.
funcionam mais horas por dia, dando um rendimento anual superior e são mais baratas, se quiseres posso mandar-te um video explicativo por MP. )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

ZX Spectrum