Belo CHUPÃO.victormcpinto Escreveu:Início do teste às 19.10 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 22,7 22,5 22,6 oC
Final do teste às 20.50 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 21,1 20,3 20,7 oC
https://www.dropbox.com/s/krd3qx19rohgt ... 8%2012.jpg
https://www.dropbox.com/s/hdfzmut5x85qp ... 7%2059.jpg
Custo do teste: 1 hora de entretenimento.
Energia: potência do extractor 45w
Possível forma de arrefecer a bateria
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3107
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
mrr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 679
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Deixo aqui os dados desta noite com o "sistema de arrefecimento" ligado, são muito idênticos ao do dia anterior.
Hora 20:45 dia 10-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 14º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-10º
Sensores: 20.8º | 21.2º | 19.9º
https://www.dropbox.com/s/27ywlqfxum5yv ... -45-45.png
Hora 07:49 dia 11-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 14º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-10º
Sensores: 16.2º | 15.2º | 13.4º
https://www.dropbox.com/s/ub30uzptty7yx ... -49-04.png
Acho que para conseguir valores mais baixos vou ter que fazer melhorias no dito "tubo".
Hora 20:45 dia 10-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 14º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-10º
Sensores: 20.8º | 21.2º | 19.9º
https://www.dropbox.com/s/27ywlqfxum5yv ... -45-45.png
Hora 07:49 dia 11-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 14º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-10º
Sensores: 16.2º | 15.2º | 13.4º
https://www.dropbox.com/s/ub30uzptty7yx ... -49-04.png
Acho que para conseguir valores mais baixos vou ter que fazer melhorias no dito "tubo".
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Uau!!!... Parece inverno.
-4,6 | -5,9 | -6,5 = média de -5,7 ºC
Acho que é um ensaio com muito valor. A Nissan devia começar a produzir mais um acessório.
Bem, é melhor não... senão ainda o vendiam mais caro que um EVSE!!!
-4,6 | -5,9 | -6,5 = média de -5,7 ºC
Acho que é um ensaio com muito valor. A Nissan devia começar a produzir mais um acessório.
Bem, é melhor não... senão ainda o vendiam mais caro que um EVSE!!!
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
-
mrr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 679
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
A Nissan pode não o produzir, mas eu vou tentar fazer-lo o mais pratico e barato possível.. Já estou a "engenhocar" a versão 0.02 do dito "tubo". 
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Esses valores são bons. A taxa de degradação aumenta exponencialmente com a temperatura. Reduzir de 15º para 10º não tem tanto interesse como reduzir de 25º para 20º. Se o meu pack andar a 19º C eu já ando feliz da vida. 31º C é que me deixam angustiado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
mrr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 679
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Mas deixas toda a noite a arrefecer? Tenta isolar o tubo, pode ser que consigas descer um pouco mais a temperatura..Orlando Escreveu:São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Não, deixei apenas 2 horas...mrr Escreveu:Mas deixas toda a noite a arrefecer? Tenta isolar o tubo, pode ser que consigas descer um pouco mais a temperatura..Orlando Escreveu:São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
mrr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 679
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Pois, eu devo ter valores mais baixos mas deixo toda a noite, ao mesmo tempo também está a carregar.Orlando Escreveu:Não, deixei apenas 2 horas...mrr Escreveu:Mas deixas toda a noite a arrefecer? Tenta isolar o tubo, pode ser que consigas descer um pouco mais a temperatura..Orlando Escreveu:São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Não é por nada, mas às vezes parece-me até que qto + o habitaculo estiver quente, mais aquecem as baterias e vice-versa.....é uma impressão...mjr Escreveu:Interessante. Que terá algum efeito não duvido. Ligando o A/C com os vidros todos fechados e a tampa do compartimento do fusível de emergência aberta, o caminho mais fácil para o ar sair é por aí. Do mesmo modo que os tubos de aquecimento aquecem o pack, também o ar ao passar por aí o deverá arrefecer. Na altura em que fiz essas experiências não tinha o Leaf Spy, mas que o compartimento da bateria ficava mais frio não tenho dúvidas. No Verão vou experimentar novamente
Outra coisa, e se pusermos 3 mini ventoinhas nas 3 saídas traseiras?...não forçará o ar a passar pelo pack...é que mesmo com estas noites frescas, o pack poderia arrefecer mais....? Isso claro para quem não tem AC e quer arrefecer de uma maneira simples o pack de noite.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh