EVSE caseiro - emotorwerks

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VETL
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EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por VETL » 05 jun 2014, 13:31

mrr Escreveu:
VETL Escreveu:
mrr Escreveu:Vê lá este, só é necessários: cabos, fonte de alimentação 12V, e rele, fica pronto a funcionar! http://www.emotorwerks.com/products/onl ... x-evse-pcb
E uma ficha J1772 pelo menos!
Ai se eu percebesse alguma coisa disto...
Que não seja por isso: http://www.emotorwerks.com/products/onl ... ng-systems
;)
Vamos lá por partes:

(1) Isto dava para fazer um EVSE caseiro. Certo?

(2) Se sim, que fonte de alimentação 12v é necessária? Era tipo uma dos Pc's fixos?

(3) E relé?

(4) E era só isto: Placa, FA12v, Relé, cabo e J1772?

Desculpem a ignorância mas eu a olhar para isto é como um burro a olhar para um palácio...
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por mrr » 05 jun 2014, 13:41

Para min parece-me bem facil, é so comprar isto:

Cabo c/ficha J1772 -> http://www.emotorwerks.com/products/onl ... ng-systems

PCB -> http://www.emotorwerks.com/products/onl ... x-evse-pcb

Relé -> http://www.emotorwerks.com/products/onl ... r-juicebox

Fonte de alimentação -> http://www.emotorwerks.com/products/onl ... cebox-evse

Arranjar uma caixa e montar.
Eu é que vou mandar vir um já todo montado pronto a ligar, porque se não mandava vir estas peças, como quero com regulação de amperagem, ecrã LCD e ligação a internet não me vou chatear a montar tudo.
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por VETL » 05 jun 2014, 13:49

Mas para quem não quiser ecrã LCD nem ligação à internet poderia mandar vir só a PCB e pelo valor até poderia escapar à alfandega, não?
A FA12v e o relé encontram-se por cá?
Carrega a quantos amperes?
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por mrr » 06 jun 2014, 13:06

Sim podes mandar vir só o PCB, relé e FA12v arranja-se muito facilmente cá.
Essa PCB esta preparada para carregar até 60A, desde que se monte com cabos e rele para essa capacidade, mas penso que o que precisamos é de 30A e nesse caso vasta usar cabo 3x6mm e rela que aguente 32A. Não esquecer que é necessário a ficha J1772 com cabo.

A Alfandega quase de certeza que vai cobrar IVA, apenas para valores a baixo de 40€ é que passava sem problema. Mas se estiveres interessado manda PM que dou-te umas dicas.
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por mrr » 17 jul 2014, 13:35

Bem encomendei o EVSE da emotorwerks a cerca de 1 mês e chegou-me ontem a casa.
O que comprei foi o Premium Juicebox, que tem uma serie de funções extras (temporizador de carga, escolha Amp, LCD, acesso a Net para visualização de consumos)

Para quem apenas quer um simples EVSE pode perfeitamente comprar a PCB, relé, FA12V e monta-lo em casa a um bom preço (agora que vi como este é montado parece-me bem fácil)

Para os mais entendidos, eu vou meter um disjuntor de 40A fase/neutro (Max que vou carregar é 30A) para protecção, mas será que devo meter algo mais? O EVSE não trás nada de protecção.
Já agora uma coisa que me fez confusão, o EVSE tem uma etiqueta em cada fio (Fase/neutro) mas e se eu trocar a ligação será que há problema? Por exemplo se montar uma tomada schuko na entrada do EVSE nunca saberei qual é a fase e neutro!

Peço desculpa mas sou um pouco leigo nestas materias... :cry:

Deixo aqui algumas fotos:
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por RJSC » 17 jul 2014, 13:55

Bem, o mais simples é colocar 2 descarregadores de sobretensão no quadro, mas aí fica mais caro.
Dentro do EVSE pode colocar um tubo de descarga de gás e 2 varístores.
No tópico do Apr ele já tem fotos dos varístores que lhe enviei colocados, mas ainda não do tubo de descarga de gás.

Uma grande falha a meu ver nestes EVSEs aftermarket é praticamente nenhum ter proteção contra sobretensões.
Os fornecidos pela Nissan têm e já tive oportunidade de comprovar isso mesmo quando efetuei a reparação do EVSE do dgalv.

Pelo menos para quem vive em zonas B ou C de qualiade de serviço é essencial.
Ainda há pouco tempo um trovão queimou o contador da EDP e uns fusíveis na caixa de derivação do poste, só não queimou nada em casa porque o quadro está equipado com descarregadores de sobretensão.
Uma casa a 500m ligada a outro posto de transformação e sem qualquer proteção queimou 3 eletrodomésticos.

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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por mrr » 17 jul 2014, 15:40

Será que me podes dar uma ajuda para montar os tais componentes no EVSE (tubo de descarga de gás e 2 varístores)?
O meu problema é:
1º Onde e como os ligar?
2º Quais as características que devem ter?

Já agora, relativamente a trocar a fase e neutro será que há problemas?
A minha ideia é montar uma tomada trifásica de 32A na entrada do EVSE, assim posso-o usar em muitos tipos de tomadas(com adaptadores para converter sempre a trifasica32A).
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por RJSC » 17 jul 2014, 16:04

Se o relé cortar 2 condutores não há problema em trocar fase e neutro. Se o relé só cortar um dos condutores, esse terá que ser a fase para que a ficha J1772 nunca tenha tensão relativamente à terra quando desligada do veículo.

Para mim e o Apr comprei o seguinte:
Tudo Descarga de Gás: http://pt.farnell.com/bourns/2036-40-b2 ... tt=1961492
GAS DISCHARGE TUBE, 400V
Tensión de Ruptura DC: 400V
Intensidad, Impulso de Descarga: 20kA
Tensión, Chispa de Impulso: 825V
Varístor: http://pt.farnell.com/panasonic/erze10a ... tt=2291810
VARISTOR, LARGE SURGE, TRANSIENT, 390V
Serie: E10
Varistor, Tipo: Amortiguador
Corriente Máxima Transitoria @ 8/20µs: 4.5kA
Modelo de Varistor: Disco 11.5mm
Tensión Vc Max de Sujeción: 650V
Energía Máxima (10/1000uS): 99J
Tensión Nominal V DC: 385V
Tensión Nominal V AC: 300V
Como as fichas vieram dessa loja, tinha muita escolha, mas no comércio local pode não ser fácil arranjar material tão adequado.

Quanto ao esquema de ligação, posso fazer um rabisco em papel e digitalizar...

mrr
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por mrr » 17 jul 2014, 16:15

RJSC Escreveu:Se o relé cortar 2 condutores não há problema em trocar fase e neutro. Se o relé só cortar um dos condutores, esse terá que ser a fase para que a ficha J1772 nunca tenha tensão relativamente à terra quando desligada do veículo.

Para mim e o Apr comprei o seguinte:
Tudo Descarga de Gás: http://pt.farnell.com/bourns/2036-40-b2 ... tt=1961492
GAS DISCHARGE TUBE, 400V
Tensión de Ruptura DC: 400V
Intensidad, Impulso de Descarga: 20kA
Tensión, Chispa de Impulso: 825V
Varístor: http://pt.farnell.com/panasonic/erze10a ... tt=2291810
VARISTOR, LARGE SURGE, TRANSIENT, 390V
Serie: E10
Varistor, Tipo: Amortiguador
Corriente Máxima Transitoria @ 8/20µs: 4.5kA
Modelo de Varistor: Disco 11.5mm
Tensión Vc Max de Sujeción: 650V
Energía Máxima (10/1000uS): 99J
Tensión Nominal V DC: 385V
Tensión Nominal V AC: 300V
Como as fichas vieram dessa loja, tinha muita escolha, mas no comércio local pode não ser fácil arranjar material tão adequado.

Quanto ao esquema de ligação, posso fazer um rabisco em papel e digitalizar...
O rele corta os dois condutores. :)
Quantos aos componentes (Tubo Descarga de Gás / Varístor) estão preparados para no mínimo 32A?
Vou tentar arranjar na alfaelektor em Braga.
Agradeço se me poderes enviar esquema.
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Re: EVSE caseiro - emotorwerks

Mensagem por RJSC » 17 jul 2014, 16:46

Estes componentes em situação normal é como se não estivessem no circuito.
Quando vem uma descarga eles deviam-na para o fio terra e suportam as corrente máximas que estão acima 20.000A para o tubo de descarga de gás e 4500A para os varístores.

Imagem

Este esquema só funciona corretamente quando a tomada tiver uma boa ligação à terra. Sem terra terá que levar mais um Varístor (MOV) e outro tubo de descarga entre fase e neutro.

Não percebi o porquê de usar uma tomada CEE de 32A trifásica no EVSE, já que este e a ficha J1772 na ponta só suportam carregamento monofásico.
Existem Fichas CEE monofásicas de 32A. São azuis como as de 16A mas têm uma dimensão maior. No entanto são mais pequenas que as trifásicas de 32A.
Última edição por RJSC em 17 jul 2014, 19:31, editado 1 vez no total.

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