EVSE no compartimento do motor

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

EVSE no compartimento do motor

Mensagem por alexmol » 21 ago 2015, 23:49

Olá!

Alguém já pensou em colocar um EVSE dentro do compartimento do motor, com ligação aos cabos da ficha J1772, e deixar uma ficha macho shucko fácilmente acessível?

Desta forma pode-se carregar em qualquer lugar com electricidade bastando pegar numa vulgar extensão 230V, abrir o capot, encaixar a ficha e baixar o capot até trancar.
O EVSE ficaria sempre resguardado da chuva e dos amigos do alheio.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE no compartimento do motor

Mensagem por Apr » 22 ago 2015, 00:01

SIM! :D

É bestial! Falta-me ainda fazer o mesmo ao mennekes.

Espera uns minutos tenho praqui umas fotos

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE no compartimento do motor

Mensagem por Apr » 22 ago 2015, 00:23

Eis o meu EVSE integrado:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/-rVn_ ... awing1.jpg[/img]

[img]https://lh3.googleusercontent.com/-Vtem ... 080946.JPG[/img]

Seco, seguro, fácil de usar e acabaram-se os cabos na mala. termina em ficha CEE 32A e depois tem um adaptador de CEE32-CEE16 e outro adaptador de CEE16-Schuko.

O objetivo final é algo deste género:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/-jUvJ ... E_Hood.jpg[/img]

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: EVSE no compartimento do motor

Mensagem por lmlr » 22 ago 2015, 09:10

Eu uso a técnica do Malm. O EVSE fica dentro do carro, com uma ligeira frincha de modo a não trilhar o cabo, et voilá :)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: EVSE no compartimento do motor

Mensagem por alexmol » 22 ago 2015, 21:30

lmlr Escreveu:Eu uso a técnica do Malm. O EVSE fica dentro do carro, com uma ligeira frincha de modo a não trilhar o cabo, et voilá :)
Pois eu não consigo fazer isso no Fluence, portas ou bagageira não fecham sem trilhar o cabo, só se a frincha for o vidro ligeiramente aberto mas se chove é uma treta.

Vou começar a engendrar maneira de fazer como o Apr.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE no compartimento do motor

Mensagem por Apr » 22 ago 2015, 23:29

Na adaptação do meu no compartimento do motor reparei que é melhor o EVSE ficar do lado direito para não se molhar quando atestar a àgua do limpa-vidros.

Outra coisa importante é que é reversivel, a única alteração que é necessário é remover o plastico que esconde o acesso às fichas do lado de dentro. Na revisão anual vou tirar a tralha toda de lá para não implicarem comigo.

Este trabalho é muito mais simples que tentar fazer um EVSE portátil. E no final serve muito melhor.

As fotos estão fraquinhas, quando tiver a versão final coloco uma descrição mais detalhada no meu DB.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: EVSE no compartimento do motor

Mensagem por jasmim » 23 ago 2015, 00:08

Apr Escreveu: As fotos estão fraquinhas, quando tiver a versão final coloco uma descrição mais detalhada no meu DB.
Obrigado! :)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

mmenaia
Proprietário Leaf
Mensagens: 35
Registado: 07 jun 2015, 11:50
Data de fabrico: 29 abr 2015
Capacidade bateria: 11 barras
Localização: Lisboa

Re: EVSE no compartimento do motor

Mensagem por mmenaia » 24 ago 2015, 01:20

Fotografias com mais detalhe seriam muito bem vindas!

Ando também tentado a fazer algo do género, daria-me muito jeito.
Obrigado pela partilha. :D
Marco
LEAF entregue a 28 Maio 2015
40 000 Km - 11 barras

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”