Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por ruimegas » 27 jan 2016, 11:17

Incremento da densidade energética das baterias ao nível da gasolina é possível?

http://www.gizmag.com/lithium-oxygen-ai ... ies/41510/

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2588
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por alexmol » 30 jan 2016, 01:47

Em 1925 Sakichi Toyoda ofereceu um prémio de 1 milhão de yenes a quem conseguisse uma bateria com densidade equivalente à gasolina.

Até hoje o prémio não foi reclamado.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por RJSC » 30 jan 2016, 02:00

Um VE pra competir com um CI só precisa de baterias com 30% da densidade energética da gasolina.
Os motores CI desperdiçam mais de 70% da energia da gasolina em calor.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por FullElectric » 30 jan 2016, 04:11

RJSC Escreveu:Um VE pra competir com um CI só precisa de baterias com 30% da densidade energética da gasolina.
Os motores CI desperdiçam mais de 70% da energia da gasolina em calor.
Um depósito de 50Lts de gasolina corresponde a cerca de 500kWh
Um carro elétrico com esta energia no "depósito" teria mais de 3000 km de autonomia.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por mikexilva » 31 jan 2016, 00:34

rdias Escreveu:Tesla não vai passar dos 550 kms reais. Mais do que isso não faz sentido.
Eles devem ter estatisticas reais da media de km precorridos pelos seus condutores, e devem saber que no dia a dia a media dos condutores usam bem menos de 50% da bateria do seu Tesla, por isso só faz sentido pontualmente para quem tenha essa necessidade, mas não para todos (mesmo que todos pensem que têm essa necessidade quando vão comprar um carro)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por mjr » 31 jan 2016, 10:01

rdias Escreveu:Tesla não vai passar dos 550 kms reais. Mais do que isso não faz sentido.
Talvez só faça sentido mais de 550km EPA na Alemanha. A 250km/h a autonomia baixa para menos de metade da autonomia EPA. 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por mjr » 31 jan 2016, 17:58

Estava a falar em 250km/h, não 200km/h. E 550km EPA não dá 300km a 200km/h! Vê o range chart.

A questão é que mesmo num CI andar a 250km/h implica parar muitas vezes. Num VE com 550km de autonomia significa parar em menos que de hora em hora.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Incremento da densidade energética ao nível da gasolina?

Mensagem por mjr » 31 jan 2016, 20:53

Vê o range chart de 100km/h para 200km/h...

Mas eu estava a ser irónico com a Alemanha! :D

Para mim 300km a 120km/h era perfeito, não estava disposto a pagar mais por mais autonomia. Um CI precisa de ter mais pois abastecer um CI é uma chatice.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”