Algumas dúvidas

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 27 mar 2018, 15:52

CASM Escreveu:
Nerusonu Escreveu:
CASM Escreveu:Eu acho que devia comprar primeiro o carro, e depois pensava no carregamento .
Certo, mas eu sou assim com tudo... Gosto de pesquisar tudo com antecedência para quando chegar a altura não andar feito barata tonta de um lado para o outro
Eu também sou um pouco assim, pesquisei durante um ano antes de comprar VE, podes pesquisar, desde que não faças investimentos e depois chegas à conclusão que afinal não era necessário, eu estou à quase dois anos a carregar com o EVSE do carro, claro que tenho um segundo veiculo a diesel para as emergências, que nunca aconteceram.
Concordo, só ando a fazer estas perguntas para quando chegar a altura ter uma ideia das despesas/passos a dar... Isto se mexer mesmo em alguma coisa pois se calhar com o evse do carro chega para o meu dia a dia na boa, mesmo que venha a comprar um leaf 2 ou outro com bateria(capacidade) semelhante.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por pemifer » 27 mar 2018, 16:15

Quando comprei o carro não tinha tomada em casa e pensava recorrer aos PCN da minha zona e pensava carregar no trabalho, até tinha permissão para isso.
Entretanto os PCN da minha zona, estão como toda a rede, funcionam ocasionalmente, e no trabalho a pessoa que me disse que podia carregar à vontade saiu.
Comecei por carregar em casa a partir de um circuito de iluminação a 6A (mais ou menos 1300W, ou seja 1,3kW).
No meu trabalho fogem de deixar carregar como o diabo foge da cruz...
Acabei por instalar uma tomada CE na minha arrecadação com contador próprio, iniciativa do meu próprio condomínio.
Agora carrego com o EVSE Nissan, como se fosse uma Wallbox e nem penso em fazer qualquer alteração...
Ah! Antes do carro vir comprei um EVSE regulável entre 6A e 32A. O EVSE original da Nissan, que no meu caso era de 110v, foi convertido na Ucrânia por 70€.
O EVSE Nissan é a wallbox, o EVSE regulável é o que anda no carro...

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 27 mar 2018, 16:32

pemifer Escreveu:Quando comprei o carro não tinha tomada em casa e pensava recorrer aos PCN da minha zona e pensava carregar no trabalho, até tinha permissão para isso.
Entretanto os PCN da minha zona, estão como toda a rede, funcionam ocasionalmente, e no trabalho a pessoa que me disse que podia carregar à vontade saiu.
Comecei por carregar em casa a partir de um circuito de iluminação a 6A (mais ou menos 1300W, ou seja 1,3kW).
No meu trabalho fogem de deixar carregar como o diabo foge da cruz...
Acabei por instalar uma tomada CE na minha arrecadação com contador próprio, iniciativa do meu próprio condomínio.
Agora carrego com o EVSE Nissan, como se fosse uma Wallbox e nem penso em fazer qualquer alteração...
Ah! Antes do carro vir comprei um EVSE regulável entre 6A e 32A. O EVSE original da Nissan, que no meu caso era de 110v, foi convertido na Ucrânia por 70€.
O EVSE Nissan é a wallbox, o EVSE regulável é o que anda no carro...
Pois, aqui como disse atrás tenho uma tomada trifásica vermelha(mas sem neutro pelo que me disseram atrás) e duas vulgares schucko, tudo na garagem. A questão aqui é se ganhava muito ao adaptar aquela trifásica para uma CE de 5 pinos(a que la esta só tem 4) ou se as vulgares chegam e sobram para o meu dia a dia... Actualmente estou a fazer 70 e poucos KM por dia e mesmo que não conseguisse carregar em casa até uma boa percentagem, no trabalho tenho onde ligar o carro se necessário, mas tudo isto pode mudar de um dia para o outro dado que como sou segurança não há propriamente postos fixos.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por pemifer » 27 mar 2018, 16:55

Se fosse eu substituía uma dessas shucko por uma CE azul de 2 pinos. ;)
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por VETL » 27 mar 2018, 17:04

Devias querer dizer 3 pinos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por pemifer » 27 mar 2018, 17:09

VETL Escreveu:Devias querer dizer 3 pinos.
:lol: pensei que não se contava com o de terra... :lol:
Mas as imagens não deixam duvida...

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por CASM » 30 mar 2018, 12:14

"Pois, aqui como disse atrás tenho uma tomada trifásica vermelha(mas sem neutro pelo que me disseram atrás) e duas vulgares schucko, tudo na garagem. A questão aqui é se ganhava muito ao adaptar aquela trifásica para uma CE de 5 pinos(a que la esta só tem 4) ou se as vulgares chegam e sobram para o meu dia a dia"

Por isso é que eu disse que devias comprar o carro primeiro, ou saber qual vais comprar, porque não carregam todos da mesma forma, alguns podem utilizar trifásico outros só monofasico.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 31 mar 2018, 01:38

CASM Escreveu:"Pois, aqui como disse atrás tenho uma tomada trifásica vermelha(mas sem neutro pelo que me disseram atrás) e duas vulgares schucko, tudo na garagem. A questão aqui é se ganhava muito ao adaptar aquela trifásica para uma CE de 5 pinos(a que la esta só tem 4) ou se as vulgares chegam e sobram para o meu dia a dia"

Por isso é que eu disse que devias comprar o carro primeiro, ou saber qual vais comprar, porque não carregam todos da mesma forma, alguns podem utilizar trifásico outros só monofasico.
Confesso que a comprar será eventualmente um leaf 2 ou o eventual suv nissan que falaram. O Kauai também poderá ser um hipótese, o resto ou fica fora de orçamento(Tesla) ou não os acho atrativos esteticamente(ioniq/I3) ou tecnicamente.

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”