Troca Baterias - Fora da Nissan
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Tem um pequeno "OBD" que se liga na ficha CAN do carro para forçar o carro a reconhecer a capacidade das baterias!
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Exactamente, dessa forma passa a ser possível abrir o meu pack de 24kwh e comprar células com maior densidade e construir um pack com maior capacidade, mantendo a estrutura física do actual! Certo? Será necessário mudar todas as células, ou ainda há a possibilidade de, por exemplo, ir fazendo esse upgrade por partes?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 565
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Sim, será isso, mas isto nós já todos sabíamos que era possível fazer, agora temos uma ferramenta que faz o "Ajuste" real da capacidade da bateria transmitindo isso ao Carro e assim podemos ter a autonomia estimada real.
No fundo as coisas estão a melhor, o leaf continua a ser e vai continuar a ser um carro extremamente fiável, infelizmente tem desvalorizado um bocado mais do que o previa inicialmente, mas com estas opções de bateria facilmente se coloca o carro "novo", com uma excelente capacidade.
No fundo as coisas estão a melhor, o leaf continua a ser e vai continuar a ser um carro extremamente fiável, infelizmente tem desvalorizado um bocado mais do que o previa inicialmente, mas com estas opções de bateria facilmente se coloca o carro "novo", com uma excelente capacidade.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
- frankesousa
- Mensagens: 1302
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Falta aí A COISA MAIS IMPORTANTE que é o BMS.
Mudar as células sem mudar o BMS é mau em todos os sentidos provavelmente perigoso já que a gestão de carga, descarga, temperaturas, correntes, etc está programada para as células antigas e as novas podem não gostar.
Talvez até se fique a usar apenas uma parte da capacidade das novas células já que o BMS não sabe como fazer "melhor".
Ou seja, bateria nova = células + BMS, portanto ou se muda por uma bateria já com BMS incluído e "engana" o carro com um gateway, tipo meter uma bateria Nissan 40kWh num leaf 24kWh, ou se mudam as células e reprograma o BMS.
Agora, não vai ser o "zé da esquina" a fazer o novo software do BMS e vamos esperar ser igual ou melhor que fez um batalhão de engenheiros na Nissan ou vamos?
Neste momento a "troca fora da Nissan" segura continua a ser por uma Bateria Nissan, mesmo que comprada por outros meios.
Mudar as células sem mudar o BMS é mau em todos os sentidos provavelmente perigoso já que a gestão de carga, descarga, temperaturas, correntes, etc está programada para as células antigas e as novas podem não gostar.
Talvez até se fique a usar apenas uma parte da capacidade das novas células já que o BMS não sabe como fazer "melhor".
Ou seja, bateria nova = células + BMS, portanto ou se muda por uma bateria já com BMS incluído e "engana" o carro com um gateway, tipo meter uma bateria Nissan 40kWh num leaf 24kWh, ou se mudam as células e reprograma o BMS.
Agora, não vai ser o "zé da esquina" a fazer o novo software do BMS e vamos esperar ser igual ou melhor que fez um batalhão de engenheiros na Nissan ou vamos?
Neste momento a "troca fora da Nissan" segura continua a ser por uma Bateria Nissan, mesmo que comprada por outros meios.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- frankesousa
- Mensagens: 1302
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Onde estão essas opções?
Quero trocar uma bateria de um 24kWh de 2011 por uma de 40kWh, mas simplesmente não há baterias de 40kWh para comprar!
Portanto a parte do "facilmente" não se aplica muito bem neste caso. É tudo fácil no papel, na prática é quase impossível quanto mais fácil!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Então a empresa de Sevilha pode não estar a fazer um serviço fiável? Mantém a BMS original do carro?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 565
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
frankesousa Escreveu: ↑15 set 2020, 10:06Onde estão essas opções?
Quero trocar uma bateria de um 24kWh de 2011 por uma de 40kWh, mas simplesmente não há baterias de 40kWh para comprar!
Portanto a parte do "facilmente" não se aplica muito bem neste caso. É tudo fácil no papel, na prática é quase impossível quanto mais fácil!
Neste momento não arranjas porque está tudo esgotado devido à pandemia...falo das células da LG CHEM, se me falas em baterias originais de 40kWh da Nissan, sim estas são difíceis de arranjar.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
É absolutamente confirmado que em Sevilha mantêm o BMS original.
Segundo o que pude apurar até agora metem uma ponte CAN entre o BMS e o resto do carro que faz uma multiplicação simples dos valores da energia disponível na bateria.
No mínimo vai ter um impacto no reconhecimento da degradação do pack novo.
Segundo o que pude apurar até agora metem uma ponte CAN entre o BMS e o resto do carro que faz uma multiplicação simples dos valores da energia disponível na bateria.
No mínimo vai ter um impacto no reconhecimento da degradação do pack novo.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 565
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Também tinha essa ideia, sobre os valor de "Carga" / "Descarga" não vejo grandes problemas, quando maior for o pack mais "Corrente" aguentará, menos aquecerá também, as celulas são "idênticas" pelas suas características.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022