Rapidgate X temperatura bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
ricardosobreiro
Mensagens: 2
Registado: 21 mai 2018, 16:34
Data de fabrico: 10 set 2018
Capacidade bateria: 40kw

Rapidgate X temperatura bateria

Mensagem por ricardosobreiro » 13 jul 2019, 00:23

Boas pessoal.
Acabei de sofrer pela primeira vez com o Rapidgate no meu LEAF 40kw de 2018.
Fiz uma viagem de 260kms do Alentejo para Lisboa.
Entrei na auto estrada em Ourique em que vim com o propilot activo sempre na velocidade 120kmh e acabei a carregar o carro no PCR de Alcácer do sal.
Resultado,,,,,temperatura da bateria já bem dentro do VERMELHO e passados 40 kms redução de potência por aquecimento.
Ok,,,deu para chegar a casa sem stress à mesma velocidade,só que a bateria passadas 4 horas ainda estava com temperatura algo alta.
Eu sei que todos se queixam do mesmo.
Pergunto...
Já alguem pensou/projectou um sistema de refrigeração forçada por AR???com entrada forçada pela frente(com bomba de ar electrica+filtro de ar etc) e saida pela traseira do pack devidamente protegido de impurezas e aguas.
Tenho o carro na garantia e acho que até me atrevia a contactar o concessionário ou importador para apresentar a minha ideia(sou mecânico auto profissional)para desta forma preservar a garantia e provavelmente resolvia o problema da temperatura da mesma,visto que vendo bem todas as baterias sem exceção em carga aquecem mas têm uma diferença.,que estão ao ar livre contrariamente ao LEAF estando seladas sem qualquer tipo de ventilação/dissipacao de calor .
Deixo este tema para pensar
Cumprimentos

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Rapidgate X temperatura bateria

Mensagem por cfvp » 13 jul 2019, 18:04

Boas,

Antes de mais ainda tem o software antigo? É que entretanto saiu uma actualização que pode pedir que reduz os efeitos do rapidgate.
Eu pessoalmente nunca fiz uma viagem tão longa com o meu Leaf 40kWh, mas pelo o que tenho lido de algumas pessoas aqui que já fizeram, para ajudar a não aquecer tanto a bateria, pode fazer duas coisas:
- Andar a 110km/h ou 100km/h em vez dos 120km/h.
- Fazer carregamentos mais frequentes e curtos em vez de menos frequentes e mais longos.

Eu precebo que torna a viagem menos agradável, mas pronto, com o Leaf temos que usar alguns truques neste tipo de viagens mais longas. No entanto se quiser tentar falar com a Nissan, para mostrar alguma solução, mas dúvido que aceitem.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate X temperatura bateria

Mensagem por migle » 16 jul 2019, 23:11

ricardosobreiro Escreveu:
13 jul 2019, 00:23
Tenho o carro na garantia e acho que até me atrevia a contactar o concessionário ou importador para apresentar a minha ideia(sou mecânico auto profissional)para desta forma preservar a garantia e provavelmente resolvia o problema da temperatura da mesma,visto que vendo bem todas as baterias sem exceção em carga aquecem mas têm uma diferença.,que estão ao ar livre contrariamente ao LEAF estando seladas sem qualquer tipo de ventilação/dissipacao de calor .
Pois, a bateria é selada, é estanque.
É uma opção de desenho fundamental, como é óbvio não vão manter a garantia sobre a bateria com uma alteração profunda como essa.

O facto de ser selada tem a vantagem da atmosfera controlada, não se acumulam óxidos e porcarias nos metais... Diz que também é bom se houver uma inundação.

Outros carros têm opções diferentes: no meu, o Ioniq, a bateria está geralmente fechada, mas quando aquece abre e tem um exaustor atrás que puxa o ar por cima da bateria. É bastante eficaz, para o carro que é.
A Nissan e-NV200 tem ventilação dentro da bateria, com um radiador lá dentro, pressurizado pelo AC.
O BMW i3 canaliza gás do AC através da bateria. Os Tesla envolvem as pilhas com canalização por onde passa líquido de arrefecimento...

Há muita coisa escrita neste fórum sobre esse assunto.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”