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Leafspy vs Quadrante
Enviado: 13 set 2021, 20:09
por Ftomas
Boas
Provavelmente já foi discutido, mas... eu carrego sempre o meu 24kw com 80% e chego com 20 a 25% depois de 75km, mas hoje fiz 100km e o carro chegou ao ponto de desaparecer a %, penso que a 5%...
entretanto com o leafspy apresentava 14%
O carro é possível de conduzir até ao ZERO do leafspy? ou a tartaruga aparece antes?
Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 13 set 2021, 22:12
por corrisi
Ftomas Escreveu: ↑13 set 2021, 20:09
Boas
Provavelmente já foi discutido, mas... eu carrego sempre o meu 24kw com 80% e chego com 20 a 25% depois de 75km, mas hoje fiz 100km e o carro chegou ao ponto de desaparecer a %, penso que a 5%...
entretanto com o leafspy apresentava 14%
O carro é possível de conduzir até ao ZERO do leafspy? ou a tartaruga aparece antes?
O melhor mesmo é acompanhantes a voltagem da célula mais fraca. É ela que determina quando o carro pára. Pela voltagem quer me parecer que tens um leaf de 24kwh kwh e não tendo a certeza absoluta, o carro pára quando a voltagem da célula mais fraca ronda os 2.9V.
Outra alternativa é te orientares pelos GIDS que surgem noutra página do leafspy. Aos 5 GIDS surge a tartaruga e daí até parar é um ápice.


Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 13 set 2021, 22:29
por Ftomas
Sim é um 24kw
Gids estava a 11... Eles cá depressa? De 11 a 5 é rápido?
Nunca dei importância aos gids...
A voltagem ainda parece longe dos 2.9... mas se calhar desce depressa....
Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 13 set 2021, 22:35
por Ftomas
Hoje foi uma exceção... Ainda andei a fazer piscinas... Queria ver até onde ia... No quadrante desapareceu a percentagem...
E eu tinha a ideia de me dizerem que iria até zero no leafspy..
Daí a minha pergunta
No dia a dia normal chego com 25%
Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 13 set 2021, 23:31
por frankesousa
O carro pára aos 0.3kWh na bateria +-, pelo menos os meus 2 leaf 30 são assim.
Genericamente eu diria que baixar do 1kWh é só mesmo em caso extremo e não devemos arriscar tanto, mas fica a dica.
Também só testei no dia que depropositadamente deixei o carro morrer mesmo.
Ambos os carros, desde a tartaruga até parar foram apenas alguns metros!
Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 13 set 2021, 23:45
por BrunoAlves
O carro pára quando a célula mais fraca tocar nos 2,75V. É preciso notar que isso pode acontecer com alguns GIDs de sobra numa subida mais vigorosa ou já totalmente "nas lonas" se for uma condução tranquila em plano.
A tartaruga aparece por energia remanescente (não me recordo quantos GIDs) é por isso que algumas pessoas fazem mais de 1-2km na tartaruga, outras apenas poucos metros até parar. Depende do equilíbrio das células
Já fiz à vontade 15km desde que fiquei sem indicação no display (os tais "---") mas vinha estável na estrada e a controlar com o LS.
Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 14 set 2021, 00:14
por Ftomas
Então aqueles 14% de soc do leafspy não são de fiar?
Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 14 set 2021, 00:33
por BrunoAlves
São, mais ou menos. Mas é preciso ter presente que são energia remanescente média e que (acho eu) o LS - nem o carro - estima correctamente acima e abaixo dos joelhos, considera tudo como se fosse linear.
Objectivamente não terias 14% da capacidade da bateria. Como estás à volta do joelho inferior, a partir daí a tensão das células cai muito rapidamente. É esse comportamento que é necessário perceber, depois fica mais fácil

Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 14 set 2021, 00:49
por Ftomas
Ok
Mas naquela situação e com os tais 14% de soc e 3.54v de voltagem mínima na célula e 11 gids
Em plano o que poderia esperar? 5? 10km?
O soc no LS chegar a zero?
Os GIDs a zero?
Pelo que percebi a tartaruga e dependente da voltagem, certo?
Acontece quando chega aos tais 2,75 ou aí para mesmo?
Claro que estás minhas (muitas) questões é no sentido de perceber o funcionamento e não de andar a espremer, até porque a saúde da bateria não deve gostar de % abaixo dos 10... Digo eu...
No fundo devo me guiar por quê? LS, mas o que voltagem? Gids soc? Um misto dos 3...
Re: Leafspy vs Quadrante
Enviado: 14 set 2021, 09:00
por mjr
Eu diria que para estares mais "à vontade", podes considerar como zero os 3.2V da célula mais fraca ou 7 gids, o que aparecer primeiro. Neste ponto tens ainda uma pequena folga de cerca de 1-2km de autonomia (pode ser mais caso a bateria esteja quente).
De notar que a tensão cai cada vez mais rapidamente. De 3.5V a 3.4V tem praticamente tanta energia como de 3.4V a 3.2V.