140 m ohm para 180 são 30% de aumento.mjr Escreveu:Ando imensas vezes (quase todos os dias) com tensões abaixo dos 3,7V e nunca notei isso. De manhã, quando está frio, saio normalmente com 50% de Soc e com o meu estilo de condução a bateria normalmente aquece linearmente até chegar ao destino. Se a condução for suave praticamente nem aquece, mesmo quando chego com menos de 10% de Soc.
Eu gostava era de perceber de onde vem a energia extra para aquecer a bateria nesses estados de carga extremos. A eficiência coulombica é praticamente 100% no lítio, pelo que a única maneira da bateria aquecer mais em estados de carga extremos é com o aumento da resistência interna. penso que esta não varia tanto quanto isso ao longo do Soc que possa justificar esse aumento.
Tem aqui um teste à bateria do Leaf:
http://media3.ev-tv.me/DOEleaftest.pdf
Ver figuras 2 e 3. A variação da RI é muito pouco significativa. O maior efeito é na descarga com SOCs baixos, onde a RI aumenta de cerca de 140mR para 180mR (isto já quase nos 0% de SOC). Como as perdas por efeito de Joule são proporcionais à RI, significa que perto dos 0% de Soc há mais 28% de perdas, para a mesma corrente de descarga. Como perto de 0% de SOC normalmente se anda mais devagar (medo da tartaruga) e as perdas térmicas dependem do quadrado da corrente, provavelmente até vai aquecer menos...
Segundo esse documento, o aumento de resistência começa nos ~355V, que dá ~3.7V/célula.
Eu tb noto o aumento de temperatura que o Fil reporta.
Faço AE todos os dias e o pack vai aumentando linearmente a sua temperatura. Depois chego à cidade e a temperatura estabiliza e começa a descer pq a potência requerida é menor. Se precisar de descer abaixo de 3.7V, a temperatura começa a subir novamente.
quando a primeira célula chega aos 3.7V, aparece o aviso de bateria, no meu mk2. É igual em todos?