Carregar bateria - 80 ou 100%?

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Carloselmano » 21 ago 2015, 08:42

Olá pessoal.
Quando carregam o Leaf com o cabo de 10A. Deixam carregar sempre até aos 100%?

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por ricardot » 21 ago 2015, 09:10

Pelo o que já li por aqui.
So ate 80% a não ser que se ande passado pouco tempo depois dos carregamento completo (100%)
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 21 ago 2015, 13:40

Só se deve carregar a 100% sempre que se necessita da autonomia, e quando isso acontece, deve-se programar o carro para acabar de carregar minutos antes de arrancamos. Se os 80% chegarem regularmente, uma vez de 15 em 15 dias ou uma por mês, carregar a 100% para equilibrar as células.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por jasmim » 21 ago 2015, 17:04

Isso é válido apenas para o Leaf, que tem a opção de carregamento a 80%,, ou para todos?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 21 ago 2015, 17:31

jasmim Escreveu:Isso é válido apenas para o Leaf, que tem a opção de carregamento a 80%,, ou para todos?
Há outros modelos que também têm a opção de escolher a %, mas alguns não. Mas sim, as baterias de lítio para durarem muito mais, não devem descer constantemente dos 20%, nem subir dos 80, 90%. Só mesmo por necessidade ;)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Malm » 19 out 2015, 15:25

Estão a esquecer-se que quando se carrega o carro a 100%, não estamos a carregar as baterias até mesmo aos 100%. Apesar de o meu carro só permitir durante os carregamentos lentos ou rápidos que as suas células atinjam no máximo 4,105 V, se eu logo a seguir fizer uma descida e utilizar a regeneração as minhas células chegam a atingir voltagens de 4,120V ou 4,125V. Isso demonstra que o próprio carro evita que as baterias atinjam esses mesmo 100%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por ICEM4N » 19 out 2015, 16:08

Este tópico quase faz lembrar a máxima que hoje em dia ouvimos, baterias de gel?? Descarregar totalmente e depois carregar.
Todos sabemos hoje que isso mata as baterias de gel, mas em relacao aos 80%, acho que ainda nao há muito concenso.
Realmente eu proprio carrego ate aos 85/90% porque nao tenho forma de parar e pelas contas por alto sei que no meu caso 1h=20% por isso é mais ou menos facil . Mas será que é mesmo assim? Os ciclos serao mesmo mais caso se poupe esses 20% de carga total=?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 19 out 2015, 17:26

Sim , serão mais ciclos completos equivalentes seguramente. Além de que também evita uma velocidade de degradação maior quando em repouso após o fim da carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Malm » 19 out 2015, 19:10

Para todos que preferem apenas carregar até ao que o carro indica como 80%, não esquecer de ir fazendo, de vez me quando, um carregamento a 100%. Eu cá vou continuar a confiar na proteção que o próprio carro tem e deixá-lo, na maioria das vezes, carregar tudo o que ele quiser. Assim fiz nestes últimos tempos e a degradação está reduzida a 1 Ah por ano. Assim é menos um carregamento por semana e é menos um dia por semana que lhe ponho mais 6 ºC. Recordem-me lá, qual é a voltagem real máxima que as baterias do i-MiEV e do Leaf podem levar? 4,2V?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por ICEM4N » 20 out 2015, 09:57

Malm Escreveu:Para todos que preferem apenas carregar até ao que o carro indica como 80%, não esquecer de ir fazendo, de vez me quando, um carregamento a 100%. Eu cá vou continuar a confiar na proteção que o próprio carro tem e deixá-lo, na maioria das vezes, carregar tudo o que ele quiser. Assim fiz nestes últimos tempos e a degradação está reduzida a 1 Ah por ano. Assim é menos um carregamento por semana e é menos um dia por semana que lhe ponho mais 6 ºC. Recordem-me lá, qual é a voltagem real máxima que as baterias do i-MiEV e do Leaf podem levar? 4,2V?
Era aqui que eu queria chegar . sei que no ultimo ano tiveste uma degradacao minima sem esse cuidado.
Seria de exagerar que com os 80% nao tivesses degradacao pelo que se calhar nao é assim tao importante os 80%, mais importante é a temperatura que o pack atinge. A meu ver, mas aceito todas as opcoes, umas mais facilmente verificaveis do que outras... Tal como disse normalmente tenho o meu nos 90% a 95% todos os dias
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Responder

Voltar para “Pergunte à Nissan”