Carregar bateria - 80 ou 100%?

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por pnunes » 16 dez 2015, 22:18

Agora já estamos a inventar não?
O mjr já explicou bem.
Para o nosso clima não vejo problema nenhum carregar ao máximo, o sistema q controla a bateria já tem protecções suficientes para evitar danos com carregamentos consecutivos a 100%. Aliás até em outro tipo de baterias mais sensíveis os fabricantes recomendam carregamentos completos e a tensões mais altas no caso de descargas/cargas consecutivas, caso contrário a bateria não fica verdadeiramente carregada.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Essiemme » 16 dez 2015, 23:58

Actualmente já não carrego a 80%... com este tipo de carregamento, já fica demasiado "à conta".
Comecei este ano, há poucos meses.

sm
:(
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+ de 222.800 KMs
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 17 dez 2015, 00:03

Mas acima dos 80% e abaixo dos 20% a temperatura da bateria aumenta, e isso é o pior de tudo.

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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 17 dez 2015, 00:39

Nunca notei esse efeito do aumento de temperatura nos extremos. A única vantagem que vejo, para além da óbvia maior autonomia, numa carga a 100%, é que o LBC fica com uma melhor estimativa da capacidade da bateria.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 17 dez 2015, 00:42

Eu noto e muito, e alguns utilizadores já verificaram o mesmo, senão achava que tinha algum problema no carro ;)

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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 17 dez 2015, 00:53

Experimenta carregar de 20 a 80% e de 40% a 100% numa carga lenta e regista o aumento de temperatura. Vais ver que é igual. Se for em carga rápida até vai aquecer mais de 20% a 80%, pois carrega mais rápido nesse caso.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 18 dez 2015, 01:38

O melhor exemplo que tenho nos últimos tempos, foi quando fiz a última viagem grande. Mesmo com a temperatura exterior perto dos 10 graus, e com a bateria pelos 19 graus, quando me aproximo da bateria fraca a temperatura começa a aumentar, sem andar mais depressa e depois de fazer mais de 100 klms com a mesma temperatura nas baterias. Quanto mais vazia fica a bateria maior é o aumento de temperatura. Acontece o mesmo dos 80% para cima, mas não me acontece dos 60 para os 80%.

Com bateria fraca e a temperatura a 21 graus nas baterias, coloquei o carro a carregar, a temperatura exterior diminuiu bastante (estavam 10 graus), e passado 3 horas a carregar a 16A, a temperatura da bateria estava nos 20 graus.

Se tiver carregado a 100% e fizer uma viagem grande agora no inverno, pelas nacionais, até aos 4, 4.5kWh na bateria a temperatura mantém ou até diminui, se estiver frio, a partir daí começa a subir. Claro que no verão ainda sobe mais.

Mas a ver se percebo, qual é a voltagem das células quando noto o aumento de temperatura, como fez o João Gonçalves do leaf branco.

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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 18 dez 2015, 06:51

Ando imensas vezes (quase todos os dias) com tensões abaixo dos 3,7V e nunca notei isso. De manhã, quando está frio, saio normalmente com 50% de Soc e com o meu estilo de condução a bateria normalmente aquece linearmente até chegar ao destino. Se a condução for suave praticamente nem aquece, mesmo quando chego com menos de 10% de Soc.

Eu gostava era de perceber de onde vem a energia extra para aquecer a bateria nesses estados de carga extremos. A eficiência coulombica é praticamente 100% no lítio, pelo que a única maneira da bateria aquecer mais em estados de carga extremos é com o aumento da resistência interna. penso que esta não varia tanto quanto isso ao longo do Soc que possa justificar esse aumento.

Tem aqui um teste à bateria do Leaf:

http://media3.ev-tv.me/DOEleaftest.pdf

Ver figuras 2 e 3. A variação da RI é muito pouco significativa. O maior efeito é na descarga com SOCs baixos, onde a RI aumenta de cerca de 140mR para 180mR (isto já quase nos 0% de SOC). Como as perdas por efeito de Joule são proporcionais à RI, significa que perto dos 0% de Soc há mais 28% de perdas, para a mesma corrente de descarga. Como perto de 0% de SOC normalmente se anda mais devagar (medo da tartaruga) e as perdas térmicas dependem do quadrado da corrente, provavelmente até vai aquecer menos...
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 18 dez 2015, 15:15

Obrigado pela info mjr. Eu também não percebo de onde vem, mas que vem sempre, lá isso vem. Foi como referi, se não tivesse lido mais testemunhos idênticos por aqui, achava que tinha um problema.

Mjr, anda regularmente com soc abaixo de 20%?

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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 19 dez 2015, 10:51

Quase todos os dias ;)
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