Carregar bateria - 80 ou 100%?

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
RNM
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por RNM » 11 abr 2016, 13:15

mjr Escreveu:Ando imensas vezes (quase todos os dias) com tensões abaixo dos 3,7V e nunca notei isso. De manhã, quando está frio, saio normalmente com 50% de Soc e com o meu estilo de condução a bateria normalmente aquece linearmente até chegar ao destino. Se a condução for suave praticamente nem aquece, mesmo quando chego com menos de 10% de Soc.

Eu gostava era de perceber de onde vem a energia extra para aquecer a bateria nesses estados de carga extremos. A eficiência coulombica é praticamente 100% no lítio, pelo que a única maneira da bateria aquecer mais em estados de carga extremos é com o aumento da resistência interna. penso que esta não varia tanto quanto isso ao longo do Soc que possa justificar esse aumento.

Tem aqui um teste à bateria do Leaf:

http://media3.ev-tv.me/DOEleaftest.pdf

Ver figuras 2 e 3. A variação da RI é muito pouco significativa. O maior efeito é na descarga com SOCs baixos, onde a RI aumenta de cerca de 140mR para 180mR (isto já quase nos 0% de SOC). Como as perdas por efeito de Joule são proporcionais à RI, significa que perto dos 0% de Soc há mais 28% de perdas, para a mesma corrente de descarga. Como perto de 0% de SOC normalmente se anda mais devagar (medo da tartaruga) e as perdas térmicas dependem do quadrado da corrente, provavelmente até vai aquecer menos...
140 m ohm para 180 são 30% de aumento.

Segundo esse documento, o aumento de resistência começa nos ~355V, que dá ~3.7V/célula.
Eu tb noto o aumento de temperatura que o Fil reporta.
Faço AE todos os dias e o pack vai aumentando linearmente a sua temperatura. Depois chego à cidade e a temperatura estabiliza e começa a descer pq a potência requerida é menor. Se precisar de descer abaixo de 3.7V, a temperatura começa a subir novamente.

quando a primeira célula chega aos 3.7V, aparece o aviso de bateria, no meu mk2. É igual em todos?

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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por VETL » 11 abr 2016, 13:17

O primeiro aviso é quando passa de 50 para 49 GID's.
A tensão das células num carro novo é mais ou menos isso em condições normais.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 11 abr 2016, 14:37

30% de aumento, que se traduzem num aumento em 30% da diferença de temperatura. Se com 140mR subir 1 graus, com 180mR vai subir 1,3 graus... Não me parece relevante.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por RNM » 11 abr 2016, 16:30

mjr Escreveu:30% de aumento, que se traduzem num aumento em 30% da diferença de temperatura. Se com 140mR subir 1 graus, com 180mR vai subir 1,3 graus... Não me parece relevante.
Para partir do ponto de inflexão na curva de descarga (~3.7 V, quando a tensão passa a cair exponencialmente), começamos a ter mais reacções parasitas que degradam a bateria.
O aumento de resistência, e consequente aumento de temperatura, é só o "canário na mina de carvão" que nos avisa que essas reacções estão a aumentar.

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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 11 abr 2016, 16:39

Não sei se será isso ou apenas uma falta de iões disponíveis e por isso ser necessário mais tensão para a mesma corrente. Eu acredito que só a SOCs muito baixos é que as reações parasitas de SOC baixo sejam superiores ao efeito protetor que a tensão baixa tem na degradação do eletrólito.
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