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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 19 dez 2015, 11:16
por victormcpinto
mjr Escreveu:Quase todos os dias
Se as consultas de cardiologia fossem mais baratas, também andava
Com esses valores de SOC acredito que, em percursos planos, dava para arriscar mais mas, "a minha vida" (25 km/dia), é um sobe e desce.
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 19 dez 2015, 13:34
por mjr
O meu percurso é muito favorável para poder andar com SOCs baixos. Carrego no trabalho normalmente até 70-80% (quando saio ainda está a carregar), chego a casa com 40-50%, pernoita ao relento assim e depois chego ao trabalho normalmente com 15-25%, no Inverno menos devido ao aquecimento matinal que é preciso fazer ao habitáculo. Como conheço bem o trajeto não há stress. Já cheguei uma ou duas vezes com a primeira bolha de potência desaparecida (quase na tartaruga), mas a controlar.
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 20 dez 2015, 13:30
por meira78
mjr Escreveu:O meu percurso é muito favorável para poder andar com SOCs baixos. Carrego no trabalho normalmente até 70-80% (quando saio ainda está a carregar), chego a casa com 40-50%, pernoita ao relento assim e depois chego ao trabalho normalmente com 15-25%, no Inverno menos devido ao aquecimento matinal que é preciso fazer ao habitáculo. Como conheço bem o trajeto não há stress. Já cheguei uma ou duas vezes com a primeira bolha de potência desaparecida (quase na tartaruga), mas a controlar.
Piso plano né?
Mais ou menos qts kms ida e volta?
O patrão é um gajo porreiro, certo?
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 20 dez 2015, 14:48
por mjr
50-60km, depende dos desvios a que o trânsito obrigue.
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 29 dez 2015, 02:13
por Fil
Já fiz o teste. Abaixo dos 362v começa a aquecer.
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 30 dez 2015, 09:54
por mjr
Não terá a ver com a inércia térmica do pack? Só passados 10-20m é que o calor gerado no interior das células chega aos sensores, como se vê que numa carga rapida a temperatura máxima é atingida 10-20m após terminar a carga. No meu já vi coisas estranhas, por exemplo iniciar uma viagem para Aveiro com 100% de Soc, nos primeiros 20-30km a temperatura dos sensores desce e depois começa a subir. Isto sempre em CC de 90km/h. A minha interpretação disto não é que ele aquece menos com SOC de 100% mas que inicialmente a ar frio exterior arrefece a parte exterior da bateria e só quando o calor gerado no interior das células chega ao exterior do pack é que a temperatura começa a subir.
Para mim um teste mais científico seria após um período de pelo menos 12h numa garagem com temperatura estável dar uma volta "quente" e depois voltar à garagem e registar a temperatura máxima atingida. Fazer o mesmo para várias tensões iniciais, tendo o cuidado de fazer uma volta quente igual. E comparar. Tem de ser uma volta quente e rápida, com muito consumo de energia para minimizar o efeito de uma temperatura exterior diferente.
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 30 dez 2015, 15:44
por Orlando
Todos os pack que vi sempre subiram temperatura abaixo de 30%.
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 30 dez 2015, 17:15
por Fil
Desta última vez, o teste foi o seguinte, andei cerca de 20 klms, nunca passei dos 60 klms/h. Quando arranquei tinha cerca de 5 kWh na bateria e esteve na rua 1 hora (o pack estava a 19 graus e a temperatura a descer ligeiramente ). Depois dos 20 klms tinha 2.2 kWh e a bateria a 21 graus. Não fiz qualquer aceleração rápida e fui sempre em eco. Acontece sempre isto, independentemente da velocidade que vá ou da temperatura exterior, quanto mais depressa pior, como é óbvio;)
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 30 dez 2015, 18:49
por mjr
Subir 2 graus não me parece nada de especial. O meu costuma subir mais, mas claro que eu geralmente não faço 20 km com 2,8kW.h
O que eu no meu sinto é que a subida de temperatura não depende do SOC inicial, ou depende abaixo do limiar do óbvio. Se iniciar com 50% e terminar com 25% de SOC, a subida de temperatura vai ser a mesma que se começar a 30% e terminar a 5% a minha viagem matinal de 25km. O que faz muita diferença para mim é o estilo de condução. Quando tenho pressa facilmente sobe 5C, quando vou com calma praticamente nem sobe. Claro que geralmente conduzo com mais cuidado quando o SOC é baixo, pelo que isso pode mascarar os resultados.
Eu diria que muito mais importante que o SOC a que o carro está é o estilo de condução, para o aquecimento da bateria. Mas de facto é de esperar algum aumento extra para as mesmas condições de utilização quando o SOC é baixo (como se pode ver pelo gráfico da impedância vs SOC que coloquei anteriormente), o que acho é que medir isso cientificamente não é fácil, porque o efeito é reduzido.
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Enviado: 30 dez 2015, 19:12
por Fil
Eu fui devagar de propósito, para subir o mínimo possível pela velocidade, e para confirmar a partir de que voltagem sobe sempre. Já fiz esses 20 klms com 2.5 kWh, sempre a direito