Ligação de dados

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
Responder
Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Ligação de dados

Mensagem por batalha » 08 jan 2011, 11:56

Aqui partilho algumas das duvidas relacionadas com dados enviados e recebidos pelo Leaf!

-O Leaf já vem com um cartão de dados? Permite voz?
-De que operadora?
-Preços?
-Trafego necessário?
-Que dados envia para a nissan? posicionamento? a nossa privacidade está em causa?
-Tenho que comprar um iPhone, ou o meu Nokia N97 "entende-se" com o Leaf?

Talvez consiga encontrar aqui resposta para estas minhas duvidas.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Ligação de dados

Mensagem por ruimegas » 08 jan 2011, 13:11

batalha Escreveu:Aqui partilho algumas das duvidas relacionadas com dados enviados e recebidos pelo Leaf!

-O Leaf já vem com um cartão de dados? Permite voz?
-De que operadora?
-Preços?
-Trafego necessário?
-Que dados envia para a nissan? posicionamento? a nossa privacidade está em causa?
-Tenho que comprar um iPhone, ou o meu Nokia N97 "entende-se" com o Leaf?

Talvez consiga encontrar aqui resposta para estas minhas duvidas.
Olá batalha,

Todas as questões colocadas são muito pertinentes e vamos fazê-las chegar a quem de direito para serem respondidas adequadamente.

Do que se sabe podemos responder parcialmente da seguinte forma:

-O Leaf já vem com um cartão de dados? Permite voz?

1. Sim. O Leaf integra um cartão SIM (ainda não identifiquei onde se situa e se dá acesso a remoção simples ou se necessita de serviços técnicos especializados para aceder ao mesmo).
2. O Leaf possui efectivamente reconhecimento de voz mas segundo tenho visto ser comentado esse sistema é relativamente básico. Pode ser que com upgrades ao Windows car (sistema operativo do Leaf) possa ser melhorado.

-De que operadora?
Resposta desconhecida por enquanto. A questão será colocada oportunamente a responsáveis da Nissan em Portugal.

-Preços?

Resposta desconhecida por enquanto. A questão será colocada oportunamente a responsáveis da Nissan em Portugal. No entanto nos EUA o serviço é gratuito nos primeiros 3 anos de utilização.

-Trafego necessário?

Resposta desconhecida por enquanto. A questão será colocada oportunamente a responsáveis da Nissan em Portugal.

-Que dados envia para a nissan? posicionamento? a nossa privacidade está em causa?

1. Sim o posicionamento é registado no sistem CARWINGS da Nissan mas só após a aceitação efectiva por parte do utilizador que poderá recusar a sua utilização e não o usufruir (dessa forma os dados da performance da condução não serão comunicados e não participará na competição de melhor eco condutor).
2. Se o utilizador do Leaf recusar aceitar o sistema não é monitorizado mas também não terá acesso a geo-localização caso o carro seja furtado ou tenha um acidente.

-Tenho que comprar um iPhone, ou o meu Nokia N97 "entende-se" com o Leaf?

1. Não pois o acompanhamento do sistema pode ser feito via vulgar página da web em qualquer computador ou telemóvel que tenha acesso à internet.
2. O Iphone tem a vantagem de ter uma aplicação específica que ajusta melhor os dados visualizados ao mesmo. Espero que muito proximamente apareça uma versão para Android e outros sistemas operativos de telemóveis e smartphones. Iremos colocar essa questão à Nissa em Portugal também.

A resposta acima é Oficiosa e não compromete a Nissan em nenhuma maneira.

Obrigado pela participação
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Ligação de dados

Mensagem por batalha » 08 jan 2011, 15:02

ruimegas, olá e obrigado pela resposta pronta, estás muito melhor informado que o sr. (simpático, diga-se) que me fez o test-drive.

Quando perguntei se permitia voz, estava a referir-me à possibilidade de usar este SIM para fazer/receber chamadas e não propriamente ao sistema de reconhecimento de voz do Leaf, claro que "nós" os pioneiros vamos ser cobaias de vários sistemas, só espero que as varias entidades envolvidas (Nissan, Microsoft, Nec, etc, etc...) não nos deixem pendurados! Quero acreditar que não!

Acho difícil, que em Portugal, as operadoras dêem uma borla de 3 anos, quando muito 3 meses!

Em relação ao posicionamento, percebo as enormes vantagens do sistema, mas faz-me sempre confusão, alguem que não sei quem, saiba onde estou para onde vou, a que horas, a que velocidade, etc... qualquer dia começamos a receber multas de velocidade tiradas virtualmente, ou ter de responder -o que é que estavas a fazer na rua Y à hora X? :shock:
Penso que uma outra alternativa de partilhar os dados, excepto o posicionamento, seria mais adequado.

Abraço

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Ligação de dados

Mensagem por ruimegas » 08 jan 2011, 15:34

batalha Escreveu:ruimegas, olá e obrigado pela resposta pronta, estás muito melhor informado que o sr. (simpático, diga-se) que me fez o test-drive.

Quando perguntei se permitia voz, estava a referir-me à possibilidade de usar este SIM para fazer/receber chamadas e não propriamente ao sistema de reconhecimento de voz do Leaf, claro que "nós" os pioneiros vamos ser cobaias de vários sistemas, só espero que as varias entidades envolvidas (Nissan, Microsoft, Nec, etc, etc...) não nos deixem pendurados! Quero acreditar que não!

Acho difícil, que em Portugal, as operadoras dêem uma borla de 3 anos, quando muito 3 meses!

Em relação ao posicionamento, percebo as enormes vantagens do sistema, mas faz-me sempre confusão, alguem que não sei quem, saiba onde estou para onde vou, a que horas, a que velocidade, etc... qualquer dia começamos a receber multas de velocidade tiradas virtualmente, ou ter de responder -o que é que estavas a fazer na rua Y à hora X? :shock:
Penso que uma outra alternativa de partilhar os dados, excepto o posicionamento, seria mais adequado.

Abraço
Segundo me apercebi até agora o cartão SIM é propriedade da Nissan (carece de confirmação) e não será possível utilizá-lo para efectuar chamadas telefónicas pois esse SIM só se irá ligar à central da Nissan que gere o seu sistema CARWINGS.

Para ligações telefónicas ter-se-á de usar o sistema de mãos livres Bluetooth incorporado de origem no carro. Penso que o sistema de controlo por voz permite entre outras acções por voz ler SMS's recebidos (mais uma vez carece de informação oficial porque estes meus comentários baseiam-se em dados obtidos principalmente pelo forum gémeo deste dos EUA MyNissanLeaf).

Como informação complementar informo-te que já submeti as tuas questões à Nissan Portugal estando à espera da resposta depois do fim de semana.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Ligação de dados

Mensagem por mjr » 08 jan 2011, 21:11

Como complemento à excelente resposta do ruimegas, a comercial com quem falei na Nissan disse-me que o sistema Carwings será gratuito nos primeiros 5 anos. Mas vou confirmar isso na próxima semana, quando for assinar o contrato de compra.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Ligação de dados

Mensagem por ruimegas » 09 jan 2011, 01:24

Uau...afinal também pode haver boas notícias neste forum... :D
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Ligação de dados

Mensagem por batalha » 09 jan 2011, 02:49

não quero ser "desmancha prazeres" mas, que o carwings seja gratuito, acredito até que será para sempre. Imaginem a mais valia para a marca ter uma base de dados deste calibre, agora o acesso a esse serviço é uma questão completamente diferente. Este forum tambem é gratuito, mas para colocar esta resposta do meu telele, tenho que pagar os dados que enviei...
Pode ser que alguma das operadoras esteja envolvida neste projecto da mobilidade eléctrica e em parceria com a mobiE nos dê uma borla :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Ligação de dados

Mensagem por mjr » 09 jan 2011, 08:55

Parece que a operadora responsável pelo Carwings na Europa será a Telenor:
http://www.engadget.com/2010/12/20/euro ... u-turn-up/


Alguém sabe se a Telenor está associada a alguma das nossas 3 operadoras?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Ligação de dados

Mensagem por ruimegas » 09 jan 2011, 13:44

mjr Escreveu:Parece que a operadora responsável pelo Carwings na Europa será a Telenor:
http://www.engadget.com/2010/12/20/euro ... u-turn-up/


Alguém sabe se a Telenor está associada a alguma das nossas 3 operadoras?
Não me tinha apercebido dessa novidade mjr, faço minha a tua questão e era bom clarificá-la, se calhar era melhor transitar este tópico para "Pergunte à Nissan"?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Ligação de dados

Mensagem por ruimegas » 10 jan 2011, 11:01

E não é que já começo a receber e-mails da Nissan a prestar esclarecimentos nomeadamente relativamente ao assunto aqui debatido da Telenor em:
http://www.newsroom.nissan-europe.com/p ... iaid=74353

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Pergunte à Nissan”