Vuímetro de barras como luzes de intensidade de travagem
Enviado: 30 set 2011, 00:52
Isto foi logo das primeiras coisas que me vieram à cabeça quando vi os farolins de travagem do LEAF, pois estes já são quase como duas réguas verticais de LED's que podia muito bem mostrar para o condutor que vem atrás a intensidade de travagem.
Para manter o mínimo de visibilidade podia acender sempre a terceira luz de stop (central) com a força toda assim que se carregava no travão, mas as laterais podiam encher de baixo para cima conforme a intensidade de travagem, e com toda a electrónica que já existe no LEAF certamente seria um "extra" fácil de terem incluído de origem...
Penso que este sistema era muito útil cá devido à grande parte dos condutores terem a mania de se colarem ao carro da frente.
Ainda em outra situação, por exemplo há certos condutores que passam a vida a levar o pé ao travão, mesmo que seja só para lhe tocar, e quem vem atrás está sempre a ver os stops a acender, se por acaso existir uma travagem brusca não existe qualquer diferença na sinalização destas luzes de travagem, e pode induzir em erro...
PS: Já tinha postado esta sugestão há tempos num forum estrangeiro do Nissan LEAF, mas disseram que já existiam alguns topos de gama com este sistema e que por outro lado podia ser perigoso por causar distracção...
Eu acho que depois de ser um sistema conhecido por todos os condutores, podia melhorar a segurança na estrada transmitindo uma melhor informação do que o condutor vai encontrar à frente.
Para manter o mínimo de visibilidade podia acender sempre a terceira luz de stop (central) com a força toda assim que se carregava no travão, mas as laterais podiam encher de baixo para cima conforme a intensidade de travagem, e com toda a electrónica que já existe no LEAF certamente seria um "extra" fácil de terem incluído de origem...
Penso que este sistema era muito útil cá devido à grande parte dos condutores terem a mania de se colarem ao carro da frente.
Ainda em outra situação, por exemplo há certos condutores que passam a vida a levar o pé ao travão, mesmo que seja só para lhe tocar, e quem vem atrás está sempre a ver os stops a acender, se por acaso existir uma travagem brusca não existe qualquer diferença na sinalização destas luzes de travagem, e pode induzir em erro...
PS: Já tinha postado esta sugestão há tempos num forum estrangeiro do Nissan LEAF, mas disseram que já existiam alguns topos de gama com este sistema e que por outro lado podia ser perigoso por causar distracção...
Eu acho que depois de ser um sistema conhecido por todos os condutores, podia melhorar a segurança na estrada transmitindo uma melhor informação do que o condutor vai encontrar à frente.