Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por mjr » 08 set 2016, 22:38

A nível de degradação quanto menos melhor. Com 1 e 2 barras começa a limitar a potência, mas claro que em Portugal isso é impossível (estamos a falar do pack com temperaturas abaixo de -10C). Eu diria que a melhor relação degradação/utilidade é com as 5 barras. Com 4 barras (pack por volta dos 10C) e com SOCs médios já dá para sentir alguma perda de regeneração. Isto é com a experiência do Leaf de 24kW.h, o de 30kW.h certamente está muito melhor nesse aspeto.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por mjr » 08 set 2016, 22:45

FullElectric Escreveu:
mjr Escreveu:A Noruega no Verão pode ter temperaturas amenas (>20C), este ano por exemplo a temperatura máxima em Oslo foi de 29C. Se ele começou com 6 barras de temperatura na bateria, não podia estar propriamente frio nesse dia. Aos 8m10s mostra a temperatura exterior: 21C. Não é calor, mas também não é frio.

De noite deve ter baixado para perto de 10C, pelo que a bateria pôde baixar muito a temperatura.
Essa temperatura 21C penso ser a que ele tem configurada no AC
A temperatura exterior está entre os 11C e os 16C (minuto 30:36)
Tens razão (e o rdias também)! :oops:

Está frio de facto. Gostava de ver um screen do Leaf Spy com a temperatura do pack e o perfil da carga rápida para ver o gráfico da subida de temperatura. 11 barras deve andar pelos 50C, e nesse caso significa que a temperatura de carga sem limites será mais baixa, por volta dos 20C.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por BrunoAlves » 08 set 2016, 23:55

É muito estranho. Eu fiz 5 CR seguidas durante a noite e manhã e não passei a 10a barra. Na 2a CR não passei da 7a. Com mais quente do que no vídeo.
Há mais corrente mais tempo mas a Ri é inferior (ainda que a corrente tenha muito mais preponderância)

O VETL também foi ao Algarve num 30kWh, tenho muita curiosidade em saber da opinião dele.

Se de facto é assim vão fazer-se viagens mais curtas no de 30kWh do que nos de 24 :mrgreen:
Será que a Nissan fez cocó até aos joelhos mesmo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por mjr » 09 set 2016, 00:11

O de 24kW.h só está os tais 15m no máximo a 125A, contra 30m do de 30kW.h. Como a Ri não é metade, longe disso, significa que vai dissipar muito mais energia e consequentemente aquecer mais. O reverso da medalha é que o de 30kW.h mete muito mais energia nessa meia hora que o de 24kW.h e portanto pode fazer muito mais km por meia hora de CR. Ou seja, no de 30kW.h precisas de fazer menos CR numa viagem que no de 24kW.h. Com duas CR podes ir perto de 500km, assumindo que inicias a viagem com a bateria a 100%. Como o carro arrefece a bateria ao andar (a não ser que vá muito depressa!), poderá fazer uma terceira carga rápida com potência limitada a partir de certo momento e continuar. Mas o limite, pelo que tenho visto, é a uma potência ainda simpática. No caso do VETL, com 40C de temperatura ambiente ele limitou a 25kW ao fim de alguns minutos, tendo estabilizado a temperatura do pack nesse altura. 25kW ainda é simpático e com temperaturas mais baixas esse limite de potência irá ocorrer a potências cada vez mais altas. Eu não vejo nenhuma desvantagem na prática face ao de 24kW.h, bem pelo contrário.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2016, 00:18

Bem pensado. Ele fez 1000 ou lá quanto foi só com 5 CR

Eventualmente até a temperatura média tenderá a ser a mesma (?)
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por FullElectric » 10 set 2016, 14:42

A facilidade com o carro chegou às 11 barras de temperatura (ultrapassando até o red que a Nissan lá tem marcado no display) perece-me preocupante. Como o mjr disse acima, também penso que as 11 barras corresponderão a cerca de 50C na bateria.
50C na bateria uma vez não é problema mas numa utilização intensiva ui ui... e 8 anos de garantia é muito tempo. Ou a Nissan está perfeitamente segura da química destas baterias ou prevejo a curto prazo uma chamada dos carros para atualização de sw e reduzir a velocidade de carregamento à semelhança do que aconteceu com a regeneração nos mk1

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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por mjr » 10 set 2016, 15:03

Concordo, ou a química é de facto excecional ou então a velocidade de carregamento deveria ser reduzida muito mais cedo. Eu aponto para algo entre 40 a 45C.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por mikeger » 10 set 2016, 15:28

FullElectric Escreveu:A facilidade com o carro chegou às 11 barras de temperatura (ultrapassando até o red que a Nissan lá tem marcado no display) perece-me preocupante. Como o mjr disse acima, também penso que as 11 barras corresponderão a cerca de 50C na bateria.
50C na bateria uma vez não é problema mas numa utilização intensiva ui ui... e 8 anos de garantia é muito tempo. Ou a Nissan está perfeitamente segura da química destas baterias ou prevejo a curto prazo uma chamada dos carros para atualização de sw e reduzir a velocidade de carregamento à semelhança do que aconteceu com a regeneração nos mk1
em que tópico é que está refletido esta atualização de sw que diminui a capacidade de regeneração no mk1? Gostava de saber mais sobre isto...

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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por mjr » 10 set 2016, 15:37

Procura por P3227. Foi a atualização para melhorar a estimação da capacidade da bateria, mas com o efeito indesejado de limitar a regeneração especialmente a temperaturas moderadamente baixas.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Mensagem por mikeger » 10 set 2016, 16:32

mjr Escreveu:Procura por P3227. Foi a atualização para melhorar a estimação da capacidade da bateria, mas com o efeito indesejado de limitar a regeneração especialmente a temperaturas moderadamente baixas.
a questão que não percebo é o que a menor regeneração tem a ver com a menor degradação da bateria... menos ciclos de carga..?

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