Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

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Nonnus
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 09 nov 2020, 17:42

rimsilva Escreveu:
09 nov 2020, 16:01
Deveriam ter chamado a associação zero para a discussão, para dar mais alguma "emoção".
Achas que é isso que faz falta (pergunta genuína sem nenhuma ironia)? Não sei se é isso que precisamos neste momento.

Para ser sincero não conheço muito do "trabalho" destas pessoas e em respeito a este assunto (ME) apenas me apercebi na chamada de atenção para os plug-in deixarem de ser comparticipados. Posso estar a cometer uma injustiça, mas que valor é que achas que iam trazer ao debate?

A ideia que tenho é que este tipo de associação perante a maioria das pessoas ainda são vistos como radicais, e num debate deste género talvez seja mais negativo que positivo.
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rimsilva
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rimsilva » 10 nov 2020, 11:16

Nonnus Escreveu:
09 nov 2020, 17:42
rimsilva Escreveu:
09 nov 2020, 16:01
Deveriam ter chamado a associação zero para a discussão, para dar mais alguma "emoção".
Achas que é isso que faz falta (pergunta genuína sem nenhuma ironia)? Não sei se é isso que precisamos neste momento.

Para ser sincero não conheço muito do "trabalho" destas pessoas e em respeito a este assunto (ME) apenas me apercebi na chamada de atenção para os plug-in deixarem de ser comparticipados. Posso estar a cometer uma injustiça, mas que valor é que achas que iam trazer ao debate?

A ideia que tenho é que este tipo de associação perante a maioria das pessoas ainda são vistos como radicais, e num debate deste género talvez seja mais negativo que positivo.
Acho que este tema dos plugin ( na vertente dos beneficios fiscais) é um assunto muito pertinente nesta altura, uma vez que é notório o boom das vendas de PHEV e a desaceleração do crescimento das vendas dos BEV, quando deveria ser precisamente o inverso.

Nos ultimos tempos a associação Zero tem abordado outros temas interessantes neste campo da mobilidade, como é o caso dos filtros de particulas, por isso considero que podem trazer algum valor acrescentado, desde que seja com uma prepectiva construtiva e sem fundamentalismos, como é claro.

Ontem lendo algumas noticias acabei por perceber que este tema dos plugin até foi assunto de conversa por iniciativa do vereador da CM de Lisboa.

Acho importante que se vá falando cada vez mais do tema, porque se assim for, é sinal de que algo terá de mudar na legislação.

LFN
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por LFN » 10 nov 2020, 11:46

A posição da associação zero é caraterística deste tipo de entidades, manda uma atoarda para o ar e propõe a política de terra queimada, sem identificar devidamente o problema nem reconhecer as mais valias da tecnologia. A questão merece ser debatida em duas vertentes:

1 - Ciclo WLTP e sistema de impostos inerente. De facto, a maioria das marcas está a aproveitar a desadequação do ciclo WLTP aos plug-in para conseguir reduções de impostos inapropriadas. Em concreto, muitas marcas, como as alemãs, limitam-se a pegar num motor a gasolina normalíssimo e bem gastador, e associam-lhe uma bateria de alguma capacidade. Naturalmene, dada a forma como o ciclo funciona, simulando uma viagem curta com partida com a bateria cheia, o resultado é um consumo miraculosamente baixo. Depois, na vida real, o que acontece é que acabando a bateria, temos consumos de 7 ou 8 litros aos 100. Claro que há exceções, não se pode tratar tudo por igual, basta ver a verdadeira tecnologia híbrida da Toyota ou da Hyundai. Soluções? Em primeiro lugar, a certificação de consumos deveria ser desdobrada em duas componentes, sendo uma a autonomia elétrica, e outra o consumo após esgotada a bateria. Assim cada um poderia avaliar corretamente os consumos que iria fazer nos seus circuitos normais, e os carros poderiam ser taxados pela sua eficiência efetiva.

2 - Benefícios fiscais. Aqui também não generalizava de forma inapropriada como a zero. Os PHV têm um papel relevante na trasição energética, não teremos uma rede de carregamento tão cedo que permita grandes deslocações com viaturas elétricas, e os PHV bem usados representam uma boa redução de consumos e uma melhoria da qualidade do ar das cidades. O problema é que no universo das empresas a atribuição deste tipo de carros a utilizadores que se estão nas tintas leva a que muitas vezes nem carregados sejam. Já um utilizador particluar (e eu fui um até há pouco tempo) adquire um carro destes por gosto, esforçando-se para isso, e tira o devido partido da componente elétrica. Portanto, a este nível, o que eu entendo é que os benefícios fiscais em PHV´s para empresas fazem pouco sentido, mas fazem-no para particulares.

Portanto, e em resumo, os plug-in são muito importantes na transição energética, não podem ser tratados todos por igual do ponto de vista fiscal (há verdadeiros híbridos e híbridos axanatados), os consumos têm de ser transparantes para o utilizador e não a pessegada de um consumo médio em ciclo homologado WLTP, e finalmente os benfícios fiscais para empresas, que não tiram partido da tecnologia, são excessivos, enquanto provavelmente se justificariam mais para particulares.

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 10 nov 2020, 13:04

LFN Escreveu:
10 nov 2020, 11:46
2 - Benefícios fiscais. Aqui também não generalizava de forma inapropriada como a zero. Os PHV têm um papel relevante na trasição energética, não teremos uma rede de carregamento tão cedo que permita grandes deslocações com viaturas elétricas, e os PHV bem usados representam uma boa redução de consumos e uma melhoria da qualidade do ar das cidades. O problema é que no universo das empresas a atribuição deste tipo de carros a utilizadores que se estão nas tintas leva a que muitas vezes nem carregados sejam. Já um utilizador particluar (e eu fui um até há pouco tempo) adquire um carro destes por gosto, esforçando-se para isso, e tira o devido partido da componente elétrica. Portanto, a este nível, o que eu entendo é que os benefícios fiscais em PHV´s para empresas fazem pouco sentido, mas fazem-no para particulares.

Portanto, e em resumo, os plug-in são muito importantes na transição energética, não podem ser tratados todos por igual do ponto de vista fiscal (há verdadeiros híbridos e híbridos axanatados), os consumos têm de ser transparantes para o utilizador e não a pessegada de um consumo médio em ciclo homologado WLTP, e finalmente os benfícios fiscais para empresas, que não tiram partido da tecnologia, são excessivos, enquanto provavelmente se justificariam mais para particulares.
Podemos debater esse assunto aqui: viewtopic.php?f=22&t=8063&hilit=hibridos

O teu pensamento vai de encontro aquilo que já abordamos nesse tópico.
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 13 nov 2020, 23:45

Vendas de Veículos Elétricos até outubro ultrapassam o total do ano passado

A dois meses do final do ano de 2020, foi ultrapassado o total de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) vendidos em 2019.

https://www.uve.pt/page/vendas-ve-10-2020/

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 22 nov 2020, 18:23

Novo Protocolo: Sinalcabo

A SINALCABO é uma empresa de prestação de serviços técnicos e de engenharia e é um dos OPC – Operadores de Pontos de Carregamento em Portugal.

https://www.uve.pt/page/novo-protocolo-sinalcabo/

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 25 nov 2020, 23:58

Entrevista ao Presidente da UVE sobre os veículos híbridos plug-in realizada pelo M24

"O uso incorreto de um híbrido plug-in não é um desastre ambiental”

https://www.motor24.pt/destaque/o-uso-i ... 2d78VwBKbA

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 26 nov 2020, 10:51

No extremo será o mesmo que alguém comprar um burro e uma carroça, colocar o burro em cima da carroça e começar a puxar a carroça com o burro sentado na mesma. Será eficiente?
:lol: :lol: :lol: :lol:
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