Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 09 nov 2020, 17:42

rimsilva Escreveu:
09 nov 2020, 16:01
Deveriam ter chamado a associação zero para a discussão, para dar mais alguma "emoção".
Achas que é isso que faz falta (pergunta genuína sem nenhuma ironia)? Não sei se é isso que precisamos neste momento.

Para ser sincero não conheço muito do "trabalho" destas pessoas e em respeito a este assunto (ME) apenas me apercebi na chamada de atenção para os plug-in deixarem de ser comparticipados. Posso estar a cometer uma injustiça, mas que valor é que achas que iam trazer ao debate?

A ideia que tenho é que este tipo de associação perante a maioria das pessoas ainda são vistos como radicais, e num debate deste género talvez seja mais negativo que positivo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rimsilva » 10 nov 2020, 11:16

Nonnus Escreveu:
09 nov 2020, 17:42
rimsilva Escreveu:
09 nov 2020, 16:01
Deveriam ter chamado a associação zero para a discussão, para dar mais alguma "emoção".
Achas que é isso que faz falta (pergunta genuína sem nenhuma ironia)? Não sei se é isso que precisamos neste momento.

Para ser sincero não conheço muito do "trabalho" destas pessoas e em respeito a este assunto (ME) apenas me apercebi na chamada de atenção para os plug-in deixarem de ser comparticipados. Posso estar a cometer uma injustiça, mas que valor é que achas que iam trazer ao debate?

A ideia que tenho é que este tipo de associação perante a maioria das pessoas ainda são vistos como radicais, e num debate deste género talvez seja mais negativo que positivo.
Acho que este tema dos plugin ( na vertente dos beneficios fiscais) é um assunto muito pertinente nesta altura, uma vez que é notório o boom das vendas de PHEV e a desaceleração do crescimento das vendas dos BEV, quando deveria ser precisamente o inverso.

Nos ultimos tempos a associação Zero tem abordado outros temas interessantes neste campo da mobilidade, como é o caso dos filtros de particulas, por isso considero que podem trazer algum valor acrescentado, desde que seja com uma prepectiva construtiva e sem fundamentalismos, como é claro.

Ontem lendo algumas noticias acabei por perceber que este tema dos plugin até foi assunto de conversa por iniciativa do vereador da CM de Lisboa.

Acho importante que se vá falando cada vez mais do tema, porque se assim for, é sinal de que algo terá de mudar na legislação.

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por LFN » 10 nov 2020, 11:46

A posição da associação zero é caraterística deste tipo de entidades, manda uma atoarda para o ar e propõe a política de terra queimada, sem identificar devidamente o problema nem reconhecer as mais valias da tecnologia. A questão merece ser debatida em duas vertentes:

1 - Ciclo WLTP e sistema de impostos inerente. De facto, a maioria das marcas está a aproveitar a desadequação do ciclo WLTP aos plug-in para conseguir reduções de impostos inapropriadas. Em concreto, muitas marcas, como as alemãs, limitam-se a pegar num motor a gasolina normalíssimo e bem gastador, e associam-lhe uma bateria de alguma capacidade. Naturalmene, dada a forma como o ciclo funciona, simulando uma viagem curta com partida com a bateria cheia, o resultado é um consumo miraculosamente baixo. Depois, na vida real, o que acontece é que acabando a bateria, temos consumos de 7 ou 8 litros aos 100. Claro que há exceções, não se pode tratar tudo por igual, basta ver a verdadeira tecnologia híbrida da Toyota ou da Hyundai. Soluções? Em primeiro lugar, a certificação de consumos deveria ser desdobrada em duas componentes, sendo uma a autonomia elétrica, e outra o consumo após esgotada a bateria. Assim cada um poderia avaliar corretamente os consumos que iria fazer nos seus circuitos normais, e os carros poderiam ser taxados pela sua eficiência efetiva.

2 - Benefícios fiscais. Aqui também não generalizava de forma inapropriada como a zero. Os PHV têm um papel relevante na trasição energética, não teremos uma rede de carregamento tão cedo que permita grandes deslocações com viaturas elétricas, e os PHV bem usados representam uma boa redução de consumos e uma melhoria da qualidade do ar das cidades. O problema é que no universo das empresas a atribuição deste tipo de carros a utilizadores que se estão nas tintas leva a que muitas vezes nem carregados sejam. Já um utilizador particluar (e eu fui um até há pouco tempo) adquire um carro destes por gosto, esforçando-se para isso, e tira o devido partido da componente elétrica. Portanto, a este nível, o que eu entendo é que os benefícios fiscais em PHV´s para empresas fazem pouco sentido, mas fazem-no para particulares.

Portanto, e em resumo, os plug-in são muito importantes na transição energética, não podem ser tratados todos por igual do ponto de vista fiscal (há verdadeiros híbridos e híbridos axanatados), os consumos têm de ser transparantes para o utilizador e não a pessegada de um consumo médio em ciclo homologado WLTP, e finalmente os benfícios fiscais para empresas, que não tiram partido da tecnologia, são excessivos, enquanto provavelmente se justificariam mais para particulares.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 10 nov 2020, 13:04

LFN Escreveu:
10 nov 2020, 11:46
2 - Benefícios fiscais. Aqui também não generalizava de forma inapropriada como a zero. Os PHV têm um papel relevante na trasição energética, não teremos uma rede de carregamento tão cedo que permita grandes deslocações com viaturas elétricas, e os PHV bem usados representam uma boa redução de consumos e uma melhoria da qualidade do ar das cidades. O problema é que no universo das empresas a atribuição deste tipo de carros a utilizadores que se estão nas tintas leva a que muitas vezes nem carregados sejam. Já um utilizador particluar (e eu fui um até há pouco tempo) adquire um carro destes por gosto, esforçando-se para isso, e tira o devido partido da componente elétrica. Portanto, a este nível, o que eu entendo é que os benefícios fiscais em PHV´s para empresas fazem pouco sentido, mas fazem-no para particulares.

Portanto, e em resumo, os plug-in são muito importantes na transição energética, não podem ser tratados todos por igual do ponto de vista fiscal (há verdadeiros híbridos e híbridos axanatados), os consumos têm de ser transparantes para o utilizador e não a pessegada de um consumo médio em ciclo homologado WLTP, e finalmente os benfícios fiscais para empresas, que não tiram partido da tecnologia, são excessivos, enquanto provavelmente se justificariam mais para particulares.
Podemos debater esse assunto aqui: viewtopic.php?f=22&t=8063&hilit=hibridos

O teu pensamento vai de encontro aquilo que já abordamos nesse tópico.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 13 nov 2020, 23:45

Vendas de Veículos Elétricos até outubro ultrapassam o total do ano passado

A dois meses do final do ano de 2020, foi ultrapassado o total de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) vendidos em 2019.

https://www.uve.pt/page/vendas-ve-10-2020/

Imagem

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 22 nov 2020, 18:23

Novo Protocolo: Sinalcabo

A SINALCABO é uma empresa de prestação de serviços técnicos e de engenharia e é um dos OPC – Operadores de Pontos de Carregamento em Portugal.

https://www.uve.pt/page/novo-protocolo-sinalcabo/

Imagem

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 25 nov 2020, 23:58

Entrevista ao Presidente da UVE sobre os veículos híbridos plug-in realizada pelo M24

"O uso incorreto de um híbrido plug-in não é um desastre ambiental”

https://www.motor24.pt/destaque/o-uso-i ... 2d78VwBKbA

Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 26 nov 2020, 10:51

No extremo será o mesmo que alguém comprar um burro e uma carroça, colocar o burro em cima da carroça e começar a puxar a carroça com o burro sentado na mesma. Será eficiente?
:lol: :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 06 dez 2020, 00:58

O ataque aos veículos híbridos plug-in continua a justificar o devido esclarecimento. Em declarações ao Motor 24, Henrique Sánchez, presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), continua a defender que estes modelos podem ser uma “porta de entrada” para a mobilidade elétrica.

https://www.motor24.pt/noticias/hibrido ... a/1500181/

Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoAlves » 06 dez 2020, 13:35

A posição da UVE é, como é habitual, ver o copo meio cheio.
No entanto acho que têm abordado mal esta discussão dos PHEV e a fábula, a ilustração do burro e da carroça, é muito mal conseguida.

O estudo citado parece ser meio manhoso, a Nikki do canal Transport Evolved fez um vídeo sobre isso. Mas apesar de a mensagem poder ser enviesada, o conteúdo não se pode ignorar.
Há vários estudos, feitos em vários países, que concluem que as emissões dos PHEV são muito maiores do que no papel.
Por exemplo este do ICCT que tem amostras europeias na Alemanha e Holanda, onde a larga maioria dos PHEV são carros de empresa. Como cá.
https://www.isi.fraunhofer.de/content/d ... _paper.pdf
É aqui que a fábula da carroça e do burro falha na minha opinião. O humano não tem nenhuma razão para pôr o burro na carroça e puxar ele, mas os condutores e proprietários de PHEV têm grandes incentivos para os comprar mesmo que nunca os liguem à ficha. E os números mostram que o fazem, muito mesmo. Ao contrário de humanos a pôr burros em cima de carroças.

Aliás, a resposta do Henrique Sanchez acaba por responder ao problema, quando se refere aos "utilizadores de PHEV e as suas famílias". E remetendo a utilização dos PHEV para os utilizadores particulares ou pequenas empresas que pretendem usar o carro da forma mais económica possível, aí sem dúvida que fazem sentido. Aliás, as discussões que se acompanham nas redes sociais estão cheias de fotos de quadrantes com médias fantásticas, naturalmente de utilizadores conscientes.

Onde isto falha é nos números grandes que TODOS os estudos mostram. A maioria dos PHEV vendidos são carros de alta gama, desenhados à medida dos grandes quadros de grandes empresas. Carros que são mais baratos para a empresa ao fim dos 4 anos habituais da amortização do que um diesel equivalente, mesmo que nunca os liguem à ficha. E a maioria destes carros de facto não são ligados à ficha. Porquê? Pois, culpa dos utilizadores, mas sobretudo culpa de um sistema fiscal que incentiva este tipo de utilização. Muitos burros em cima de carroças!
E eu conheço casos destes. Como conheço quem os use bem, conheço quem não os ligue à ficha porque se estão a borrifar, os mais de 25k€ em benefícios em 4 anos já lá moram, a carrinha até tem um brutal motor a gasolina (que nem sequer pagam!), para quê preocupar-se em lugar à ficha?!

Pior, o facto de não existirem incentivos para particulares, que são quem melhor trataria de usar correctamente os PHEV.

Idealmente existia uma forma de dar os incentivos de forma retroactiva com base na utilização real. Não existindo e sobretudo continuando a excluir os particulares dos incentivos, sou totalmente a favor das medidas anunciadas. Entendo que são medidas avulsas e sem grande preparação, mas era uma tomada de posição que só peca por tardia.

Entenda-se que acho que ninguém está contra os PHEV, estou é contra os benefícios fiscais dados de forma completamente errada. E por muito que possamos achar que o burro em cima da carroça é idiota, os números mostram que é exactamente ao contrário...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”